O que é tratamento trombolítico?

Perguntado por: Isabel Faria  |  Última atualização: 15. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (67 avaliações)

Um trombolítico é um medicamento que atua na dissolução de um trombo ou coágulo sanguíneo. Tecnicamente, essa classe de medicamentos é capaz de ativar uma substância no sangue denominada plasminogênio. O plasminogênio, por sua vez, tem o potencial de desmanchar o trombo e restaurar o fluxo sanguíneo normal.

Quando utilizar a terapia trombolítica?

A terapia trombolítica intravenosa consiste em uma dissolução de um trombo intravascular por meio de medicamento endovenoso, utilizada na fase aguda do AVC isquêmico, e assim, restaurar o fluxo sanguíneo cerebral. Este tratamento só é possível se o paciente receber atendimento em até quatro horas e meio após o AVC.

Como administrar trombolíticos?

Sua administração é por via endovenosa. Os pacientes em uso de estreptoquinase podem apresentar, como efeitos colaterais: sangramento espontâneo grave, hemorragia cerebral, hipersensibilidade e reações anafiláticas, febre, calafrios, hipotensão e broncoespasmo.

Quais são os principais cuidados pós terapia trombolítica?

Não utilizar antitrombóticos, antiagregantes e heparina nas próximas 24 horas pós-trombolítico. 2. Controle neurológico rigoroso, aplicar NIHSS 6/6 horas nas primeiras 24 horas.

Quando Trombolisar um paciente?

em casos de AVC hiperagudo, onde os sintomas já estão melhorando, mesmo assim vale a pena realizar a trombólise venosa quando o paciente estiver dentro da janela de tempo, pois pode-se estar de frente para uma oscilação dos sintomas (os quais podem voltar a piorar horas depois)

Trombolítico: o remédio que une o infarto, AVC e embolia pulmonar

24 questões relacionadas encontradas

Quando Trombolisar iam?

Se o paciente não tiver contraindicações à trombólise, surge a dúvida: transferir ou trombolisar logo? Para decidir isso, temos que checar se é possível que o paciente esteja sendo submetido à angioplastia (fio guia cruzando o trombo coronariano) em até 120 min após o diagnóstico do infarto.

Quando usar trombolítico no AVC?

Alguns países liberaram o medicamento alteplase para ser usado nas primeiras 3 ou até 4,5 horas do início de um derrame (ou acidente vascular cerebral, AVC). Isso fez com que o número de pessoas que recebe este tratamento aumentasse.

Quais os cuidados são fundamentais nas primeiras 24 horas pós trombólise?

Não passar sonda vesical até pelo menos 30 minutos do termino da infusão do rt-PA e também não passar sonda nasoenteral nas primeiras 24 horas após a infusão. A dosagem do alteplase endovenosa é de 0,9 mg/kg, dose máxima de 90 mg/Kg, sendo 10% no em bôlus (1 minuto) e o restante de infusão contínua de 1 hora.

Quais os cuidados de enfermagem aos pacientes em uso de trombolíticos?

Portanto, cabe ao enfermeiro na abordagem inicial uma ação rápida, realizando avaliação clínica, exame físico, monitorização multiparamétrica, punção venosa calibrosa, avaliação do Eletrocardiograma (ECG), coleta e interpretação dos marcadores de necrose miocárdica e intervenção farmacológica inicial.

Quais procedimentos não podem ser realizados em pacientes trombolíticos?

Quais as contraindicações absolutas a trombolíticos no IAM?
  • qualquer histórico de sangramento intracraniano (AVCH)
  • AVCI nos últimos 3 meses. ...
  • Trauma significativo em face ou crânio nos últimos 3 meses.
  • Tumor em sistema nervoso central (não obrigatoriamente tem que ser maligno)
  • Malformação arteriovenosa cerebral.

Quais são as medicações trombolíticos?

Atualmente, os dois principais trombolíticos são:
  • Alteplase.
  • Tecneteplase.

Como é feita a trombólise?

“A trombólise é feita com um medicamento, o trombolítico, que é aplicado na veia. Ele viaja pela circulação até o coágulo que está entupindo o vaso sanguíneo do cérebro e tenta dissolvê-lo para retomar a circulação e a função daquela área”, explica Sheila.

Como é feito a trombectomia?

Na trombectomia, um cateter é usado no AVC isquêmico para desobstruir um vaso sanguíneo no cérebro de forma mecânica, removendo o coágulo com o uso de um stent ou por sucção. Atualmente, o tratamento mais utilizado é a trombólise, em que os coágulos desse tipo são dissolvidos por meio de medicação.

Quando é apropriado usar uma droga Fibrinolítica?

A utilização dos fármacos fibrinolíticos está indicada principalmente para tratamento de trombose venosa profunda, embolia pulmonar, infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral isquêmico agudo com obstrução arterial.

Quais as principais complicações da terapia trombolítica?

As complicações decorrentes da terapia trombolítica e da internação hospitalar foram: transformação hemorrágica sintomática 20 (31%), pneumonia 13 (20,4%), infecção do trato urinário 5 (7,9%) e úlcera por pressão 4 (6,3%).

Qual a janela terapêutica no uso do trombolítico intravenoso no avei?

A indicação do tratamento trombolítico intravenoso dentro da janela expandida (entre 180 e 270 minutos) deve ser analisada de forma individual e criteriosa, especialmente para os subgrupos de pacientes com idade acima de 80 anos; Escala de AVC do NIH maior que 25; associação de AVCI e DM prévios; e uso de ...

Quais são os exames de laboratório prioritários na fase Hiperaguda do AVC?

Recomenda-se realizar em caráter de emergência os seguintes exames sangüíneos 2,5(D): hemograma, glicose, creatinina, uréia, eletrólitos, gasometria arterial, coagulograma e, antes da alta hospitalar, frente à suspeita de trombose, a dosagem do colesterol total e frações, triglicérides e fibrinogênio.

O que é Trombolise química?

A trombólise consiste na injeção de uma substância química no local onde o coágulo se formou, para que ele se dissolva.

Quais os primeiros cuidados avaliações que devemos realizar em um paciente diagnosticado com AVE?

A avaliação inicial e assistência de enfermagem ao paciente que apresenta AVE no setor emergência deverão ser realizadas pelo enfermeiro e deve-se enfocar na avaliação das vias aéreas, circulação, respiração, sinais vitais e exame neurológico [1,13].

Qual é a conduta a ser aplicado quando o paciente chega na sala de emergência com sintomas de AVC?

Na suspeita de AVC, o enfermeiro da triagem do PA HSL deve encaminhar o paciente imediatamente para a Sala de Emergência (SE) e acionar imediatamente o CÓDIGO AVC em todos os casos cujo tempo de evolução dos sintomas, desde que o paciente foi visto normal pela última vez, for menor que 24 horas.

Quais os cuidados de enfermagem imediatos a um paciente com suspeita de AVC?

Os cuidados de enfermagem com o paciente de AVC continuam na fase de internação. Nessa etapa, a sistematização da assistência é fundamental. As escalas de avaliação neurológica e de déficits motores e sensoriais auxiliam a identificação do local do AVC.

Quais os critérios de exclusão para o uso de trombolíticos?

6 CRITÉRIOS DE EXCLUSÃO

Determinados fatores interferem no risco/benefício da terapia trombolítica, não sendo, contudo, contra- indicação absoluta de seu uso: NIHSS > 22, idade > 80 anos e a combinação de AVC prévio e diabete mélito.

Qual o tratamento imediato para AVC?

O tratamento do AVC isquêmico, utilizado em todo o mundo há vários anos, pode ser feito com medicamento trombolítico administrado na veia do paciente. A função do medicamento é dissolver o coágulo sanguíneo que está entupindo a artéria cerebral e causando a isquemia.

Quais são os critérios para inclusão no tratamento Trombolitico?

São critérios de inclusão para terapia com alteplase endovenoso:
  • AVC isquêmico e.
  • Possibilidade de se iniciar a infusão do rtPA dentro de 4,5 horas do início dos sintomas e.
  • TC de crânio ou ressonância magnética sem evidência de hemorragia.

Quando fazer Fibrinolise?

Se a estimativa para “wire crossing”, isto é, para abrir a lesão por angioplastia (equivalente ao tempo porta-balão das diretrizes americanas), for superior a 120 min (incluindo transferência hospitalar) prefira a fibrinólise. Do contrário, se o tempo estimado for menor que 120 min, a angioplastia é a escolha.

Artigo anterior
Como se define o comportamento?
Artigo seguinte
O que não pode comer quando fura o hélix?