O que é transferência positiva e negativa?

Perguntado por: Wilson Marco Loureiro de Neves  |  Última atualização: 4. Juni 2024
Pontuação: 4.6/5 (75 avaliações)

Assim, fala-se em transferência positiva quando estão presentes em maior intensidade os afetos amistosos e afetuosos, e em transferência negativa quando o que impera é a agressividade e a hostilidade do paciente em relação ao analista.

O que é transferência positiva?

A transferência positiva é um fenômeno que facilita o processo analítico. Torna o paciente mais suscetível à influência do analista por nutrir por ele um sentimento de empatia, respeito, admiração etc, que o faz baixar as resistências e se esforçar por associar livremente.

O que é a transferência negativa?

A transferência pode ser negativa ou positiva. A transferência negativa ocorre quando a resolução de um problema anterior dificulta mais a resolução de um posterior, ao passo que a positiva ocorre quando a solução do anterior facilita a resolução do novo.

O que significa transferência na psicanálise?

A transferência é um fenômeno que ocorre no setting analítico. Nesse processo, os sentimentos sobre as figuras parentais são atualizadas na relação entre o paciente e o analista. Trata-se de uma parte muito importante da técnica psicanalítica.

O que é a transferência na terapia?

A transferência é tornada consciente para o paciente pelo analista, e é resolvida convencendo-o de que em sua atitude de transferência ele está reexperimentando relações emocionais que tiveram sua origem em suas primeiras ligações de objeto, durante o período reprimido de sua infância.

COMO ENTENDER A TRANSFERÊNCIA E A CONTRATRANSFERÊNCIA- O que é e como funciona a Transferência

30 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de transferência do paciente?

Procedimentos para alta e transferência
  • Transferência interna.
  • Transferência externa.
  • Alta hospitalar e pagamento.
  • Alta contra indicação médica.

O que é transferência negativa psicanálise?

Freud (1912) distingue dois tipos de transferência: a negativa, relacionada a sentimentos hostis, e a positiva, que se divide em sentimentos conscientes (afetuosos e amistosos) e inconscientes, que demonstravam, na prática, serem de fontes eróticas.

Como lidar com a transferência na terapia?

Qual a responsabilidade do terapeuta para que a transferência não se torne nociva ao paciente?
  1. Saiba deixar o paciente no lugar de terapia;
  2. Evite ser íntimo na vida social;
  3. Respeite o paciente na terapia, evitando comentários íntimos que o leve pensamento fantasioso sobre seu psicólogo, psicanalista ou terapeuta;

O que é a transferência afetiva?

Na transferência, pelo deslocamento afetivo que a constitui, cria-se um novo fato, constrói-se no presente um passado que passa a não ser mais o mesmo.

O que é transferência emocional?

A transferência na teoria psicanalítica é realizada quando você projeta sentimentos sobre outra pessoa para seu terapeuta. Um exemplo clássico de transferência é quando um cliente se apaixona por seu terapeuta. No entanto, pode-se também transferir sentimentos de raiva, desconfiança ou dependência.

Em qual estágio ocorre a transferência negativa?

A transferência negativa ocorre quando a experiência anterior impede ou interfere no desempenho de uma habilida- de, num contexto novo ou na aprendiza- gem de uma habilidade nova.

O que é a neurose de transferência?

Neurose de transferência: novas formas de neurose podem surgir ao longo do processo de psicanálise. O paciente transfere seus sentimentos de um relacionamento passado para um do presente. O analista está sujeito a ser um alvo nesses casos. Na teoria freudiana, este é um passo necessário para o processo de cura.

Quando o paciente deve ir para o divã?

Geralmente o paciente vai para o divã quando já consegue elaborar em um sentido de se responsabilizar sobre suas questões, atos e relações, isto é, quando identifica em qual local está no meio dessas conexões.

Onde Freud fala sobre transferência?

Freud volta a falar da transferência em suas Conferências introdutórias sobre psicanálise nos textos: Conferencia XIX - Resistência e repressão de 1917 e Conferencia XXVII – Transferência, também de 1917.

O que é pulsão para a psicanálise?

Em Três Ensaios sobre a teoria da sexualidade, Freud (1905/1996b) define o conceito de pulsão. Neste trabalho, esta é exposta como o representante psíquico de uma energia que leva ao movimento, ou ainda uma espécie de demanda por ação que seria feita ao psiquismo cuja fonte seria o processo excitatório em um órgão.

Quais são os mecanismos de defesa na psicanálise?

Os principais mecanismos de defesa estudados pela psicanálise são: a regressão, o deslocamento, a negação, a racionalização, a sublimação e a repressão.

O que é transferência erótica na terapia?

No tratamento psicoterápico, a transferência erótica é uma das formas de resistência ao tratamento, pois tem como objetivo impossibilitar a expressão do reprimido e sua elaboração, já que o terapeuta passa a ser alvo de sedução de forma concreta e ativa.

Quando o analista se apaixona pela paciente?

Sim, pode acontecer do psicólogo(a) se apaixonar pelo paciente e o o contrario também, pois os dois são humanos e possíveis de serem dominados pelas emoções. Porem o profissional deve estar de bem com a vida no relacionamento e ser firme no vinculo terapêutico para que não intoxique o processo terapêutico.

Qual a principal diferença entre transferência erótica e erotizada?

Já nas transferências eróticas, a capacidade de fantasiar não é perdida, e as demandas eróticas se mantêm ao nível da fantasia, ou seja, o analista é um objeto da fantasia do paciente, ao contrário das transferências erotizadas, onde ele é vivido como um objeto concreto.

Como lidar com a transferência negativa?

Informar ao paciente o que se passa com ele nem sempre resulta em benefícios - depende do momento, de sua capacidade simbólica de absorver o que lhe é passado. Quando a transferência negativa é intensa, pode inclusive provocar mais turbulência, sentimento de desencontro e frustração.

O que é a transferência para Lacan?

A transferência, tal qual concebida neste trabalho, é um vínculo que se estabelece exclusivamente nas relações humanas (FREUD, 1912). A transferência remete a estrutura de funcionamento do sujeito, como ele se relaciona com os outros.

É normal se sentir mal depois da terapia?

Não é apenas tristeza, raiva ou ansiedade que podem ser acionadas durante uma sessão de terapia. Existem assuntos que podem provocar um esgotamento como se toda a energia tivesse sido sugada ou até mesmo como se o corpo tivesse levado uma surra.

O que é transferência e Contratransferencia?

Em seu estilo ensaístico, "Transferência e contratransferência" expressa o movimento em várias dimensões entre a imaginação metapsicológica e a operação do método psicanalítico, que, em seu conjunto, habitam o coração do exercício da clínica psicanalítica.

De quem é a responsabilidade de transferir o paciente?

A responsabilidade durante a transferência do paciente é do médico solicitante e do médico da remoção, pois ambos devem ter o entendimento da necessidade da transferência e do momento adequado (paciente estável) para que seja concretizada.

Como é feita a transferência do paciente?

A transferência para um outro hospital é realizada mediante vontade do próprio paciente ou de seus familiares. Porém, somente pode ser feita após autorização médica e mediante contato com o hospital de destino.

Artigo anterior
Como gerar Guia recolhimento INSS?
Artigo seguinte
Como são escolhidos os ministros do TCU?