O que é temporalidade de um documento?

Perguntado por: Iris Fernandes Cruz  |  Última atualização: 28. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (18 avaliações)

Um deles é conhecido como tabela de temporalidade — um instrumento de gestão que define o prazo de existência de um documento e o destino dele após o término desse período.

O que é temporalidade dos documentos?

Segundo o glossário de termos arquivísticos, a Tabela de Temporalidade Documental é definida como “Instrumento de destinação, aprovado pela autoridade competente, que determina prazos de transferência, recolhimento, eliminação e mudança de suporte de documentos”. E esses prazos devem ser avaliados com frequência.

O que significa termo temporalidade em Arquivologia?

Tabela de Temporalidade é o instrumento/meio com o qual se determina o prazo de permanência de um documento em um arquivo e sua destinação após este prazo, pois existem documentos que devem ser guardados por mais tempo como os relacionados às áreas contábil, fiscal, financeira e pessoal.

O que é e qual a função da tabela de temporalidade?

Tabela de Temporalidade - É o instrumento arquivístico que estabelece os prazos de guarda e a destinação final dos documentos produzidos e recebidos pelo Senado Federal e pelo Congresso Nacional no exercício de suas funções e atividades administrativas e legislativas.

O que são as tabelas de temporalidade e destinação de documentos?

O código de classificação e a tabela de temporalidade e destinação de documentos de arquivo são instrumentos que refletem as funções e atividades de um órgão e/ou entidade, utilizados para classificar, avaliar e definir a destinação final de todos os documentos, produzidos e/ou recebidos por uma instituição.

Descubra o que é a TABELA DE TEMPORALIDADE de Documentos e os BENEFÍCIOS que ela traz às empresas

40 questões relacionadas encontradas

O que é destinação de documentos?

A fase destinação dos documentos é uma fase crítica, pois envolve decisões sobre quais documentos devem ser preservados permanentemente como memória do passado. Além disso, define-se por quanto tempo os documentos, destinados à eliminação, devem ser retidos por razões administrativas ou legais.

Qual a importância da tabela de temporalidade dos documentos?

A necessidade da utilização da tabela de temporalidade no arquivo é de extrema importância, pois a tabela traz as definições como, o assunto do documento, o código de classificação, o prazo de guarda e a sua destinação final.

Qual a função da tabela de temporalidade SP sem papel?

Planos de Classificação e Tabelas de Temporalidade de Documentos são os principais instrumentos da gestão documental. Eles garantem a racionalização administrativa, a agilidade e a transparência no acesso às informações e a preservação do patrimônio documental do Governo do Estado de São Paulo.

Qual a validade dos documentos tabela de temporalidade?

Os comprovantes devem ser mantidos durante os 5 anos subseqüentes ao da respectiva declaração, ou seja, 6 anos (Código Tributário Nacional, Lei 5.172/66, art.

Qual é o objetivo do arquivo?

Objetivo do arquivo

No entanto, qualquer que seja a finalidade de um arquivo, as suas funções básicas são as mesmas: guardar e conservar os documentos, de modo a serem utilizados para atender a interesses, seja esses administrativos, pessoais e/ou históricos.

Como sei o tempo de arquivamento?

Alguns exigem um prazo inferior a 3 anos, alguns até a aposentadoria e outros chegam até não ter tempo determinado.
  1. Documentos de prazo inferiores a 3 anos. ...
  2. Documentos de prazo de 3 anos. ...
  3. Documentos de prazo de 5 anos. ...
  4. Guardar documentos de prazo superior a 5 anos, até a aposentadoria ou indeterminado.

Como podem ser definidos os prazos de guarda dos documentos?

A guarda e conservação de documentação destinada à defesa de interesses, públicos e privados, deve pautar-se pelos prazos decadenciais ou prescricionais fixados no direito positivo.

Quais são os documentos permanentes?

Arquivo Permanente:

É quando o documento não é mais usado e tem seu arquivamento definitivo e tendo um valor secundário. Normalmente ele passa a ter um valor histórico. São utilizados para consulta para saber como tudo evoluiu. São documento que já não tem utilidade administrativa, mas não podem ser eliminados.

Qual o prazo de permanência de um documento?

Qual é o prazo de guarda dos documentos? O tempo de arquivamento, conforme determina a lei, não vai além de cinco anos. Essa medida evita o acúmulo de papel e de espaço por um tempo longo demais. Esse prazo se refere, na maioria das vezes, apenas à fase corrente, ou seja, aquela em que o documento ainda vigora.

O que é preservação de documentos?

A conservação de documentos tem como finalidade preservar as informações, assegurar a integridade física dos suportes e a qualidade do acesso às informações.

Quanto tempo um documento deve ser arquivado?

Os mesmos podem ser divididos em quatro períodos de armazenamento diferentes, que variam de acordo com a importância de cada um. Hoje em dia, no Brasil, é necessário guardar documentos referentes aos trabalhadores por até 30 anos. Entretanto, existem outros de períodos mais curtos, como dois ou cinco anos.

Qual o prazo de guarda de documentos fiscais?

A legislação determina que os documentos fiscais devem permanecer arquivados por cinco anos. Desta forma, cumpre-se o período de guarda dos documentos relacionados com os tributos no prazo de decadência e prescrição, previstos nos artigos 173 e 174 do Código Tributário Nacional (CTN).

Qual é o prazo que o banco tem o dever de guardar documentos?

- O banco tem o dever de guardar os documentos referentes a seus clientes, no mínimo, pelo mesmo prazo em que estaria prescrita a pretensão de o cliente obter a sua exibição, ou seja, 20 anos.

São atividades de Arquivo Permanente?

As atividades do arquivo permanente consistem na transferência, na eliminação dos documentos e na manutenção dos valores primários.

O que é plano de destinação de documentos?

PLANO DE DESTINAÇÃO – esquema no qual se fixa a destinação de documentos. PRAZO DE GUARDA – prazo, definido na tabela de temporalidade e baseado em estimativas de uso, em que documentos permanecem nos arquivo corrente e no arquivo intermediário, ao fim do qual a destinação é efetivada.

O que é indexação de documentos Qual a sua importância?

A indexação de documentos é a identificação de atributos específicos de um documento para simplificar e agilizar a localização e recuperação precisa de um documento. Isso é feito por meio de um índice, metodologia utilizada para facilitar a localização de informações com dados descritivos.

O que é uma política para o fluxo seleção e destinação de documentos?

Envolve as atividades de avaliação, seleção e fixação de prazos de guarda dos documentos, ou seja, implica decidir quais os documentos a serem eliminados e quais serão preservados permanentemente.

Quais são as fases de um arquivo?

  • Os documentos de arquivo passam por três fases distintas de.
  • arquivamento para cumprirem seu ciclo de vida: fase corrente; fase.
  • intermediária; e fase permanente.

Como é feita a gestão de documentos?

12 dicas de como fazer gestão de documentos
  1. Organize os documentos físicos. ...
  2. Estabeleça um padrão organizacional. ...
  3. Considere a temporalidade dos documentos. ...
  4. Contrate um serviço de gestão de digitalização de arquivos. ...
  5. Envolva a equipe na rotina da gestão documental. ...
  6. Crie uma política de uso dos documentos.

O que é um arquivo permanente?

ARQUIVO PERMANENTE

Conjunto de documentos preservados em caráter definitivo em função de seu valor. Arquivo responsável pelo arquivo permanente. Também chamado arquivo histórico.

Artigo anterior
Qual o normal da glicose após o café da manhã?
Artigo seguinte
Qual o limite da fiança se for o caso que poderá ser arbitrado pelo juiz?