O que é Terotecnologia na manutenção?

Perguntado por: Rodrigo Duarte Amorim Esteves  |  Última atualização: 6. Januar 2022
Pontuação: 4.5/5 (22 avaliações)

A terotecnologia é uma técnica inglesa que determina a participação de um especialista em manutenção desde a concepção do equipamento até sua instalação e primeiras horas de produção. Com a terotecnologia, obtêm-se equipamentos que facilitam a intervenção dos mantenedores.

Por que a Terotecnologia pode ajudar na manutenção?

Terotecnologia em manutenção: aumento da confiabilidade e facilitação da intervenção dos mantenedores (manutenibilidade), para futuras máquinas e equipamentos.

Qual é o conceito atual de manutenção?

Manutenção é a ação de manter, sustentar, consertar ou conservar alguma coisa ou algo.

Quais as vantagens da Terotecnologia?

TEROTECNOLOGIA
  • Controle do clico de vida do custeio;
  • Redução de custo do ativo a curto, médio e longo prazo;
  • Método para controlar a vida do ativo;
  • Aumento da vida útil dos equipamentos e peças;
  • Otimização da produção e baixa manutenção;
  • Do ponto de vista social, ecônomico e financeiro.

Quando surgiu a Terotecnologia?

No início dos anos 70, foi levado em questão o envolvimento dos aspectos de custos no processo de gestão da Manutenção, que ficou conhecido como Terotecnologia.

TPM Manutenção Produtiva Total

43 questões relacionadas encontradas

Em que ano surgiu a manutenção?

A origem do conceito de manutenção surgiu no final do século XIX com o início da mecanização das indústrias e a implantação de produtos em série. ... Esses técnicos deram início ao processo de desenvolvimento de planos preventivos em conjunto com os corretivos, dando origem ao conceito de manutenção preventiva.

Quando começou a ser conhecida a manutenção?

A manutenção, começou a ser conhecida e percebida com o nome de manutenção, por volta do século XVI na Europa central, juntamente com o surgimento de que engenho: teodolito relógio de sol moinho mecânico roda d¿água relógio mecânico 8.

Quais os conceitos básicos da terotecnologia?

A Terotecnologia é a gestão econômica de bens, ou seja, uma espécie de ciência aplicada para medir os valores operacionais de ativos fixos ou físicos. Os profissionais que estão envolvidos na terotecnologia observam os ativos tangíveis de uma empresa ou negócio, tais como edifícios, equipamentos e veículos.

Qual é o objetivo da terotecnologia?

A terotecnologia é uma técnica inglesa que determina a participação de um especialista em manutenção desde a concepção do equipamento até sua instalação e primeiras horas de produção. ... A manutenção corretiva tem o objetivo de localizar e reparar defeitos em equipamentos que operam em regime de trabalho contínuo.

O que é uma preditiva?

adjetivo Refere-se à predição, ao ato de predizer, de dizer por antecipação, com antecedência; em que há previsão; prevista. [Por Extensão] Compreendido por meio de deduções, a partir de dados, ações ou informações previamente apresentadas: sucesso preditivo.

Quais são os conceitos de manutenção?

"Podemos entender manutenção como o conjunto de tratativas e cuidados técnicos, indispensáveis ao funcionamento regular e permanente de nossas máquinas, equipamentos, ferramentas e instalações. Esses cuidados envolvem a conservação, a adequação, a restauração, a substituição e a prevenção."

Quais são as políticas conceitos de manutenção?

Temos basicamente três tipos ou políticas de intervenção mais conhecidos na manutenção: corretiva, preventiva e preditiva.

O que é o plano de manutenção?

Um plano de manutenção é um documento, ou uma série deles, em que são registradas todas as informações relevantes sobre uma máquina e as análises da sua performance. Na prática, isso implica estabelecer uma periodicidade para que o equipamento seja vistoriado.

Como a manutenção mecânica atua no meio ambiente?

Como uma das forças motrizes da economia, o setor industrial e empresarial têm impacto direto no cuidado com o meio ambiente. ... Durante o processo de manutenção de máquinas é comum a troca de óleo, sendo essencial o correto descarte do resíduo, sem prejuízo ao meio ambiente.

O que é a manutenção preventiva é porque ela é grande aliada na preservação ambiental?

A manutenção preventiva apresenta-se, neste sentido, como importante método que garante não somete o nível de eficácia e eficiência nas operações industriais, vez que permite ao equipamento a sua máxima performance, como também diminui significativamente o índice de acidentes com vazamentos de substâncias contaminantes ...

Em que consiste a manutenção de ocasião?

Manutenção de ocasião: o que é? Enquanto a manutenção preditiva está baseada na inspeção e prevenção, a manutenção de ocasião trata de remediar algum dano eventual que possa ter acontecido durante o processo produtivo. A manutenção de ocasião visa corrigir algum problema depois que ele se apresenta.

Qual é o objetivo da manutenção corretiva?

O principal objetivo da manutenção corretiva é restaurar o ativo para a condição em que ele possa funcionar como pretendido, seja com a reparação de sistemas ou substituição de componentes.

Qual o objetivo que a manutenção tem em uma empresa?

A manutenção é de extrema importância para qualquer empresa, pois seu principal objetivo é manter a disponibilidade dos equipamentos, gerenciar os recursos e eliminar os defeitos das máquinas para manter o mesmo padrão de qualidade dos produtos.

Qual o objetivo da solda de manutenção?

A soldagem de manutenção e reparo apresenta aspectos diferentes, sendo que seu principal objetivo é manter em funcionamento as linhas de produção, recuperar rápida e economicamente toda a peça ou equipamento cuja a substituição tenha custo elevado e muitas vezes impossível.

Quais são os tipos de manutenção?

Quais os tipos de manutenção?
  • Manutenção corretiva.
  • Manutenção preventiva.
  • Manutenção preditiva.

Quais as ocorrências que contribuem para o aparecimento da TPM?

Alguns fatores contribuíram para o surgimento da TPM como: avanço na automação industrial, busca em termos de melhoria da qualidade, aumento da concorrência empresarial, dificuldades de recrutamento de mão-de-obra para trabalhos considerados sujos, pesados ou perigosos, entre muitos outros.

O que é a manutenção preventiva?

Manutenção preventiva: seguir as recomendações dos fabricantes. A manutenção preventiva é uma forma de manter o funcionamento dos veículos o mais próximo possível das condições de fábrica, sem forçar sua mecânica, prevenindo problemas com componentes desgastados ou no final de sua vida útil.

O que é um histórico de manutenção?

Em um resumo grosseiro, o histórico de manutenção representa um espelho do passado recente da empresa, no que diz respeito à saúde das linhas de produção. Por meio dele, é possível entender quais são as melhores estratégias para evitar que erros se repitam e, é claro, para otimizar o trabalho dos técnicos.

Quando usar a manutenção preventiva?

A manutenção preventiva é aplicável apenas em equipamentos onde as taxas de falha estão ligadas à idade do equipamento. Ou seja, na media em que o equipamento envelhece, as taxas de falhas aumentam. Apenas 11% dos equipamentos seguem apresentam aumento na taxa de falhas de acordo com o seu envelhecimento.

Como surgiu a motivação para se prevenir contra as falhas de máquinas e equipamentos?

Nos últimos anos, com a intensa concorrência, os prazos de entrega dos produtos passaram a ser relevantes para todas as empresas. Com isso, surgiu a motivação para se prevenir contra as falhas de máquinas e equipamentos.

Artigo anterior
Quais são os principais ritmos que influenciaram o forró?
Artigo seguinte
Pode cobrar a pessoa no trabalho?