O que é TRM enfermagem?

Perguntado por: Vicente Ângelo de Barros  |  Última atualização: 11. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (54 avaliações)

O trauma raquimedular (TRM) é uma agressão à medula espinhal que pode ocasionar danos neurológicos, tais como alterações da função motora, sensitiva e autônoma, ocorrendo predominantemente nos homens em idade produtiva (18-35 anos) (1).

Quais os cuidados de enfermagem no TRM?

O enfermeiro participa do processo de reabilitação para o funcionamento intestinal dos pacientes com TRM, que inclui o planejamento e preparo da díade paciente-cuidador desde sua primeira internação, visando à continuidade do cuidado em domicílio, por meio de estratégias educativas, que contemplem as possíveis ...

Como ocorre traumatismo raquimedular?

O trauma raquimedular pode resultar de danos nas vértebras, ligamentos ou discos da coluna vertebral ou danos diretamente na própria medula, devido a acidentes de trânsito, quedas, luta, desportos violentos, mergulho num local com pouca água ou numa posição incorreta, ferimento de uma bala ou uma faca ou mesmo por ...

Qual o tratamento para raquimedular?

1) Metilprednisolona - Esta medicação administrada nas primeiras oito horas após o traumatismo é a primeira a demonstrar melhora significativa na recuperação em humanos. Três ensaios clínicos foram conduzidos para estudar de forma padronizada a ação da metilprednisolona em pacientes com traumatismo raquimedular.

Quais os sinais de trauma raquimedular?

Os sinais e sintomas mais comuns são: dor no pescoço e/ou nas costas; dor ao movimentar o pescoço e/ou as costas; dor à palpação da região posterior do pescoço e/ou da linha média das costas; deformidade da coluna vertebral; paralisia, paresia, dormência ou formigamento nas pernas ou braços em qualquer momento após o ...

TRM - Trauma Raquimedular

27 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de trauma raquimedular?

Definição. A história do trauma raquimedular pode ser dividido em agudo ou crônico e também em primário ou secundário. Tanto o primário quanto o secundário podem ter fases agudas e crônicas.

Quais são os principais sinais ou sintomas e cuidados na estabilização cervical?

O principal sintoma é a dor, cuja intensidade sempre varia dependendo do quadro clínico do paciente. Outros sintomas podem incluir: sensação de irradiação da dor para outros membros, como o braço ou a mão; formigamentos; alteração da sensibilidade; cãibras; redução de força ou até mesmo travamento, etc.

Qual é o tratamento oferecido a um paciente com possível TRM?

Os princípios gerais do tratamento cirúrgico do paciente com TRM são: 1) descompressão do sistema nervoso, medula e raízes; 2) alinhamento da coluna vertebral para permitir estabilização; 3) estabilização da coluna vertebral para permitir o apoio do paciente e reduzir a deformidade; 4) início da reabilitação, o mais ...

Quais os cuidados com paciente com suspeita de TRM?

Tratamento Raquimedular(TRM)
  1. Durante o tratamento proposto deve-se estar atento as possíveis complicações: - Precoces. - Depende da gravidade da lesão. ...
  2. Rigidez Articular.
  3. Tromboses.
  4. Cuidados de Enfermagem. • Realizar o exame físico completo na admissão do paciente e durante a internação;

O que acontece quando o corpo humano tem trauma raquimedular?

Consequências do Trauma Raquimedular (TRM)

Nas lesões completas há paralisia, perda de toda a sensibilidade tátil, dolorosa, para a temperatura, pressão e localização espacial da parte do corpo abaixo da lesão e alteração do controle esfincteriano (urinário e fecal).

O que causa traumatismo raquimedular?

Acidentes automobilísticos, queda de altu- ra, acidente por mergulho em água rasa e ferimentos por arma de fogo têm sido as principais causas de traumatismo raquimedular.

Como ocorre o atendimento inicial ao trauma?

A pesquisa principal consiste nas seguintes etapas:
  1. A irway (via aérea e proteção) – manter a estabilização da coluna cervical, quando apropriado.
  2. B reathing (respiração e ventilação) – manter oxigenação adequada.
  3. C irculation (circulação) – controlar hemorragia e manter adequada a perfusão do órgão final.

O que é lesão raquimedular?

1. Trauma raquimedular é a lesão da medula espinhal que provoca alterações, temporárias ou permanentes, na função motora, sensibilidade ou função autonômica. 2. As lesões cervicais freqüentemente causam diminuição permanente da qualidade de vida, sendo a principal causa de seqüela seguida aos traumatismos.

Como cuidar de paciente tetraplégico?

Para os pacientes tetraplégicos, é preciso que a família e os cuidadores tenham muita disciplina para que a mudança de decúbito e a higiene apropriada da pele sejam feitas com rigor. Já os pacientes paraplégicos possuem outros métodos de auto cuidado que precisam ser adotados para prevenir as lesões na pele.

O que são os cuidados de enfermagem?

Quais são os principais cuidados de enfermagem?
  • Monitorar sinais vitais é o básico em cuidados de enfermagem. ...
  • Aplicar medicamentos é feito nos cuidados de enfermagem. ...
  • Promover a segurança do paciente. ...
  • Prevenir complicações de doenças. ...
  • Realizar procedimentos básicos são cuidados de enfermagem. ...
  • Prevenção de lesões por pressão.

Quais os cuidados de enfermagem para cada tipo de trauma?

De acordo com o ACS, o atendimento deve obedecer a seguinte ordem:
  1. Manutenção da permeabilidade das vias respiratórias e estabilização da coluna;
  2. Respiração e ventilação;
  3. Circulação e controle de hemorragia;
  4. Incapacidade e estado neurológico;
  5. Exposição.

Qual a situação de um indivíduo com lesão medular completa nível de t4?

Classifica-se de tetraplegia completa quando há comprometimento total dos quatro membros e/ou da respiração com secção total da medula, isto é, a comunicação entre o cérebro e as outras partes do corpo fica interrompida abaixo do nível da lesão.

Quais situações em que encontramos TCE e TRM?

Acidentes automobilísticos, quedas, ferimentos por arma de fogo, atividades esportivas e agressões geram a maioria das ocorrências e tornam o neurotrauma uma das principais causas de morte no mundo. Existem duas categorias de neurotrauma: o traumatismo cranioencefálico (TCE) e o trauma raquimedular (TRM).

O que é TRM na fisioterapia?

Introdução: O TRM é uma lesão causada pela descontinuidade da medula espinhal que leva a perda de sua função motora e sensitiva. A lesão pode ocorrer por um mecanismo primário, que seria a lesão traumática ou um mecanismo secundário que está relacionado à presença de síndromes.

Qual o mecanismo de morte mais comum em um paciente com TRM?

O mecanismo de morte no momento do trauma mais comum é o comprometimento das estruturas neurológicas responsáveis pela respiração, sobretudo em lesões cervicais altas. Os pacientes que sobrevivem por mais tempo são acometidos principalmente por problemas como pneumonia, trombose, tromboembolismo e sepse.

Como se realiza a estabilização da coluna cervical?

Imobilizando a Coluna Cervical

Na posição alinhada neutra deve ser mantida manualmente sem tração significativa, até que a imobilização mecânica do tronco e da cabeça seja completada (PHTLS, 2007). A finalidade principal e específica do colar cervical é proteger a coluna cervical de compressão.

Quais os sintomas da coluna cervical?

Os sintomas mais comuns da dor na coluna cervical ou torcicolo são dor e rigidez no pescoço, podendo ou não irradiar para a região dos ombros e braços. Muitas vezes associamos a alguma postura errada após dormir ou até mesmo mudanças de temperatura como o uso de ar-condicionado.

Como deve ser feito o controle da coluna cervical?

ABORDAGEM EM PÉ
  • 1) Abordagem da vítima e estabilização da coluna cervical pelo primeiro socorrista. ...
  • 2) Aferição do colar cervical. ...
  • 3) Aferição do colar cervical. ...
  • 4) Colar cervical no antebraço do primeiro socorrista. ...
  • 5) Estabilização manual da coluna cervical pelo segundo socorrista. ...
  • 6) Colocação do colar cervical.

Qual a diferença entre choque medular e trauma raquimedular?

O prognóstico de um trauma raquimedular geralmente só pode ser definido após as primeiras 24 horas, quando termina o chamado “choque medular”, período de arreflexia, paralisia motora e perda da sensibilidade.

Quais são as 3 principais funções do organismo perdidas com a lesão medular?

O mais comum é a perda motora, sensorial e desaceleração de alguns órgãos internos do corpo (função do nervo autônomo) abaixo do nível da lesão. Em geral, quanto mais alto na medula espinhal ocorre uma lesão, mais função, sensação e funções corporais internas serão afetadas.

Artigo anterior
Pode colocar terra na compostagem?
Artigo seguinte
Qual o total de Pokémons?