O que é Termo de Quitação de um imóvel?
Perguntado por: Eduarda Martins Figueiredo | Última atualização: 19. Mai 2025Pontuação: 4.9/5 (35 avaliações)
Termo de quitação é o documento que comprova que seu contrato está LIQUIDADO. Se você já terminou seus pagamentos e quer passar o imóvel para seu nome, solicite-o junto ao Funcap.
O que fazer com o Termo de quitação de imóvel?
Após obter o termo de quitação financeira, o dono da propriedade deve comparecer ao cartório de imóveis onde ele está registrado e solicitar a emissão da escritura definitiva.
Como tirar o Termo de quitação de imóvel?
É a instituição financeira ou empresa credora quem emite o termo de quitação de imóvel. Assim, para solicitar o documento, o comprador deve entrar em contato com o banco para verificar o procedimento necessário, que pode variar de acordo com a empresa credora.
Quanto custa o Termo de quitação de imóvel?
A lei determina que o custo da averbação do termo de quitação do imóvel depende do valor do imóvel, mas não costuma passar de 0,1 a 0,5% deste valor. Se a pessoa quiser uma certidão de inteiro teor para ficar com o documento que comprova a averbação, haverá ainda o custo de cerca de R$ 90.
Quando registrar o Termo de quitação de imóvel em cartório?
De acordo com a Lei Federal 13.294/2016, o prazo para a instituição financeira fornecer o termo de quitação é de 30 dias, a partir da data de liquidação da dívida. Portanto, atente-se a isso ao quitar o financiamento imobiliário, siga os passos indicados acima e faça o registro de quitação do imóvel assim que possível.
Quitei o financiamento. Quais os passos agora?
O que deve constar no termo de Quitação?
O termo de quitação com a lei 13.467/17
Assim, o termo de quitação apontará as obrigações mensais do empregador e apresentará a quitação referente ao período de um ano dada pelo funcionário, tendo eficácia liberatória das parcelas especificadas no documento.
Quem faz o Termo de Quitação?
O que é: Termo de Quitação é o documento fornecido pela SEHAB, dando plena e total quitação do parcelamento, após confirmação junto a SF da inexistência de débito. Esse documento é levado pelo munícipe, ao Cartório de Registro de imóveis para averbação na matrícula.
Quanto tempo leva para pegar a carta de Quitação?
De acordo com a lei, as instituições devem emitir o recibo de quitação de dívidas de qualquer natureza em até 10 dias úteis, a partir do momento que o interessado fizer o requerimento.
Como solicitar termo de Quitação?
Termo de Quitação é o documento de comprovação de que o financiamento foi quitado. O documento pode ser solicitado no App Habitação CAIXA, WhatsApp 0800 104 0104 ou Agência e tem validade tanto digital quanto impresso, dependendo da forma como o cartório solicitar.
Como saber se o imóvel está quitado?
Para contratos firmados com a Caixa Econômica Federal, os beneficiários podem consultar se estão enquadrados nos critérios estabelecidos apenas digitando o seu CPF na página do programa no site do banco (caixa.gov.br/consulta-mcmv). Outra opção é pelo aplicativo Habitação Caixa, pelo Internet Banking ou pelo Caixa Tem.
Quanto tempo demora para sair Termo de Quitação de financiamento?
Após a liquidação do Crédito Imobiliário, o Termo de Quitação do Financiamento é enviado automaticamente no endereço de correspondência do Cliente. O prazo de entrega é de até 30 dias corridos após a quitação.
O que fazer depois de quitar um imóvel com a Caixa?
Após quitar o financiamento imobiliário, além de comemorar o término dessa fase e, enfim, celebrar essa conquista mais que merecida, é necessário fazer o registro da quitação da operação em um Cartório de Registro de Imóveis da jurisdição do imóvel.
Qual o valor para fazer uma escritura de um imóvel?
A taxa paga para fazer uma escritura de imóvel é cobrada de acordo com o valor do bem que está sendo negociado, variando entre 2% e 3% do preço — pode ser o valor venal, aquele utilizado pelo poder público para calcular impostos, ou o valor real, que é o preço de mercado.
Como saber se minha casa foi quitada?
Também é possível checar pelo App Habitação Caixa, Internet Banking ou Caixa Tem. Ao abrir um dos aplicativos, se o contrato estiver de acordo com os critérios definidos pelo governo, o cliente será avisado com uma mensagem de que seu contrato foi liquidado.
Onde consigo o termo de Quitação imóvel caixa?
Termo de Quitação Habitacional
Após a confirmação da liquidação do seu contrato pelo Aplicativo Habitação CAIXA (App), verifique se o Termo de Quitação está disponível no próprio aplicativo.
Quantas parcelas a Caixa toma o imóvel?
Mas quanto tempo leva para perder o imóvel quando não paga a parcela do financiamento? De acordo com a legislação, depois de três parcelas em atraso no financiamento imobiliário, a instituição financeira poderá tomar o imóvel. “O máximo de atraso que pode acontecer representa o não pagamento de três parcelas.
O que é declaração de quitação?
As declarações que comprovam que os débitos do ano anterior foram devidamente quitados permitem que o consumidor substitua as faturas e os comprovantes de pagamento por um único documento que ateste a adimplência, reduzindo de forma significativa o acúmulo de papel.
Como pegar a escritura de um imóvel financiado?
Onde a escritura do imóvel financiado pode ser feita? O cartório ou Tabelionato de Notas é o responsável por emitir e por validar o documento e as firmas das partes envolvidas no acordo. Além disso, o pedido da escritura do imóvel também pode ser solicitado pela internet com o certificado digital notarizado em mãos.
Como dar baixa em imóveis?
- Requerimento para Liberação de Hipoteca-TLH (original e cópia com firma reconhecida);
- Termo de quitação do imóvel;
- Escritura pública de compra e venda;
- RG, CPF, Certidão de Casamento do solicitante, e.
Como saber a situação de um imóvel pela internet?
Acesse o site oficial da sua cidade e verifique se esse serviço está disponível. Caso não esteja, você ainda poderá recorrer aos cartórios de registro de imóveis ou secretarias municipais responsáveis. Online ou presencial, não deixe de conferir se o seu imóvel ou aquele que deseja comprar possui esse certificado.
Como preencher um recibo de quitação?
- data do pagamento;
- dados de quem recebeu (nome e CPF);
- dados de quem realizou o pagamento;
- descrição do serviço prestado ou produto fornecido;
- assinatura de quem recebeu o pagamento.
Quanto fica a escritura de um imóvel de 200 mil?
Em geral, é cobrado um percentual definido entre 2% e 3% do valor venal ou real do imóvel. Para saber ao certo o valor venal de seu imóvel, o ideal é consultar diretamente a Prefeitura. Se um imóvel vale R$ 200 mil, por exemplo, e a taxa é de 3%, o registro irá custar R$ 6 mil.
O que é mais caro escritura ou Registro de Imóveis?
O registro propriamente dito costuma apresentar o valor mais alto entre as taxas do cartório. Em média, o documento custa 1% do valor venal do imóvel, portanto, se a propriedade valer R$ 200 mil, por exemplo, você pagará em torno de R$ 2 mil para a taxa de registro.
Quanto custa uma escritura de um imóvel de 100 mil reais?
Registro da compra do imóvel
O custo do registro é a soma de diversas taxas que vão variar de estado para estado. Em São Paulo, por exemplo, varia de R$ 1.131 (imóveis de R$100 mil) a R$ 2.636 (imóveis acima de R$ 1 milhão).
Qual a melhor forma de quitar um financiamento da Caixa?
Uma das estratégias mais eficazes para quitar um financiamento rapidamente é aumentar seus pagamentos mensais. Ao fazer pagamentos maiores, você reduzirá o saldo principal da dívida mais rapidamente e, consequentemente, diminuirá o montante de juros acumulados ao longo do tempo.
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