O que é um acesso vascular?

Perguntado por: Leandro Torres  |  Última atualização: 14. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (55 avaliações)

Acessos vasculares periféricos, também conhecidos como punções venosas periféricas, são procedimentos largamente utilizados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI's). No Brasil, assim como nos Estados Unidos, cerca de 90% das pessoas hospitalizadas carecem do uso de vasos periféricos.

Quais são os acessos vasculares?

Os acessos vasculares podem ser de curta permanência, tipo Jelco, Scalp, Butterfly entre outros, os quais são passados em veias periféricas e são utilizados por poucos dias.

Quais os cuidados com acesso vascular?

Cuidados com o acesso venoso periférico
  1. Sempre lavar as mãos antes de entrar em contato com o paciente;
  2. Verificar se o acesso está bem fixado na pele;
  3. No momento do banho, proteger o acesso e evitar com que caia água no local – isso pode ser feito com plástico;

O que é um acesso na enfermagem?

O acesso venoso periférico (AVP) se dá pela introdução de um cateter de tamanho curto na circulação venosa periférica, sendo uma via capaz de prover a infusão de grandes volumes ao paciente diretamente na corrente sanguínea, além a infusão de drogas de efeitos diversos com a obtenção de rápida resposta.

O que é dispositivo vascular?

Um dispositivo médico vascular pode ser definido como um dispositivo que é usado nas artérias e veias ou no próprio coração, para controlar, diagnosticar, monitorar ou corrigir doenças, lesões ou outras condições. Esta vasculatura engloba a anatomia cardiovascular, vascular periférica e neurovascular.

Acesso Venoso Central

39 questões relacionadas encontradas

Quais as indicações dos acessos venosos?

Quais as indicações do acesso venoso central?
  • Monitorização hemodinâmica;
  • Manutenção de uma via de infusão de soluções ou medicações;
  • Nutrição parenteral prolongada;
  • Quimioterapia;
  • Hemodiálise;
  • Reposição rápida de fluidos ou sangue no trauma ou cirurgia;
  • Estimulação cardíaca artificial temporária;

O que causa infecção no cateter?

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: A infecção da corrente sangüínea relacionada à cateter ocorre quando o germe presente no local de inserção atinge a corrente sangüínea, resultando em bacteremia, que quando não contida, provoca infecção com grave comprometimento clínico, podendo resultar em septicemia.

Quais são os tipos de acesso?

Tipos de acesso venoso. Pode ser dividido em duas principais modalidades: acesso venoso central e acesso venoso periférico. Cada um deles tem suas especificidades e indicações, que serão discutidas abaixo.

Quais os tipos de acessos centrais?

Tipos de acesso venoso central
  • Veia subclávia;
  • Veia jugular interna;
  • Veia femoral.

O que é um acesso central?

O acesso venoso central (AVeC) envolve um cateter de grosso calibre inserido em uma veia no pescoço, na parte superior do tórax ou na área da virilha (femoral) para administrar fármacos que não podem ser administradas por boca ou por acesso venoso convencional (cânula ou tubo em veia do braço).

São cuidados de enfermagem necessários com os acessos vasculares para hemodiálise?

Manter os cuidados de higiene; Proteger a fístula de possíveis lesões; Não permitir coleta de exame laboratoriais nesse acesso; Evitar comprimir o local.

Quais cuidados devem ser orientados ao paciente em relação ao acesso vascular para hemodiálise?

Sempre que chegar à clínica de diálise, antes da punção venosa, higienize as mãos e lave o braço da fístula com água e sabão, secando em seguida com papel-toalha; O braço onde foi feita a fístula precisa estar sempre limpo. Deve ser lavado com água e sabão. Uma boa limpeza evita infecções que podem danificar a fístula.

Quais as condutas de enfermagem para prevenir infecções relacionadas aos acessos vasculares na UTI?

Índice
  • Higienização das Mãos.
  • Precaução Máxima de Barreira.
  • Antissepsia com Clorexidina.
  • Escolha do Sítio de Inserção Adequado.
  • Reavaliação Diária da Necessidade de Manutenção do CVC.
  • Outras Medidas.

Quais os tipos de acesso vasculares para hemodiálise?

Existem dois tipos de acessos vasculares para hemodiálise: os cateteres (que são subdivididos em dois tipos: curta ou longa permanência) e as fístulas arteriovenosas.

O que é um acesso venoso periférico?

Existem dois tipos de cateteres: o cateter venoso periférico, que é a introdução de um cateter nos membros, como braço, mão e perna; e o cateter venoso central, que é usado em pacientes que necessitam de quantidades maiores de medicamento e soro, bem como de medicações específicas, como quimioterapia ou dieta parental.

O que é acesso central e quais os principais tipos?

O acesso venoso central é definido como colocação de um cateter com a sua extremidade posicionada na veia cava superior ou no átrio direito. Os CVC possuem diversas funções no manejo do paciente em estado crítico, tanto para diagnósticos quanto para tratamentos especializados: Monitorização hemodinâmica.

Quais são os tipos de punção?

As punções variam de acordo com a sua finalidade. - PUNÇÃO VENOSA – superficial (subcutâneo) ou profunda (centrais). - PUNÇÃO BIÓPSIA - hepática, pulmonar, renal, pericárdica, miocárdica, prostática... Introdução de uma agulha no interior da bexiga, pela parede anterior do abdome - de forma cruenta.

Como é feito um acesso central?

Passo a passo do Acesso Venoso Central
  1. Realizar a punção de acordo com os referenciais anatômicos da veia central a ser puncionada;
  2. Introduzir lentamente a agulha em aspiração contínua até refluir sangue;
  3. Retirar a seringa e inserir o fio-guia com a ponta em “J” direcionada para baixo;

Qual a diferença entre PICC e CVC?

Em comparação a uma linha CVC, uma linha PICC é inserida em uma veia do braço ou da mão. Como acontece com o CVC, o cateter é deslizado ao longo de veias de calibre maior até atingir a veia cava superior. Tanto as linhas CVC como PICC permitem o acesso venoso de longo prazo sem picadas frequentes de agulha.

O que é o Jelco?

O cateter intravenoso jelco é um dispositivo médico básico, usado para introdução de medicação na corrente sanguínea. É composto por uma agulha e revestimento flexível, tendo a possibilidade de, após o acesso venoso, poder retirar a agulha, ficando apenas o revestimento.

O que significa PICC na enfermagem?

O PICC é um dispositivo de acesso vascular inserido perifericamente, tendo a ponta localizada em nível central, na altura do terço distal da veia cava, podendo possuir lúmen único ou duplo.

Quais são os sinais de infecção em um cateter venoso?

Se você adquirir uma infecção da corrente sanguínea associada a um cateter, poderá se sentir doente, com febre e calafrios; ou então, a pele em torno do cateter poderá ficar dolorida e avermelhada.

Como prevenir infecção na corrente sanguínea?

Precauções de barreira máxima

Todos os profissionais envolvidos na inserção devem utilizar gorro, máscara, avental estéril de manga longa, luvas estéreis. Utilizar também óculos de proteção. 3. Utilizar campo estéril ampliado, de forma a cobrir o corpo todo do paciente (cabeça aos pés).

O que acontece quando uma bactéria entra na corrente sanguínea?

A bacteremia ocorre quando as bactérias entram na corrente sanguínea. Isto pode ocorrer através de uma ferida ou de infecção, ou através de um procedimento cirúrgico ou de injeção. A bacteremia pode não causar sintomas e resolver sem tratamento, ou pode produzir febre e outros sintomas de infecção.

Quando o acesso venoso central é indicado?

O Acesso Venoso Central é um procedimento médico delicado recomendado para a medicação de remédios que não podem ser ingeridos ou inseridos convencionalmente na veia. Normalmente é indicado em cirurgias de grande porte ou naqueles pacientes mais graves, internados em unidades de terapia intensiva.

Artigo anterior
Quanto cresce um cascudo?
Artigo seguinte
Qual dói mais arrancar dente ou fazer canal?