O que é treino ABCD?

Perguntado por: Gil Silva Soares  |  Última atualização: 2. Juli 2025
Pontuação: 4.2/5 (8 avaliações)

Treino ABCD: Dia A: Treino de peito e tríceps (empurrar). Dia B: Treino de costas e bíceps (puxar). Dia C: Treino de pernas e panturrilhas (inferiores).

O que é treino ABC e ABCD?

Um exemplo tido como clássico é treinar certo conjunto muscular na segunda-feira (A), se dedicar a outro na terça (B), repousar na quarta, voltar na quinta focado em um terceiro grupo (C) e terminar sexta com outro conjunto (D). É possível variar os dias, assim como o grupo muscular a ser trabalhado em cada etapa.

Como dividir meu treino em ABCD?

De forma geral, o treino ABCD pode ser dividido em costas + bíceps em um dia, peito + tríceps em outro, descanso, pernas em um dia e ombros em outro, seguido novamente de descanso.

Qual o melhor treino ABC ou ABCD?

Se você é iniciante ou não consegue treinar com regularidade: um treino ABC (1 ou 2x) poderá trazer mais resultados. Se você é um intermediário ou avançado: treinos ABCDE poderão ser a melhor perdida.

Quando fazer treino ABCD?

Por exemplo, na forma clássica do treino ABCD, a pessoa pode treinar na segunda-feira (A), na terça-feira (B), fazer um descanso completo na quarta-feira, retornar aos exercícios na quinta-feira (C) e finalizar sua semana de malhação na sexta-feira (D).

Como montar um treino ABCD

41 questões relacionadas encontradas

Para quem é indicado o treino ABCD?

Treino ABCD

Geralmente, é indicado para quem visa a alta performance para cada conjunto de músculos.

Como deve ser dividido o treino de musculação?

A divisão de treinos geralmente envolve agrupar os músculos em diferentes dias de treinamento. Um exemplo comum é dividir os músculos em grupos superiores e inferiores. Outra abordagem é focar em grupos musculares específicos em dias diferentes, como peito e tríceps, costas e bíceps, pernas, ombros, etc.

Qual a melhor ordem de treino?

O mais recomendável é começar pelo aeróbio e depois fazer a musculação, mesmo para quem busca hipertrofia. De acordo com o professor, em 2013, pesquisadores suecos investigaram o aumento de massa muscular em dois grupos: um que realizava somente a musculação e outro que realizava aeróbico e a musculação.

Como dividir o treino ABC em 5 dias?

Divisão para 5 dias de treino
  1. Segunda-feira: peito e tríceps.
  2. Terça-feira: costas, bíceps, abdominal.
  3. Quarta-feira: quadríceps e bíceps femoral.
  4. Quinta-feira: ombro e panturrilha.
  5. Sexta-feira: exercícios de cardio.
  6. Sábado: lombar e glúteo.
  7. Domingo: cardio novamente.

Como dividir os dias de treino?

Como dividir os grupos musculares para treinar? Basicamente, os três grupos musculares mais usados para os treinos são divididos em A: tórax, ombro e tríceps; B: costas, abdômen e bíceps; e, por último, C: parte inferior, pernas e glúteo.

Pode treinar pernas e glúteos no mesmo dia?

Muito comum de as pessoas perguntarem por aqui “treinei perna hoje, amanhã posso fazer o treino de glúteo?” A resposta pra essa pergunta é bem direta: não!

Quantos músculos se deve treinar por dia?

"Priorize um grupamento muscular por dia. O corpo durante o treino aumentará o fluxo sanguíneo nesse determinado músculo, sangue esse responsável por levar oxigênio, nutrientes e retirar os metabolitos do músculo. Assim, reduz a fadiga, aumenta a força e melhora a contração muscular", esclarece o profissional.

O que é o core?

A palavra core se origina do inglês e significa centro, núcleo. Em anatomia, é utilizada para se referir aos músculos profundos das regiões abdominal, lombar e pélvica, que têm como finalidade manter a estabilidade dessas regiões.

Pode fazer bíceps e tríceps no mesmo dia?

bíceps e tríceps no mesmo dia OU em dias separados, as cargas não vão mudar. Então se colocar os dois no mesmo dia. você não prejudica a performance do seu treinamento.

Pode fazer treino de perna e braço no mesmo dia?

Não há problema algum!

O que é treino ABC na musculação?

O treino ABC entra no mesoclico, o personal pensa em uma divisão do seu treino de acordo como será a frequência do treinamento. Cada letra representa um treino, ou seja, no treino A treinará algum membro específico (pernas e abdômen), no treino B (peito e costas), no treino C (ombro e braços).

Pode treinar 5 dias e descansar 2?

Pode treinar 5 dias e descansar 2? De um modo geral, a proporção de 5×2 é a mais recomendada – 5 dias de treino e 2 de descanso por semana – mas isso varia caso a caso e só um profissional de educação pode definir o ideal para você.

Como montar um treino ABC feminino?

Como montar um treino ABC feminino?
  1. A – quadríceps, adutores e panturrilha em pé;
  2. B – membros superiores e abdômen;
  3. C – posteriores de coxa, glúteo e panturrilha sentada.

Quantos exercícios devo fazer por treino?

Afinal, quantos exercícios devo fazer por treino? De acordo com alguns especialistas, uma forma eficiente para treinar os músculos grandes é fazer de 15 a 18 séries. Já os músculos pequenos são de 9 a 12 séries.

Quais músculos treinar primeiro?

Como deve ser estabelecida a ordem dos exercícios? Para um melhor desempenho nos treinos, é indicado que exercícios que envolvam mais grupamentos musculares sejam realizados primeiro e, em seguida, aqueles que trabalham os músculos de forma mais isolada.

O que treinar na sexta?

Sexta-feira - Braços e panturrilhas

Seguindo o mesmo princípio de treinar vários músculos pequenos no mesmo dia, na sexta-feira a indicação é trabalhar três regiões. "Bíceps, tríceps e panturrilha.

Qual o melhor treino ABC?

"O treino ABC que considero melhor é no A treinar peito, ombro e tríceps, no B dorsais e bíceps e, por fim, no C trabalhar os membros inferiores", afirma. Aqui, as musculaturas são estimuladas em sua maioria nos mesmos exercícios.

Quantos dias na semana é ideal para malhar?

“Esses novos resultados sugerem que pelo menos três dias por semana são necessários, pelo menos para o treinamento de contração excêntrica de três segundos. Os músculos parecem gostar de ser estimulados com mais frequência, especialmente para o pequeno volume de exercícios de fortalecimento muscular”, afirma Nosaka.

Como dividir o treino de segunda a sexta?

Existem diversas abordagens para dividir seu treino de segunda a sexta. Uma opção popular é dividir em dois dias de treinamento de força, dois dias de treinamento cardiovascular e um dia de descanso. Outra abordagem é focar em grupos musculares específicos em dias diferentes.

Artigo anterior
Onde está previsto o dano moral?
Artigo seguinte
Pode ter filho com prima de 2 grau?