O que é teoria gerativa?

Perguntado por: Alícia Gomes de Martins  |  Última atualização: 7. Mai 2024
Pontuação: 5/5 (67 avaliações)

O gerativismo ou teoria gerativa é uma tentativa de formalização dos fatos linguísticos aplicando-se um tratamento matemático preciso, explícito e finito às propriedades das línguas naturais. Isto facilitaria o aprendizado dos idiomas. Ele foi criado por Noam Chomsky em oposição ao estruturalismo bloomfieldiano.

O que é uma teoria gerativa?

Este defende que o ser humano é capaz de compreender e produzir a linguagem verbal sem precisar de aprendizado para isso, portanto possuímos uma gramática universal que agindo em conjuntos com estímulos externos resultam na aquisição de uma língua.

O que é a gramática gerativa de Chomsky?

De acordo com Chomsky (1986), a gramática gerativa nada mais é do que uma gramática explícita que se preocupa com a forma e o significado das expressões dessa língua e, ainda mais, com a mente do indivíduo, que tem uma gramática implícita em sua cabeça.

O que defende o gerativismo?

Ele defende que língua é um conjunto infinito de frases e que se define não só pelas frases existentes, mas também pelas possíveis, aquelas que se podem criar a partir da interiorização das regras da língua, tornando os falantes aptos a produzir frases que até mesmo nunca foram ouvidas por ele.

Quando surgiu a teoria gerativa?

A teoria gerativista é uma corrente de estudo da língua criada pelo linguista Noam Chomsky nos Estados Unidos, no final da década de 50. Para ser mais precisa, o primeiro livro de Chomsky, que é considerado o nascimento da linguística gerativista, foi publicado em 1957.

Linguística: Chomsky e suas Teorias | Bruna Martiolli

24 questões relacionadas encontradas

O que significa a palavra gerativa?

1. Relativo à geração. 3. [ Linguística ] Relativo à gramática gerativa.

Quem criou a teoria gerativa?

O gerativismo ou teoria gerativa é uma tentativa de formalização dos fatos linguísticos aplicando-se um tratamento matemático preciso, explícito e finito às propriedades das línguas naturais. Isto facilitaria o aprendizado dos idiomas. Ele foi criado por Noam Chomsky em oposição ao estruturalismo bloomfieldiano.

Qual a diferença entre funcionalismo e gerativismo?

Enquanto os gerativistas veem a língua como uma propriedade inata condicionada pelo comportamento humano, os funcionalistas partem do princípio de que a língua é um instrumento a ser utilizado com um propósito.

O que defende Chomsky?

Chomsky sugere que a capacidade para produzir e estruturar frases é inata ao ser humano (isto é, é parte do patrimônio genético dos seres humanos) gramática universal. Não temos consciência desses princípios estruturais assim como não temos consciência da maioria das nossas outras propriedades biológicas e cognitivas.

Quais são os dois conceitos fundamentais dessa teoria proposta por Chomsky?

Em relação à teoria da performance, isto é, do uso linguístico, Chomsky (1978) apresenta um conceito importante, o de aceitabilidade, que são enunciados naturais e perfeitamente compreensíveis, enquanto que para a teoria da competência, o conceito de gramaticalidade (sistema de regras linguísticas binárias, genéticas e ...

Qual a finalidade da gramática gerativa?

Formada de regras que definem as sequências de palavras ou de sons repetidos, essa gramática constitui o saber linguístico dos indivíduos que falam uma língua, isto é, a sua competência linguística.

Quem é o pai da gramática gerativa?

A gramática gerativa foi elaborada por Noam Chomsky com contribuições dos linguistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts no final da década de 50.

O que estuda a gramática gerativa?

De acordo com Chomsky (1986), a gramática gerativa nada mais é do que uma gramática explícita que se preocupa com a forma e o significado das expressões dessa língua e ainda mais: com a mente/cérebro do indivíduo.

Como o gerativismo trata a linguagem?

Então, na visão gerativista, as línguas não são mais vistas como um comportamento moldado socialmente, mas sim estudadas como uma capacidade mental inata.

Qual o papel do gerativismo na linguística?

Além da descrição, o linguista gerativista procura explicar o conjunto de propriedades genéticas, inatas e universais presentes na gramática universal (GU), ou seja, procura explicar como há diversidade de línguas se somos dotados por um único aparato genético.

O que é a língua para essa teoria linguística gerativismo?

O Gerativismo defende que a linguagem é uma capacidade inata - a capacidade do ser humano falar e entender uma lingua se dá por um dispositivo inato, uma capacidade biológica. A fala de uma criança, não é mera repetição de algo que já foi dito, a criança é capaz de criar sentenças inéditas.

Como Chomsky explica a aquisição da linguagem?

Sendo assim, Chomsky, a partir da década de 1950, no contexto norte-americano, deu um novo enfoque aos estudos da linguagem. O cientista passou a descrever a linguagem como um sistema de conhecimentos radicados na mente do falante, o que colocou a linguagem sob o olhar das ciências cognitivas.

Como citar Chomsky?

Referência bibliográfica: CHOMSKY, Noam. Linguagem e mente: pensamentos atuais sobre antigos problemas. Brasília, 1998.

Quais as teorias de Noam Chomsky?

A teoria linguística de Noam Chomsky é uma das teorias mais importantes sobre a linguagem humana. Essa teoria é conhecida como gramática gerativa ou biolinguística. Ela explica que existe uma estrutura mental inata que nos permite entender e produzir qualquer afirmação em qualquer linguagem natural que conhecemos.

Qual a diferença entre o estruturalismo e o Gerativismo?

Para o estruturalista,a língua é um sistema homogêneo, um conjunto de signos exterior aos indivíduos que deve ser estudado separado da fala. Por outro lado Chomsky em sua teoria gerativista afirma que os seres humanos apresentam uma predisposição genética que permite a aquisição da linguagem.

O que o estruturalismo e o Gerativismo têm em comum?

Observadas as bases teórico-filosóficas das vertentes estruturalista e gerativista, pode-se considerar, então, que ambas trabalham com uma visão representacionista da linguagem, seja como representação direta do mundo, seja como um espelho de processos mentais.

Quais são as teorias da linguística?

As teorias abordadas neste livro, que também são apresentadas nas disciplinas do PPCL, são as seguintes: Estruturalismo, Gerativismo, Funcionalismo, Pragmática e Análise do Discurso.

Qual o conceito de fonema para a fonologia gerativa de Noam Chomsky?

As regras de (7) mostram que, na Fonologia Gerativa, o fonema consiste em alguns traços distintivos que contrastam com outros – os fonemas /t/ e /d/ diferem somente no traço [+/- vozeado] e alofones são gerados pela modificação e inserção de alguns traços como em [tʃ] e [dʒ].

Onde se originou o Gerativismo?

O Gerativismo é uma corrente teórica linguística que se dedica ao estudo da ciência da linguagem. Sua origem remonta ao final da década de 1950, nos Estados Unidos da América, sendo concebida por Noam Chomsky.

O que é uma pessoa generativa?

2. [Figurado] Excesso ou superabundância de alguma coisa (ex.: pletora de encargos; pletora sensual).

Artigo anterior
Quem é a mãe do segundo filho do Sasuke?
Artigo seguinte
É proibido colocar adesivo em Ferrari?