O que é tutela provisória exemplos?

Perguntado por: Marco Sousa  |  Última atualização: 10. Juni 2025
Pontuação: 4.2/5 (24 avaliações)

Tipos de Tutelas Provisórias Um exemplo desse tipo de tutela pode ser observado nos casos em que uma pessoa entra com um processo civil para pedir a realização de uma cirurgia. Neste caso, se a tutela for antecipada, a pessoa recebe, logo no início, o provimento ou benefício que receberia somente ao final do processo.

Quais são os tipos de tutelas provisorias?

Quais as espécies de tutelas provisórias? Em resumo, a tutela de urgência e a tutela de evidência são espécies da tutela provisória. Frise-se que a primeira tem como elemento marcante a urgência para concessão da medida e se divide ainda em tutela de urgência antecipada e cautelar.

Em que consiste a tutela provisória?

A tutela provisória de urgência é instituto que permite ao Poder Judiciário efetivar, de modo célere e eficaz, a proteção dos direitos pleiteados na inicial, estando sua concessão condicionada à demonstração de elementos que evidenciem a probabilidade do direito e o perigo de dano ou risco ao resultado útil do processo ...

Como conseguir tutela provisória?

Existem três requisitos para a concessão da tutela provisória de urgência antecedente, (I) Urgência contemporânea à propositura da ação; (II) Exposição do direito que se busca realizar; (III) Perigo de dano ou risco ao resultado útil do processo.

Quanto tempo vale a tutela provisória?

A tutela provisória conserva sua eficácia na pendência do processo, mas pode, a qualquer tempo, ser revogada ou modificada. Parágrafo único. Salvo decisão judicial em contrário, a tutela provisória conservará a eficácia durante o período de suspensão do processo.

Tutela Provisória | Processo Civil Desenhado

42 questões relacionadas encontradas

O que acontece quando o juiz concede a tutela antecipada?

Significa que um juiz ou uma juíza permitiu que o autor obtenha antecipadamente algo que foi pedido no processo. De todo modo, a ação continuará tramitando até o seu julgamento final.

Quando se pede tutela?

A tutela de urgência, por exemplo, pode ser aplicada em qualquer situação que apresente ameaça ou risco a uma das partes do processo, e pode ser requerida antes do início do processo principal e também quando ele já está acontecendo.

Para que serve a tutela?

A tutela de urgência, como podemos ver, tem como objetivo antecipar o usufruto de um direito ou assegurá-lo para o futuro, visto que há risco de perda desse direito ou de ineficiência do mesmo caso seja necessário esperar a sentença para que ele seja efetivado (há, portanto, urgência no pedido).

Quem pode requerer tutela?

Para ser tutor de alguém é necessário que aconteça algum fato que acabe gerando a necessidade da tutela, como o falecimento ou ausência dos pais do menor ou a destituição ou perda do poder familiar dos pais em relação ao menor. Essas situações estão previstas no art. 1728 do Código Civil: Art.

Qual o valor da tutela antecipada?

“18) Na estabilização da tutela antecipada, o réu ficará isento do pagamento das custas e os honorários deverão ser fixados no percentual de 5% sobre o valor da causa(art.

Quais os 3 tipos de tutela?

Tutela de execução. 2.3. Tutela cautelar. 2.4. Tutela antecipada - generalidades.

Qual a importância das tutelas provisórias?

As tutelas provisórias de urgência e evidência servem a esse desiderato, ou seja, prestam-se a entregar, de forma célere, o bem da vida discutido nos autos a quem aparentemente tem razão ou assegurar ao vencedor, desde logo, a eficácia do pronunciamento final.

Qual recurso para tutela provisória?

Que recurso é cabível quanto à tutela provisória? Cabe recurso de AGRAVO DE INSTRUMENTO, quanto a decisão que versar sobre tutela provisória (art. 1.015, I, NCPC). Nota-se que é QUALQUER DECISÃO sobre tutela provisória.

Quais são as características da tutela provisória?

Como características da tutela provisória pode-se elencar a inércia, a provisoriedade, a instrumentalidade, revogabilidade, fungibilidade e cognição sumária. Leonardo Greco (2015, p.

O que é tutela provisória liminar?

A tutela liminar é aquela decidida de pronto pelo juiz, assim que recebe o pedido, sem a manifestação da outra parte. Já a tutela provisória, embora também objetive uma decisão antes de concluída a instrução do processo, pode ou não incluir o contraditório da outra parte antes da decisão.

Qual é o objetivo da tutela antecipada?

É a antecipação de um ou mais pedidos feitos pelo autor na ação. Exige alguns requisitos, como a possibilidade de que a demora no julgamento da causa resulte em prejuízo irreparável à parte, bem como a existência de provas que convençam o juiz da veracidade da alegação.

Como fazer a tutela de uma pessoa?

Qualquer pessoa pode solicitar a certidão de tutela e curatela, que será emitida pelo Registro Civil das Pessoas Naturais. Para isso, é necessário estar com os dados da pessoa em mãos, a exemplo do nome completo, filiação, RG e CPF.

Onde pedir a tutela?

O pedido de tutela pode ser feito nos Ofícios da Infância e Juventude ou nos Ofícios de Família, de acordo com a situação.

Como comprovar a tutela?

Como tirar certidão de tutela e curatela.
  1. Acesse o site da Central das Certidões. O primeiro passo para solicitar o seu documento é acessar o site da Central das Certidões. ...
  2. Preencha o formulário do pedido. ...
  3. Informe dados sobre o cartório. ...
  4. Escolha o método de envio. ...
  5. Confirme seus dados e finalize o pedido.

Como é feita a tutela?

A tutela, quando solicitada por parentes biológicos ou tutor nomeado pelos pais, deverá ser proposta no Fórum da localidade de residência do menor. A tutela poderá ser conferida a um único tutor ou poderá ocorrer nomeação conjunta, quando ambos os cônjuges ou companheiros pretenderem se responsabilizar pelo menor.

Qual a diferença de tutela antecipada e tutela de urgência?

A tutela de urgência pode ser antecipada ou cautelar. Na tutela de urgência antecipada, o mérito é antecipado, o que se pede ao final é concedido antes da sentença, tem natureza satisfativa. Já a tutela de urgência cautelar visa garantir o provimento ao final.

Quanto tempo demora para sair o resultado de uma liminar?

Em casos muito graves e urgentes o juiz pode analisar no mesmo dia o pedido de liminar. É comum que os juízes analisem em 48 horas estes pedidos, muito embora em algumas cidades isso possa demorar até 05 dias se não for caso de risco de morte.

Quem tem direito a tutela antecipada?

De regra, o pedido de tutela antecipada é formulado pelo autor, mas também o réu pode requerer, desde que a contestação não se limite à formulação de defesas.

O que é perigo de dano tutela?

O perigo do dano refere-se, portanto ao interesse processual em obter uma justa composição para o litígio seja em favor de uma ou de outra parte, e esse dano corresponde a uma alteração na situação de fato existente ao tempo de estabelecimento da controvérsia, ou seja, do surgimento do conflito que é a ocorrência ...

O que significa tutela no processo?

Trata-se de um pedido realizado ao juiz que tem como objetivo pedir para que o mesmo decida sobre algum assunto que é urgente dentro da demanda judicial. A tutela de urgência, portanto, é uma medida judicial, prevista entre os artigos 300 e 310 do Novo CPC.

Artigo anterior
Pode cobrir o aquário?
Artigo seguinte
Quando uma pessoa não consegue ver suas publicações no Facebook?