O que é trabalho livre resumo?

Perguntado por: Luís Jorge Almeida  |  Última atualização: 30. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (64 avaliações)

Trabalho livre é a definição que dou para o momento em que uma pessoa está engajada em atividades relacionadas à empresa, mas sem qualquer amarra com chefe, cliente, hard deadline, ou qualquer uma das limitações convencionais com as quais ela lida no dia-a-dia. Por isso o nome “livre”.

Como compreende o trabalho livre?

A legislação do trabalho livre no Brasil aparece mediando o paradoxo da liberação do trabalho com imperativo de liberdade e, por outro lado, se dá por um processo que teve como preocupação a garantia de mão-de-obra, impondo a disciplina e a obrigação de trabalho, tudo com garantias contratuais.

O que é trabalho livre no Brasil?

O trabalho livre, pensado no século XIX como uma possibilidade de transição da escravidão, juntamente com a legislação que intentava regê-lo, vem sendo discutidos ultimamente pela historiografia.

Qual a diferença entre servidão e trabalho livre?

A principal diferença entre o servo e o escravo é justamente a questão da propriedade. Enquanto os escravos eram de seus senhores — e podiam, portanto, ser trocados ou vendidos em transações comerciais —, os servos não pertenciam a ninguém. A relação estabelecida, nesse caso, era a de dependência, não de propriedade.

O que é trabalho livre na Antiguidade?

- Nesse tipo de trabalho, o trabalhador não era preso a nenhuma pessoa ou obrigação com o Estado. - Geralmente eram pequenos comerciantes, artesãos, pequenos proprietários rurais e diferentes tipos de prestadores de serviços.

Trabalho: Conceito, História e Sociologia do Trabalho - Brasil Escola

28 questões relacionadas encontradas

Como era o trabalho na Antiguidade e na Idade Média?

Na antiguidade, aos filósofos e homens livres cabia o exercício intelectual. Na idade média o trabalho tem uma estreita vinculação com a religiosidade e sua organização vincula-se fortemente às diretrizes da igreja. É sabido que a igreja tinha forte influência na manutenção da estratificação social.

Quais as principais características dos tipos de trabalho na Antiguidade?

Trabalho na Antiguidade

Na Antiguidade, predominou o trabalho escravo, que é um tipo de trabalho compulsório, ou seja, trata-se de condição de trabalho imposta, relacionada à perda da liberdade das pessoas que são escravizadas.

Qual a diferença entre escravidão servidão e o trabalho assalariado?

Difere-se das demais relações de trabalho por prescindir de relações de dependência extra-econômicas (na escravidão, por exemplo, o trabalhador é propriedade do senhor de escravos, enquanto na servidão o trabalhador está ligado à terra e é dependente do senhor de terra).

Quais as principais diferenças entre o trabalho escravo a servidão e o trabalho assalariado?

Enquanto o servo de um senhor feudal trabalhava a terra de forma a produzir diretamente o seu sustento, cedendo parte da produção ao senhor como forma de tributo, o trabalhador assalariado trabalha em função de uma moeda, para só então poder ter contato com seu sustento.

O que é sistema de servidão?

A servidão predominante na sociedade feudal era baseada nas relações entre camponeses (servos) e os proprietários de terras (senhor feudal). As principais características da servidão eram: os servos não podiam deixar o manso servil sem autorização do senhor (sem liberdade) e eram cobrados impostos dos servos.

Quem era o trabalhador livre nacional do Brasil?

O terceiro elemento, e talvez o mais complexo foi o “elemento nacional livre”, composto por homens brancos livres e pobres, negros forros, libertos, “fugidos”, e mestiços. Foram indivíduos que durante o período colonial e o período da escravatura pós-independência, constituíram parte acessória da força de trabalho.

O que é a Lei do Ventre Livre?

A Lei do Ventre Livre (LEI Nº 2.040, DE 28 DE SETEMBRO DE 1871) foi assinada pela Princesa Isabel e promulgada em 28 de setembro de 1871, considerando livre todos os filhos de mulheres escravas nascidos a partir de então.

Como era o trabalho livre no Brasil durante a colônia e o Império?

O trabalhador livre é dono de sua força de trabalho- recebe um salário em troca dessa força. ... No Brasil Colonial e Imperial, boa parte da sociedade era formada por trabalhadores escravos (africanos e índios), mas vale ressaltar que também existiam trabalhadores livres.

Quais eram as possibilidades de trabalho livre na sociedade escravista?

Pôde verificar que o trabalhador livre estava encadeado a qualquer possibilidade de desenvolver uma atividade rentável, já que as possibilidades de trabalhar em fazenda não atendiam as expectativas dele, pois não queria mais suportar as mesmas condições de trabalho que era imposta ao escravo.

Qual a diferença entre o trabalho escravo antigo e o atual?

A escravidão moderna é diferente da escravidão antiga, praticada no Brasil durante os períodos colonial e imperial. A principal diferença é que, no período da escravidão antiga, a lei permitia que uma pessoa fosse propriedade da outra, um objeto que poderia ser negociado em troca de dinheiro.

O que é o trabalho assalariado?

O trabalho formal ou assalariado é o que se caracteriza, conforme comentamos, como relação de emprego: nestes casos o empregador e o empregado estão cumprindo um contrato que estabelece direitos e deveres de ambas as partes, e que é regido pelas regras da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

O que é o trabalho assalariado para Marx?

114-115). Marx acresce que: Trabalho produtivo [...] é o trabalho assalariado que, na troca pela parte variável do capital (a parte do capital despendida em salário), além de reproduzir essa parte do capital (ou o valor da própria força de trabalho), ainda produz mais-valia para o capitalista.

Qual a principal característica do trabalho primitivo?

O trabalho primitivo foi o primeiro regime de trabalho onde o ser humano buscava satisfazer suas necessidades básicas, como se alimentar, se abrigar, etc.

Como era o trabalho de antigamente?

No passado, as sociedades dividiam o trabalho entre trabalhadores livres e escravos. As pessoas escravizadas realizavam os serviços mais desprezados pela comunidade e não podiam fazer outra coisa. Além disso, não eram pagas por seu trabalho.

Como era o trabalho antigamente e agora?

A divisão do trabalho se dava a partir do sexo, ou seja, mulheres ficam em casa, cuidam dos filhos e do marido. Já o homem trabalhava fora de casa e pagava as contas.

Quais eram os trabalhos na Idade Média?

A mão de obra predominante na Idade Média foi a servil. Havia grande influência da Igreja Católica sobre a sociedade da época. A Idade Média é o período da História que começa no século IV, com a queda do Império Romano do Ocidente, e vai até o século XV, logo após a tomada de Constantinopla pelo Império Turco-Otomano.

Quem era o trabalhador livre nacional no Brasil Império e quais as principais funções?

O trabalhador livre continua em destaque nos cargos de confiança, como feitor ou transportador. ... A esses tipos de trabalhadores livres devem-se acrescentar os moradores e agregados, que ganhavam direito de usufruir a terra alheia em troca de seu trabalho ou de uma porção dos frutos de seu trabalho naquela terra.

Quem eram os homens livres no período colonial?

Na sociedade colonial brasileira, além dos escravos e dos senhores de en- genho, havia homens livres, cujas atividades eram várias. Nas cidades, eram religiosos, artesãos, sapateiros e pequenos comerciantes; no campo, eram pequenos agricultores e criadores de gado.

Como eram as condições de vida dos escravizados nas fazendas coloniais?

A condição da vida escrava era desumana. Os escravos se alimentavam de forma precária, vestiam trapos e trabalhavam em excesso. Trazidos da África para trabalhar na lavoura, na mineração e no trabalho doméstico, os escravos eram alojados em galpões úmidos e sem condições de higiene, chamados senzala.

Quais as consequências da Lei do Ventre Livre?

A partir da Lei do Ventre Livre, foi concedida a liberdade aos filhos dos escravos nascidos após a data da sua promulgação. A lei ainda trazia outras providencias em relação ao tratamento e a criação daqueles filhos menores.

Artigo anterior
É possível converter multa gravíssima em advertência?
Artigo seguinte
O que é lei moral cerimonial e civil?