O que é teste Dornic?

Perguntado por: Mauro Machado Morais  |  Última atualização: 21. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (2 avaliações)

O teste Dornic é um dos testes utilizados para se verificar a acidez do leite antes de se proceder a fabricação de derivados láticos. Se no alizarol testa-se se o leite está ou não ácido, com o teste de Dornic, verifica-se o quanto é esta acidez (quantifica-se o grau de acidez).

Para que serve o teste Dornic?

O teste é usado para classificar o leite e também como um guia para controle da manufatura de produtos como o queijo. A acidez titulável é expressa em graus Dornic (oD) ou em porcentagem (%) de ácido láctico.

Como medir Dornic?

Pressione a torneira do acedímetro, para gotejar a solução Dornic, e agite levemente. Faça isso até surgir uma leve coloração rosada por 15 e 20 segundos. Na coluna, olhe quantos ml de solução Dornic foram utilizados. Cada divisão equivale a 1°D (se foram gastos 1,4 ml, o leite está com 14 graus Dornic).

O que é a solução Dornic?

Solução Dornic de 1 litro

É uma solução de hidroxido de sódio a 0,1 N que vai ser titulada no leite afim de quantificar a acidez, que será expressa em ºDornic. O leite deve ter minimo de 14 graus e máximo de 18 graus dornic.

Como fazer Dornic?

COMO FAZER A ANALISE DE ACIDEZ DORNIC:

- Coloque 3 a 5 gotas de Fenolftaleína no leite. - Encha a Bureta do acidimetro até o 0º, com a mão esquerda começe a gotejar a solução dentro do becker que é segurado com a mão direita, que já contém o leite e as gotas de fenolftaleína.

TESTE DE ACIDEZ DORNIC

45 questões relacionadas encontradas

Como medir a acidez do leite?

Já com o teste de Dornic, é possível saber o quanto é esta acidez, ou seja, o leite em estado normal (composição e conservação) deve possuir acidez entre 15 e 18 graus Dornic (equivalente a um pH de 6,6 a 6,9). Procedimentos:Adicione de 3 a 4 gotas de fenolftaleína em 10 mL de leite (pode utilizar um tubo de ensaio).

O que acontece com o leite em pH próximo a 5 7?

O leite fresco da vaca normalmente tem um pH entre 6,5 e 6,7. O pH do leite muda com o tempo. À medida que o leite azeda, torna-se mais ácido e portanto o pH fica mais baixo. Isso ocorre quando bactérias no leite convertem a lactose, que é um açúcar, em ácido láctico.

O que pode provocar a acidez do leite?

Isso ocorre devido à fatores como alta contagem bacteriana e de células somáticas, adição de água, alimentação da vaca e estágio da lactação. O colostro é sempre positivo para o teste, o que também pode ser verificado com o leite secretado no final da lactação.

Como é feito o teste de Alizarol?

O teste do alizarol consiste em misturar volumes iguais de leite e de alizarol. A legislação brasileira determina que o leite se mostre estável na concentração mínima de 72% do alizarol. O teste é feito em um tubo de ensaio com a mistura de 2 ml de leite, 2 ml de solução de alizarina e 0,1% de álcool.

Como usar o Termolactodensímetro?

Introduza cuidadosamente o termolactodensímetro (girando-o para romper a tensão superficial); c. Depois de sua estabilização anote o resultado da temperatura (T) e densidade (Dt) lida.

O que é o leite Lina?

LINA (Leite Instável Não Ácido) é uma alteração na qualidade do leite resultan- te do desequilíbrio no sistema de produ- ção. A principal alteração identificada é a perda da estabilidade da caseína ao teste do álcool, resultando em precipita- ção positiva, sem haver acidez elevada (acima de 18 ºD) (Zanela, 2004).

O que é a acidez titulável?

A acidez total titulável é a quantidade de ácido de uma amostra que reage com uma base de concentração conhecida. O procedimento é feito com a titulação de uma alíquota de amostra com uma base de normalidade conhecida utilizando fenolftaleína como indicador do ponto de viragem.

Para que serve o ácido lático?

Ele é essencial para o corpo, pois é a oxidação do ácido lático gera energia para o organismo, sendo a principal fonte de abastecimento de células cardíacas ou fibras musculares!

Quais testes normalmente são realizados para verificar a qualidade do leite?

Esses testes são: análise de temperatura, teste do alizarol, análise de índice crioscópico, densidade, teor de gordura, pesquisa de fosfatase e peroxidase, EST e ESD, neutralizantes de acidez e pesquisa de agentes inibidores do crescimento microbiano, (BRASIL, 2011).

O que indica o teste de Alizarol no leite?

Um dos testes mais comuns no dia a dia do campo é a prova do álcool (Alizarol), teste este que indica a acidez e a estabilidade térmica do leite, sendo que o resultado determinará se o leite será aceito ou rejeitado. Porém, esse teste pode produzir um falso-positivo, chamado de Leite Instável Não Ácido (LINA).

Qual a importância da análise de acidez do leite?

A determinação da acidez do leite permite avaliar o estado de conservação do produto. Se o leite não for estocado adequadamente após a ordenha, o número de microrganismos presentes será bastante elevado. Como resultado do metabolismo dos microrganismos, teremos um aumento da acidez do produto.

Qual o principal objetivo da padronização do leite?

A padronização do leite é um processo de qualidade nos laticínios para obter um teor de gordura desejável.

Qual o objetivo do teste da densidade no leite?

A determinação da densidade é feita com um aparelho, o termolactodensímetro. A densidade abaixo do mínimo fornece uma indicação de adição de água no leite e, eventualmente, poderá indicar também problemas de saúde da vaca, ou mesmo problemas nutricionais.

Como saber se o leite está com água?

A crioscopia é feita por meio de um aparelho chamado crioscópio, podendo ser manual, mecânico ou eletrônico. Por intermédio da microscopia podemos estimar a quantidade de água adicionada ao leite. O ponto crioscópico do leite situa-se na faixa entre -0,55 a -0,53ºC.

Como fazer o teste no leite?

Também um método prático e simples de se fazer é o teste da fervura, que consiste em se ferver uma pequena amostra de leite. O leite normal deverá resistir à fervura sem "talhar". O teste Dornic é um dos testes utilizados para se verificar a acidez do leite antes de se proceder a fabricação de derivados láticos.

O que acontece quando o pH do leite se acidifica?

Normalmente, a caseína não é afetada pela pasteurização, permanecendo estável. Entretanto, quando há acidificação (diminuição do pH) do leite ocorre a desestruturação das micelas de caseína e Page 9 9 formação do coágulo. Isto pode ocorrer também no leite alcalino como no caso da síndrome do leite anormal (SILA).

O que pode alterar a crioscopia do leite?

Fraudes. Raça. Qualidade da dieta.

Porque o leite da vaca fica aguado?

Separar e tratar as vacas que apresentarem alteração no leite como presença de grumos, leite amarelado, leite aguado, pois estes são sinais típicos de mastite clínica.

Qual pH ideal do leite?

O pH do leite fresco apresenta reação ligeiramente ácida, variando entre 6,6 e 6,8, com média de 6,7 a 20oC ou 6,6 a 25oC. Leite de glândulas mamárias com inflamação (mastite) fica alcalino e pode chegar a 7,3 - 7,5.

Qual deve ser o pH do leite?

O leite de vaca normal apresenta pH entre 6,6 e 6,8 e acidez titulável entre 0,14 a 0,18 % em ácido lático, enquanto que o leite de cabra deve apresentar acidez entre 0,13 a 0,18%.

Artigo anterior
Como é o Pózinho do cupim?
Artigo seguinte
O que é o clamor a Deus?