O que é trauma para a psicanálise?

Perguntado por: Filipe Rodrigo Mota Almeida  |  Última atualização: 29. August 2024
Pontuação: 4.1/5 (20 avaliações)

O trauma é o acontecimento que ficou retido na memória do corpo, mas sem ter a função de lembrança, estando além do inconsciente e em um tempo irrepresentável. A experiência do traumático torna-se uma experiência do impossível, do lugar do irrepresentável impossível de ser apreendido pelo sujeito.

O que é o trauma para Freud?

O traumático passa, na segunda tópica freudiana, a ser associado às dinâmicas da pulsão de morte e da angústia automática, aquela que faz continuamente uma demanda de trabalho psíquico, mais especificamente de ligação, como primeira medida de contenção anterior à instauração do princípio de prazer.

Como o inconsciente lida com os traumas?

O comportamento inconsciente está associado a atos adotados, sem que se tenha domínio ou conhecimento dele. Por vezes, pode estar conectado a traumas. Ele proporciona o equilíbrio necessário para o indivíduo, já que esses traumas inconscientes, muitas vezes, se tornam mecanismos psicológicos de defesa.

O que é considerado um trauma?

Chama-se trauma uma lesão que é produzida por uma ação externa ao corpo. Ela pode ser por violência física ou química, bem como por quedas, queimaduras, acidentes automobilísticos ou acidentes domésticos. Suas consequências podem ser graves e abranger vários órgãos.

Qual é a concepção psicológica da palavra trauma?

Esses autores apresentam a seguinte definição de trauma: “Acontecimento da vida do indivíduo que se define pela sua intensidade e pela incapacidade em que se acha o indivíduo de lhe responder de forma adequada, pelo transtorno e pelos efeitos patogênicos duradouros que provoca na organização psíquica.

11 SINAIS DE DEPENDÊNCIA EMOCIONAL

34 questões relacionadas encontradas

Quais os 3 tipos de traumas psicológicos?

O que são traumas psicológicos
  • Trauma crônico: resultado da exposição constante e prolongada aos eventos estressantes;
  • Trauma agudo: resultado de um único evento estressante ou perigoso;
  • Trauma complexo: resultado da exposição a vários eventos traumáticos; e.

Por que Freud abandonou a teoria do trauma?

Freud aponta vários fatores para o abandono da teoria: 1) o insucesso dos resultados práticos dos tratamentos; 2) o fato de que todos os pais de pacientes histéricos, inclusive o do próprio Freud, teriam de ser perversos; 3) o argumento de que é impossível distinguir entre verdade e ficção nas recordações das pacientes ...

Quais os 4 tipos de traumas?

Tipos de trauma
  • Agudo. É usado para descrever o trauma repentino e que causa estresse intenso. ...
  • Crônico. Indica traumas resultantes de anos de experiências perturbadoras, como abuso emocional, sexual ou físico, negligência, bullying ou violência doméstica. ...
  • Complexo. ...
  • Secundário ou vicário.

Como age uma pessoa com trauma?

Reações físicas - circunstâncias que remetem à lembrança do trauma podem desencadear sintomas fisiológicos, incluindo sudorese, náusea e tremores. Comportamento de esquiva - evitar lugares, pessoas e atividades que trazem recordações dolorosas. A pessoa também pode ser incapaz de lembrar ou falar sobre o ocorrido.

O que provoca um trauma?

Os traumas acontecem depois de experiências emocionalmente dolorosas. Quem sofre com o problema tem a chamada memória traumática, em que a lembrança do momento ruim traz à tona sons, imagens, cheiros e sentimentos vivenciados no passado, quando a situação que desencadeou o trauma aconteceu.

O que Freud fala sobre traumas na infância?

Freud (1920), caracteriza o trauma como um evento que é capaz de romper as barreiras protetoras do ego e observa que nem todo evento traumatico é destruidor.

Como a terapia ajuda nos traumas?

A terapia de trauma pode ajudá-lo a lidar com o evento traumático e processar seus sentimentos e emoções. Isso pode lhe dar a oportunidade de enfrentar seus medos em um espaço seguro e aprender habilidades de enfrentamento que podem ajudá-lo a funcionar no dia a dia.

O que é trauma no inconsciente?

Em outras palavras, quando uma pessoa passa por alguma experiência ruim em sua vida, ela retém essa vivência no seu inconsciente. Assim sendo, ao se deparar com situações parecidas em outro momento da sua história, pode recordar sua experiência e desenvolver uma série de sintomas que geram angústia e desconforto.

Como explicar trauma?

Traumas são experiências marcantes que podem promover adoecimento psíquico. Comumente, a palavra “trauma” é empregada para descrever situações aversivas que envolvem estresse e produzem uma experiência negativa.

O que é trauma para Winnicott?

Pronuncia Winnicott: A idéia de trauma envolve uma consideração de fatores externos; em outras palavras, é pertinente à dependência. O trauma é um fracasso relativo à dependência. O trauma é aquilo que rompe a idealização de um objeto pelo ódio do indivíduo, reativo ao fracasso desse objeto em desempenhar sua função.

Quais são os piores traumas?

Quais são os piores traumas?
  • Assalto. A vítima de assalto sofre uma pressão psicológica muito intensa enquanto está refém do criminoso. ...
  • Acidentes. ...
  • Violência sexual. ...
  • Abortos. ...
  • Mudanças drásticas na vida. ...
  • Fim de relacionamentos afetivos. ...
  • Perda de entes queridos. ...
  • Terapia cognitivo-comportamental.

Como saber se você sofreu um trauma?

Os sintomas característicos que auxiliam a como identificar um trauma:
  1. Ansiedade. Principalmente quando durante situações que remetam a experiência negativa vivenciada e ainda não resolvida internamente. ...
  2. Dificuldade de concentração. ...
  3. Pensamentos negativos. ...
  4. Timidez excessiva.

O que é o Xabcde do trauma?

Protocolo XABCDE do Trauma: otimização da abordagem ao politraumatizado. Utilizado na abordagem ao politraumatizado, o Protocolo XABCDE do Trauma padroniza o atendimento inicial ao paciente e foi pensado para identificar lesões potencialmente fatais ao indivíduo.

Qual o trauma mais comum?

Fraturas, entorses, luxação e contusão são lesões traumáticas muito comuns e podem ser causadas por quedas em casa, acidentes de trânsito, traumas esportivos ou até mesmo em situações do nosso cotidiano como uma pisada em falso, por exemplo.

Qual a melhor abordagem da psicologia para traumas?

Terapia Cognitivo-Construtivista

Dessa maneira, essa abordagem propõe que na medida que uma pessoa toma consciência de suas emoções é possível desenvolver-se e superar traumas ou queixas.

O que é um trauma fechado?

Trauma fechado ou penetrante pode lacerar ou romper as estruturas intra-abdominais. Lesão por trauma fechado pode alternativamente causar somente um hematoma em algum órgão sólido ou na parede de uma víscera oca. Lacerações sangram imediatamente.

Qual transtorno nervoso fez Freud desenvolver a psicanálise?

Nas formulações iniciais sobre a psicose, Freud (1895/1996) postula que a paranoia, assim como a histeria, a neurose obsessiva e a confusão aleatória, são modos de defesa. A diferença entre esses quadros está no destino sofrido pelo afeto.

O que vem a ser complexo de Édipo?

Nesse sentido, o complexo de Édipo refere-se às relações que a criança estabelece com as figuras parentais, as quais serão as responsáveis pela constituição de uma rede de representações inconscientes e de afetos. O complexo de Édipo ocorre de forma diferente no menino e na menina.

O que nasce ao final do complexo de Édipo?

De acordo com a teoria de Freud, a criança que não consegue resolver o complexo de Édipo é aquela que não conseguiu se identificar com o pai, ou seja, que não imita os comportamentos do seu gênero e, por isso, não desenvolve comportamentos que busquem substituir a figura materna.

Quais os tipos de energia do trauma?

Tudo que você precisa saber sobre a cinética no trauma! De acordo com as leis da conservação de energia, não há perda de energia, mas sim uma transformação em energia elétrica, química ou mecânica, ou seja, por conta da física é possível identificar a gravidade de um trauma no atendimento pré-hospitalar.

Artigo anterior
Onde fica o Armazenamento do Redmi Note 9?
Artigo seguinte
Qual é o principal responsável pela infecção leptospirose em humanos?