O que é transversalidade na saúde?

Perguntado por: Jaime Artur Martins  |  Última atualização: 20. Februar 2022
Pontuação: 4.4/5 (31 avaliações)

Transversalidade : Trata-se de concepções e práticas que atravessam as diferentes ações e instâncias, que aumentam o grau de abertura da comunicação intra e intergrupos e ampliam as grupalidades, o que se reflete em mudanças nas práticas de saúde.

O que é o princípio da transversalidade?

O princípio da transversalidade vem justamente propor o desafio do diálogo entre as fronteiras do saber e poder, de uma permanente e cooperativa reinvenção das linhas dessas fronteiras, em que se criem novos modos de se produzir saúde e, portanto, da produção de novos sujeitos.

O que é transversalidade na saúde coletiva?

No SUS, Transversalidade é um dos princípios da Política Nacional de Humanização (PNH), que, visa estar presente em todos os programas e políticas do SUS. Com isso, o resultado esperado é um grau de contato e comunicação entre pessoas e grupos ampliados, sem hierarquia, reforçando a produção de saúde com qualidade.

Qual o princípio do Humanizasus?

Inseparabilidade entre a atenção e a gestão dos processos de produção de saúde : Refere-se a práticas interdependentes e complementares. A incorporação da humanização deve ocorrer considerando-se tal entendimento.

O que é protagonismo no SUS?

Protagonismo: É a ideia de que a ação, a interlocução e a atitude dos sujeitos ocupa lugar central nos acontecimentos. No processo de produção da saúde (conf.

Política Nacional de Humanização

41 questões relacionadas encontradas

Para que serve o Sistema Único de saúde?

Além de serviços de baixa, média e alta complexidade, o SUS também atua na vigilância epidemiológica e sanitária, assistência farmacêutica, atenção hospitalar, serviços de urgência e emergência, distribuição gratuita de medicamentos e pesquisas na área da saúde. ...

Qual a finalidade da Política Nacional de Humanização?

A Política Nacional de Humanização deve se fazer presente e estar inserida em todas as políticas e programas do SUS. A PNH busca transformar as relações de trabalho a partir da ampliação do grau de contato e da comunicação entre as pessoas e grupos, tirando-os do isolamento e das relações de poder hierarquizadas.

Quais são os três Macro-objetivos do HumanizaSUS?

Para isso, o HumanizaSUS trabalha com três macro-objetivos:

Divulgar a Política Nacional de Humanização e ampliar os processos de formação e produção de conhecimento em articulação com movimentos sociais e instituições.

Quais são as diretrizes do HumanizaSUS?

  • Acolhimento. 1.1. É uma atitude, uma postura ética a ser adotada por todos os profissionais. ...
  • Ambiência. 2.1. ...
  • Clínica ampliada e compartilhada. 3.1. ...
  • Gestão participativa e cogestão. 4.1. ...
  • Valorização do trabalhador. 5.1. ...
  • Defesa dos direitos dos usuários. 6.1.

Quantos são os princípios fundamentais do SUS?

Conforme nossa descrição sobre o sentido de princípios, identificamos três elementos que compõem a base cognitiva, ideativa e filosófica do sistema brasileiro e que foi inscrita na Constituição Federal de 1988: Universalidade; • Eqüidade; • Integralidade.

O que é a transversalidade?

A transversalidade consiste em contextualizar os conteúdos e resgatar a memória dos acontecimentos, interessando-se por suas origens, causas, consequências e significações, ampliando as possibilidades do aluno de se tornar um cidadão leitor.

O que é a intersetorialidade do SUS?

A intersetorialidade pode ser definida como a integração de diversos saberes e experiências de diferentes sujeitos e serviços sociais que contribuem nas decisões de processos administrativos para o enfrentamento de problemas complexos, com ações voltadas aos interesses coletivos que melhoram a eficiência da gestão ...

O que é universalidade do SUS?

Universalidade é um dos princípios fundamentais do Sistema Único de Saúde (SUS) e determina que todos os cidadãos brasileiros, sem qualquer tipo de discriminação, têm direito ao acesso às ações e serviços de saúde.

Qual é o princípio da transversalidade no currículo?

A transversalidade diz respeito à possibilidade de se instituir, na prática educativa, uma analogia entre aprender conhecimentos teoricamente sistematizados (aprender sobre a realidade) e as questões da vida real (aprender na realidade e da realidade).

Como podemos entender o termo transversalidade da Bncc?

A transversalidade é entendida como uma forma de organizar o trabalho didático-pedagógico em que temas, eixos temáticos são integrados às disciplinas, às áreas ditas convencionais de forma a estarem presentes em todas elas.

Quais são os conceitos e a importância de se trabalhar a transversalidade na educação profissional?

De acordo com o MEC, “os temas transversais na educação estão voltados para a compreensão e para a construção da realidade social, dos direitos e responsabilidades relacionados com a vida pessoal e coletiva, e com a afirmação do princípio da participação política.

Quais os princípios e diretrizes da Política Nacional de Humanização?

A Política Nacional de Humanização se pauta em três princípios: inseparabilidade entre a atenção e a gestão dos processos de produção de saúde, transversalidade e autonomia e protagonismo dos sujeitos.

O que é o HumanizaSUS e seus princípios e diretrizes?

A Política Nacional de Humanização (PNH) existe desde 2003 para efetivar os princípios do SUS no cotidiano das práticas de atenção e gestão, qualificando a saúde pública no Brasil e incentivando trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários.

O que é o HumanizaSUS e seus objetivos?

O que é o HumanizaSUS

O HumanizaSUS tem o objetivo de efetivar os princípios do Sistema Único de Saúde no cotidiano das práticas de atenção e de gestão, assim como estimular trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários para a produção de saúde e a produção de sujeitos.

Quais são os princípios doutrinários do SUS?

Desse modo, trabalha-se arduamente pela consolidação de seus princípios doutrinários (universalidade, equidade e integralidade nos serviços e ações de saúde), bem como dos princípios que dizem respeito a sua operacionalização (descentralização dos serviços, regionalização e hierarquização da rede e par- ticipação ...

São objetivos da Política Nacional de Humanização exceto?

São propósitos da Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS, EXCETO: ... d) Aprimorar, ofertar e divulgar estratégias e metodologias de apoio a mudanças não sustentáveis dos modelos de atenção e de gestão.

O que é ambiência na saúde?

Ambiência na saúde compreende o espaço físico, social, profissional e de relações interpessoais que deve estar em sintonia com um projeto de saúde voltado para a atenção acolhedora, resolutiva e humana.

É uma diretriz da Política Nacional de Humanização?

As diretrizes da PNH são orientações gerais que expressam o método da inclusão de gestores, trabalhadores e usuários na produção de saúde através de: Clínica Ampliada; • Co-gestão; • Acolhimento; • Valorização do trabalho e do trabalhador; • Defesa dos Direitos do Usuário; • Fomento das grupalidades, coletivos e redes.

O que se diz sobre a privatização do SUS?

“Quando a capacidade operacional do SUS for inferior à demanda, o Poder Público poderá celebrar contrato administrativo com a iniciativa privada, que atuará de modo complementar ao SUS.

O que são os princípios da universalidade e integralidade?

Estes são: universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de atenção; integralidade de assistência, compreendida como um conjunto de ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, que devem funcionar de forma articulada em todos os níveis de atenção; e igualdade da assistência à ...

Artigo anterior
Para que serve as aspas em um texto?
Artigo seguinte
Quantos fonemas tem a palavra folha?