O que é transporte ativo e passivo?

Perguntado por: Samuel Nogueira  |  Última atualização: 25. Juli 2024
Pontuação: 4.2/5 (43 avaliações)

O transporte passivo e o transporte ativo são processos que garantem a passagem de substâncias através da membrana. O primeiro se caracteriza como a passagem de uma substância através da membrana plasmática sem gasto de energia. O transporte ativo, por sua vez, requer energia para ocorrer.

O que é transporte ativo ou passivo?

O transporte ativo requer energia para deslocar substâncias contra uma concentração ou gradiente elétrico, como um canoísta remando rio acima. O transporte passivo, por outro lado, não exige energia à medida que as substâncias se deslocam ao longo do seu gradiente, como um canoísta à deriva, rio abaixo.

Como saber se o transporte é ativo ou passivo?

As substâncias entram e saem da célula de diferentes formas e o transporte por meio da membrana pode ser classificado em dois grupos: passivo e ativo.
  1. Transporte passivo: é aquele em que não há gasto de energia durante o processo.
  2. Transporte ativo: é aquele em que há gasto de energia durante o processo.

Quais são os tipos de transporte celular?

Confira os tipos de transportes que acontecem pela membrana celular:
  • Difusão simples. ...
  • Osmose. ...
  • Difusão facilitada. ...
  • Transporte ativo.

O que se entende por transporte ativo e difusão facilitada?

Difusão Facilitada: ocorre com auxílio de proteína transportadora (permease), que se liga à substância e a transporta para dentro ou fora da célula – isso ocorre com a glicose, por exemplo. Transporte Ativo: há gasto de energia, pois se move contra um gradiente de concentração. Exemplo: Bomba de Sódio e Potássio.

TRANSPORTE ATIVO E PASSIVO - Diferenças | Biologia com Samuel Cunha

45 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre transporte ativo e passivo Cite exemplos?

Em algumas situações, o transporte de substâncias através da membrana não leva ao gasto de energia pela célula. Esse tipo de transporte é chamado de passivo. Em outras, no entanto, para que as substâncias atravessem a membrana, torna-se necessário o uso de energia, sendo esse o transporte ativo.

Quais são os transportes ativos?

Existem dois tipos de transporte ativo: primário e secundário. transporte ativo primário: depende diretamente do ATP. A energia libertada durante a hidrólise do ATP permite o movimento de moléculas ou iões contra o gradiente de concentração, através de proteínas transportadoras.

Quais são os tipos de transporte passivo?

O transporte passivo é a passagem de uma substância através da membrana plasmática de uma região onde ela está mais concentrada para uma onde está menos concentrada, sem gasto de energia. Existem três tipos de transporte passivo pela membrana celular: a difusão simples, a difusão facilitada e a osmose.

Como funciona o processo de difusão facilitada?

Na difusão facilitada, as moléculas difundem-se através da membrana plasmática com o auxílio de proteínas da membrana, tais como os canais e as proteínas carreadoras. O gradiente de concentração dessas moléculas existe, portanto elas têm o potencial para se difundir para dentro (ou para fora) da célula.

É um exemplo de transporte passivo?

A osmose é um tipo de transporte passivo que se caracteriza pela difusão de água através de uma membrana seletivamente permeável. Na osmose, a água se movimenta da região onde há baixa concentração de soluto para a região com maior concentração de soluto.

Qual é a função do transporte ativo?

O transporte ativo é um tipo de transporte em que a célula gasta energia para mover solutos contra seus gradientes de concentração. A bomba de sódio-potássio é um exemplo de transporte ativo. O transporte ativo se diferencia do passivo, pois neste a célula não gasta energia.

Quem faz transporte ativo?

O transporte ativo é o movimento de uma substância pela membrana plasmática contra um gradiente de concentração. Ele é mediado por enzimas e requer gasto de energia.

O que é o ATP?

O que é ATP? A ATP (adenosina trifosfato) é a principal molécula carreadora da energia química utilizada nas mais diversas reações que ocorrem nas células. Ela funciona como um depósito de energia, acionado quando necessário para a realização de alguma reação.

Qual é a fonte de energia usada no transporte ativo?

Dentre os dois tipos de transporte ativo, o transporte ativo primário é mais estudado. Nele o fornecimento de energia vem da hidrólise do ATP através de ATPases específicas. O exemplo mais clássico de transporte ativo primário é a bomba de sódio-potássio.

É um exemplo de difusão facilitada?

Um exemplo de difusão facilitada é a absorção de glicose ao nível das vilosidades intestinais, para o meio interno (capilares sanguíneos intestinais).

Quem passa por difusão simples?

A difusão simples é a transferência de compostos que ocorre de maneira passiva, sempre da região mais concentrada para a de menor concentração. Nesse caso, as moléculas passam livremente pela bicamada lipídica da membrana plasmática.

O que é difusão e osmose?

A difusão é a passagem de soluto, através de membranas, de um meio para o outro. Já osmose, é a passagem de água de um lado para o outro.

Qual a diferença entre transporte passivo?

A grande distinção entre os dois diz respeito ao uso da energia para a realização do equilíbrio celular. Enquanto o transporte passivo não utiliza energia para realizar sua atividade, o ativo precisa de ATP, ou seja, da molécula de adenosina trifosfato que fornece energia química para as células.

Como ocorre o processo de difusão?

A difusão ocorre quando as partículas se deslocam de uma área de alta concentração para uma área de baixa concentração, criando um gradiente de concentração.

O que é transporte ativo de exemplo?

Em vez disso, a célula precisa trazer mais moléculas de glicose via transporte ativo. No transporte ativo, ao contrário do transporte passivo, a célula gasta energia (por exemplo, sob a forma de ATP) para mover uma substância contra seu gradiente de concentração.

Como é o processo de osmose?

A osmose é um processo, no qual a água é transportada de uma solução menos concentrada em soluto (hipotônica) para uma solução mais concentrada em soluto (hipertônica) pela membrana plasmática, dentro da célula.

O que é o transporte através da membrana?

É o transporte passivo que acontece através de proteínas. O soluto passa do lado MAIS concentrado para o lado MENOS concentrado, isto é, a favor de gradiente. Não há gasto de energia. Observe que a proteína transportadora tem um sítio ao qual a molécula a ser transportada se liga.

Artigo anterior
O que é um decimal infinito não periódico?
Artigo seguinte
Qual o objetivo da lei do racismo?