O que é TCP e UDP?
Perguntado por: Ricardo Salvador Almeida Azevedo | Última atualização: 13. September 2024Pontuação: 4.5/5 (8 avaliações)
A principal diferença entre TCP (protocolo de controle de transmissão) e UDP (protocolo de datagramas do usuário) é que TCP é um protocolo baseado em conexão e UDP é sem conexão. Enquanto o TCP é mais confiável, ele transfere dados mais lentamente. O UDP é menos confiável, mas funciona mais rapidamente.
O que é TCP e para que serve?
O que significa TCP/IP? TCP/IP significa protocolo de controle de transmissão/protocolo da internet (Transmission Control Protocol/Internet Protocol). TCP/IP é um conjunto de regras padronizadas que permitem que os computadores se comuniquem em uma rede como a internet.
O que é UDP e para que serve?
O User Datagram Protocol, ou UDP, é um protocolo de comunicação utilizado em toda a internet para transmissões especialmente sensíveis ao tempo, tais como reproduções de vídeo ou pesquisas de DNS. Ele acelera as comunicações ao não estabelecer formalmente uma conexão antes que os dados sejam transferidos.
Quais são os protocolos UDP?
Como exemplos de protocolos da camada de aplicação que utilizam UDP, podemos citar: DNS (tradução de nomes para endereços IP), DHCP (configuração automática do TCP/IP) e SNMP (gerência).
Onde o UDP é usado?
UDP é usado quando a velocidade é desejável e a correção de erros não é necessária. Por exemplo, ele é frequentemente usado para transmissões ao vivo e jogos online. Digamos que você esteja assistindo a um stream de vídeo ao vivo, que geralmente é transmitido usando UDP em vez de TCP.
Protocolos TCP e UDP
Quando usar UDP?
O UDP é um protocolo que não é voltado à conexão. Isso significa que o "aperto de mão", ou, tecnicamente, handshake, não é necessário para que se estabeleça uma comunicação. Dessa forma, com o UDP é possível enviar, pela mesma saída, dados para diversas máquinas diferentes sem problema algum.
Quando o UDP é preferível ao TCP?
Por que o UDP é mais rápido que o TCP? Quando falamos em velocidade de dados o protocolo que mais se destaca é o UDP, já que não existe um processo de verificação do processo, seja ele de erro ou de confirmação para saber se o pacote chegou ou não ao seu destino.
Qual a vantagem do protocolo UDP?
A grande vantagem do protocolo UDP em relação ao TCP é que ele é rápido, não causa sobrecarga e pode oferecer suporte à comunicação de um ponto a outro ponto e de um ponto a vários outros pontos.
Qual a vantagem do protocolo TCP?
Vantagens do TCP/IP
estabelecimento de uma conexão entre diferentes tipos de computadores; funcionamento independentemente do sistema operacional; suporte de muitos protocolos de roteamento; arquitetura cliente-servidor altamente escalonável.
Quais são as desvantagens do protocolo TCP?
Embora o TCP/IP seja um protocolo muito versátil, ele tem seus problemas. Uma das principais desvantagens do TCP/IP é que ele não foi desenvolvido para LANs. A maioria dos administradores usa TCP/IP em uma LAN, mas ele foi originalmente projetado para conexões WAN.
Qual é uma característica do UDP?
Algumas das principais características do UDP (User Datagram Protocol): Diferente do TCP ele não é orientado à conexão; Não é confiável como o TCP, ele não garante a entrega completa dos dados; É preciso que dividamos manualmente os dados em datagramas (entidades de dados);
Por que o UDP é considerado não orientado a conexão?
O UDP é considerado não orientado a conexão porque não requer um processo de estabelecimento de conexão antes da transmissão e não há garantia de que os pacotes chegarão ao destino. Além disso, os pacotes podem chegar fora de ordem.
Onde é usado o TCP?
O TCP é a versão de rede de computadores da tecnologia usada para fazer o smartphone tocar e permitir que seu usuário fale com a pessoa que ligou para ele.
Qual é a vantagem do UDP com relação ao TCP?
Já o protocolo UDP é orientado a data gramas. Isso ocorre porque não há sobrecarga para abrir, manter e encerrar uma conexão. O UDP é eficiente para o tipo de transmissão de rede de broadcast e multicast, como já foi exemplificado anteriormente. O TCP é usado principalmente em HTTP, HTTPs, FTP, SMTP e Telnet.
Que tipo de aplicações são mais adequadas para usar o protocolo UDP?
Existem três tipos de aplicativos mais adequados para UDP: Vídeo ao vivo e aplicativos de multimídia – Esses aplicativos podem tolerar alguma perda de dados, mas exigem pouco ou nenhum atraso. Os exemplos incluem VoIP e streaming de vídeo ao vivo.
Por que o protocolo UDP não é confiável?
O UDP é pouco confiável, sendo um protocolo não orientado para conexão. Não existem técnicas no protocolo para confirmar que os dados chegaram ao destino corretamente. O UDP usa número de porta de origem e de destino de 16 bits.
Qual a porta do UDP?
Cada uma das portas tem uma função específica: a porta 137 UDP é usada para a navegação, incluindo a visualização dos compartilhamentos disponíveis, a porta 138 UDP para a resolução dos nomes da rede e a porta 139 TCP é usada para a transferência de dados.
Por que HTTP utiliza TCP como protocolo de transporte?
Para garantir uma transmissão confiável, o HTTP usa o TCP (protocolo de controle de transmissão) orientado para conexão e seguro.
Quais as portas mais usadas?
- Porta 80: Web (HTTP)
- Porta 443: Web segura (HTTPS)
- Porta 43: DNS (Sistema de Nomes de Domínio)
- Porta 3.389: Protocolo de Área de trabalho Remota (RDP)
- Porta 21: File Transfer Protocol (FTP)
Quantas portas tem uma rede?
Há 65.535 números de portas possíveis, embora nem todas sejam de uso comum. Algumas das portas mais utilizadas, juntamente com o protocolo de rede associado a elas, são: Portas 20 e 21: Protocolo de Transferência de Arquivos (FTP).
Quais as portas mais utilizadas?
Porta lisa é o tipo mais comum e mais utilizado nas casas. Possui dobradiças verticais e precisa de um espaço para ser aberta e na parede para a sua instalação. As pessoas geralmente a preferem, pois seu custo é mais acessível.
Quais são as desvantagens do protocolo UDP?
Uma das principais desvantagens do UDP é que ele não fornece comunicação confiável ou consistente. A UDP não garante que os dados sejam entregues ou em ordem, e não detecta ou corrige erros ou perdas. O UDP deixa a responsabilidade de lidar com a qualidade e a confiabilidade da comunicação para a camada de aplicação.
Quantas portas UDP existem?
Ao todo, é possível usar 65536 portas TCP e UDP, começando em 1. Tanto no protocolo TCP como no UDP, é comum o uso das portas de 1 a 1024, já que a aplicação destas é padronizada pela IANA (Internet Assigned Numbers Authority).
Quais as principais diferenças entre o cabeçalho TCP e o cabeçalho UDP?
O TCP preza pela confiabilidade agregando em seu header bits de controle de fluxo e recebimento. Já o UDP dispensa esses bits de controle. Pode se dizer que o TCP é orientado a conexão através do seu Acknowledgment e o UDP não, uma vez que não é criada uma conexão, há apenas o envio direto de dados.
Quanto tempo um bezerro nasce?
O que é Splash Ball?