O que é terceirização e quais situações são permitidas?
Perguntado por: Afonso Pedro Machado Pinto Macedo | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.3/5 (17 avaliações)
Terceirização é a contratação de serviços por meio de empresa, intermediária (interposta) entre o tomador de serviços e a mão-de-obra, mediante contrato de prestação de serviços. A relação de emprego se faz entre o trabalhador e a empresa prestadora de serviços, e não diretamente com o contratante (tomador) destes.
O que é permitido terceirizar?
Atualmente, a lei permite a contratação de terceirização de serviços para todas as atividades-meio da empresa. Por outro lado, proíbe-se a terceirização da atividade-fim. Atividade-fim é aquela para a qual uma empresa existe. No caso de um restaurante, vender comida, no de uma banco, prestar serviços financeiros.
Quais os tipos de serviços que podem ser terceirizados?
Desde 2017, qualquer atividade pode ser terceirizada, em qualquer setor, seja ela atividade-meio ou fim. Mas, há uma única exceção: as atividades de vigilância e transporte de valores não podem ser terceirizadas. Neste caso é obrigatória a contratação CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).
O que é a terceirização no direito do trabalho?
Com a terceirização, a empresa passa a atribuir parte de suas atividades para outras empresas. Ou seja, se transfere a realização de parte do processo de produção para a responsabilidade de outra empresa.
O que é terceirização conforme nova atual legislação?
Ou seja, se o terceirizado prestar serviços de maneira pessoal, receber um salário e acatar ordens de um superior, ele é considerado um colaborador. Com isso, ele passa a ter o direito de receber as verbas trabalhistas instituídas na CLT, tais como: horas extras, 13º, FGTS, férias remuneradas, entre outras.
O que é terceirização ? - Conceito de terceirização - -Terceirização o que é ?
Qual lei regulamenta a terceirização?
A Nova Lei da Terceirização (Lei 13.429/17) foi aprovada em 31 de março de 2017 e, assim, as relações profissionais no Brasil foram transformadas. Agora, as empresas brasileiras podem terceirizar sua mão de obra.
O que diz o artigo 455 da CLT?
- Nos contratos de subempreitada responderá o subempreiteiro pelas obrigações derivadas do contrato de trabalho que celebrar, cabendo, todavia, aos empregados, o direito de reclamação contra o empreiteiro principal pelo inadimplemento daquelas obrigações por parte do primeiro.
Qual é o objetivo da terceirização?
'Objetivo principal da terceirização é contribuir para redução de custos com a força de trabalho'
O que é terceirização é porque ela deve ser considerada exceção no Direito do trabalho?
A terceirização corresponde à transferência de um determinado serviço à outra empresa. No Brasil, existe uma proposta de promover esse processo para todas as atividades. Entende-se por terceirização do trabalho o processo pelo qual uma instituição contrata outra empresa para prestar um determinado serviço.
Qual a responsabilidade trabalhista das empresas na terceirização?
2 Responsabilidades das Empresas na Terceirização
Que numa terceirização irregular, aplicando o art. 455 da CLT a responsabilidade será solidária pelos débitos trabalhistas, ou seja, o prestador de serviços terceirizados poderá cobrar tanto da tomadora quanto da prestadora de serviços (BENHAME,2018).
Que atividades é possível uma empresa terceirizar?
Ainda no exemplo de uma empresa de TI, como vimos anteriormente, algumas atividades meio são portaria, segurança, controle de acesso e limpeza, todas importantes, mas não necessariamente ligadas à tecnologia da informação.
Quais são os setores de uma grande indústria que podem ser terceirizados?
...
Então, não deixe de acompanhar os próximos parágrafos.
- Limpeza e conservação. ...
- Alimentação e nutrição. ...
- Medicina do trabalho. ...
- Contabilidade.
O que é terceirização dar exemplos?
O exemplo mais comum de terceirização é a contratação de empresas de limpeza para realizar faxina em lojas, escritórios e fábricas. Nesse caso, os profissionais são enviados aos locais dos contratantes e realizam o serviço lá, porém são pagos pelas empresas terceirizadas, que recebem dos contratantes.
Porque a terceirização é ruim para o trabalhador?
A terceirização também pode causar uma redução de empregos no país. Ela traz consigo o aumento do período permitido para serviços temporários, o que é ruim para o trabalhador, que não recebe direitos como Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, nem a multa de 40% quando é demitido nessa modalidade.
Quais as desvantagens da terceirização de serviços?
- Dúvidas sobre a legislação. ...
- Dificuldade em encontrar boas empresas parceiras. ...
- Distanciamento com os prestadores de serviço. ...
- Demissões e rotatividade de funcionários. ...
- Dependência de terceiros e perda da identidade cultural.
Quais são as principais vantagens e desvantagens da terceirização?
- 2- Produtividade. O aumento no ritmo de trabalho e em produtividade é mais uma vantagem da terceirização. ...
- 3- Otimização. ...
- 4- Economia. ...
- 1- Fiscalização. ...
- 2- Busca pelo parceiro ideal. ...
- 3- Planejamento. ...
- 4- Dependência.
Quais são as principais características da terceirização?
Terceirização é a contratação de serviços por meio de empresa, intermediária (interposta) entre o tomador de serviços e a mão-de-obra, mediante contrato de prestação de serviços. A relação de emprego se faz entre o trabalhador e a empresa prestadora de serviços, e não diretamente com o contratante (tomador) destes.
Como a terceirização beneficia as empresas quais são os benefícios?
Ao unir o fator redução de custos, qualificação por parte da terceirizada e foco no que realmente importa, uma empresa tende a ganhar em produtividade, otimizar recursos, expandir e tornar-se mais competitiva no mercado.
Quais são as vantagens da terceirização de serviços?
- Redução de custos.
- Aumento da produtividade.
- Serviço mais especializado.
- Gestão de fornecedores.
- Competitividade interna.
Como funciona o período de experiência?
O contrato de experiência tem validade máxima de 90 dias, tornando-se um contrato por prazo indeterminado após o final desse período. Como você já pôde entender até aqui, a sua finalidade é para que o empregado e o empregador analisem mutuamente se decidirão pela efetivação.
Quantas vezes o contrato de experiência pode ser prorrogado?
Um contrato de experiência pode, por exemplo, ser celebrado com o prazo de 30 dias e ser prorrogado por mais 60. O importante, nessa questão, é lembrar que a prorrogação só pode ocorrer uma única vez e, claro, respeitar o prazo máximo de 90 dias, como já dito acima.
O que é responsabilidade subsidiária trabalhista?
Por isso, entende-se que a responsabilidade subsidiária ocorre quando esse devedor principal não paga suas obrigações. Sendo assim, outras empresas, que podem ser ligadas ao mesmo grupo ou fazem parte do mesmo conglomerado, são acionadas pela Justiça do Trabalho para o pagamento da dívida trabalhista.
O que diz a lei 13429 17?
Qualquer que seja o ramo da empresa tomadora de serviços, não existe vínculo de emprego entre ela e os trabalhadores contratados pelas empresas de trabalho temporário. § 1o O contrato de trabalho temporário, com relação ao mesmo empregador, não poderá exceder ao prazo de cento e oitenta dias, consecutivos ou não.
Quando foi regulamentada a terceirização no Brasil?
A terceirização de serviços foi regulamentada em 2017, pela Lei n.º 13.429/2017, como parte do plano do governo para flexibilizar e modernizar as relações de emprego. Ainda, a reforma trabalhista (Lei n.º 13.467/2017) criou regras complementares para essa modalidade de contratação.
Quem criou a lei da terceirização?
A história mostra que o surgimento da terceirização como processo e técnica de gestão administrativa ocorreu nos Estados Unidos após o início da Segunda Guerra Mundial, devido ao período de recessão daquele momento e à alta necessidade de produção e desenvolvimento de armamentos pelas indústrias bélicas.
Quem disse Ordem e Progresso?
Como tirar mancha fogão inox?