O que é turbo e intercooler?

Perguntado por: Mateus Marco Monteiro Pinho  |  Última atualização: 22. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (5 avaliações)

O intercooler é um componente muito utilizado para melhorar a performance de veículos turbo. Veja como funciona! O intercooler é um trocador de calor, instalado entre turbo e o coletor de admissão. Ele é amplamente utilizado para melhoramento de performance e reduz no consumo de combustível.

Qual a diferença de turbo e compressor?

Aí vemos uma diferença fundamental entre o turbo e o compressor. O turbo usa gases do escapamento para impulsionar o motor, e o compressor usa o ar do ambiente para essa função. Um tipo de supercharger é o compressor mecânico e o outro é o compressor centrífugo. ... No Brasil, o turbocompressor é o componente mais usado.

Quantos cavalos aumenta o intercooler?

Com todo este processo de melhoria na combustão, os benefícios ficam evidentes, trazendo eficiência e performance em grande escala, representados por um aumento de aproximadamente 24,4% no torque e 32,1% na potência desenvolvida pelo motor testado.

O que é um turbo intercooler?

Componente resfria o ar admitido pelo motor, aumentando seu rendimento volumétrico. Primeiro, vale explicar que o intercooler é uma espécie de radiador que tem a função de resfriar o ar admitido pela turbina de um motor. Por ser mais denso, esse ar mais frio ocupa menos espaço.

Qual os benefícios de ter um intercooler?

As principais vantagens do Intercooler são o arrefecimento do ar quente comprimido que sai do turbo, aumentando a sua densidade e a redução das temperaturas e carga térmica do motor, o que muitas vezes resulta em chances de mais pressão no turbo e mais potência, mas com segurança.

Turbo e Intercooler, como funciona

27 questões relacionadas encontradas

Qual a vantagem da utilização do pós resfriamento intercooler nos motores diesel?

Além de manter a mistura na temperatura certa, isso permite colocar mais ar para dentro dos cilindros. Os principais benefícios da utilização do interccoler é aumentar o torque e a potência do motor, proporcionar maior durabilidade do motor e seus componentes e economia de combustível.

Qual o princípio de atuação do intercooler que pode favorecer o aumento de potência do motor do trator?

Resfriando o ar quente comprimido pela turbina aumenta-se a densidade do ar, portanto é admitido mais ar no motor aumentando assim a potência do motor.

Como funciona o intercooler no motor?

Um aftercooler (resfriador posterior) é um trocador de calor que resfria o ar comprimido quente para precipitar a água que, de outra forma, se condensaria no sistema de tubulação.

Para que serve o turbo?

As turbinas são acessórios para aumento de performance de motores. Basicamente, sua função é restringir a ação do gás de escape do motor em uma área da seção transversal de vazão e, a partir daí, obtêm-se uma queda da pressão e de temperatura.

Quantos cv a turbina aumenta no trator?

A máxima eficiência de um turbo compressor só ocorre em alta rotação. A função do turbo compressor é o de aumentar a potência do motor. Um motor com 2,0 litros, com 8 válvulas e 112 CV com um turbo compressor de 1 kg de pressão pode aumentar para 300 CV a potência do motor.

Como aumentar o torque do motor diesel?

Para se aumentar o rendimento de um motor Diesel, pode-se aumentar a quantidade de ar admitido nos cilindros introduzindo uma quantidade extra até preenchê-los totalmente, mesmo em regime de alta rotação do motor.

Qual é a função do turbo compressor?

O turbo serve para oferecer mais potência sem ter que aumentar o tamanho do motor. Como o rendimento está diretamente relacionado com a massa de ar que o motor consegue aspirar por ciclo de admissão, o turbo tem a missão de comprimir o ar antes de ele ser admitido.

Qual a diferença entre motor e turbina?

A diferença principal é que as turbinas movimentam a hélice à frente do motor. Cerca de 90% da energia dos gases é usada para girar a hélice e os outros 10% formam o jato residual que é aproveitado para aumentar a tração. Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.

Qual a diferença do motor aspirado para o motor turbo?

Em um motor aspirado convencional, o ar chega aos cilindros pela pressão atmosférica e, no caso dos motores turbo, uma turbina é usada para fornecer o ar pressurizado aproveitando os gases de escape.

É normal óleo no intercooler?

Na hora de trocar o turbo, sempre troque o óleo do motor e filtros de óleo e ar. Limpe o intercooler, pois muitas vezes o óleo pode ficar acumulado no intercooler, diminuindo sua eficiência de resfriamento e sua durabilidade, canos danos no motor.

Onde vai o intercooler?

Sua localização é em geral na frente do veículo, junto do radiador. Mas sempre a sua frente (ou preferencialmente ao lado), pois se localizado após o radiador, receberá ar quente e não exercerá sua função.

Quando a turbina está ruim o que acontece?

Ruídos intensos e estranhos nas turbinas

Os ruídos são outros exemplos de sinais gravíssimos de problemas nas turbinas, sendo o maior risco a quebra do rotor ou das hélices do eixo. Caso ouça ruídos estranhos, pare imediatamente o equipamento e faça uma verificação.

Qual é a função da válvula termostática?

Ela está posicionada entre o motor e o radiador, que é conhecido por sua função de resfriar o líquido de arrefecimento. Quando o sistema está frio, a válvula fica fechada para fazer com que o motor chegue mais rápido à sua temperatura de funcionamento.

Qual a função do compressor de ar no caminhão?

A base do sistema de freio a ar de caminhão é o compressor de ar. É ele o responsável por fazer com que a frenagem receba o ar, ao mesmo tempo em que isso ocorre no motor. Esse ar fica comprimido e é enviado ao regulador. Assim, a pressão dos freios é controlada, sendo o excesso de ar lançado para fora do veículo.

Como funciona lá wastegate del turbo?

Seu funcionamento é simples: quando a pressão atinge o máximo regulado pelo sistema, a válvula se abre e permite que parte dos gases sejam desviados direto para o escapamento (não passando na turbina). Ela pode ser interna ou externa, sendo muito importante para que o turbo não “estoure”.

Qual o benefício do pós resfriador de ar em um motor de combustão interna?

O resfriador de ar também ajuda a reduzir a temperatura do processo de combustão do motor e dos gases de escapamento, trazendo benefícios significativos em consumo de combustível e emissões de poluentes, e aumentando sua eficiência energética.

Qual é a função do pós resfriador de ar do turbo compressor?

Um sistema de pós resfriamento de ar em motores turbo (intercooler, watercooler ou icecooler), tem o objetivo de reduzir a temperatura do ar que foi comprimido pelo sobre alimentador e enviado ao motor, importante entender que após sua passagem pela roda compressora seja esta de um turbocompressor ou um compressor ...

Qual a vantagem de um carro com turbo compressor em relação a um carro que não tem turbocompressor?

O motor turbo tem um desempenho melhor do que os motores convencionais por causa do turbocompressor, um coletor que retira a energia que está saindo do escapamento e move o rotor do compressor, assim o ar atmosférico é aspirado e pressurizado para o motor. Com mais ar dentro da câmara de combustão, a potência aumenta.

Artigo anterior
O que é melhor a taxa Selic ou IPCA?
Artigo seguinte
O que é um produto sustentável?