O que é taxa de administração de obra?

Perguntado por: Camila Bárbara Marques  |  Última atualização: 13. März 2022
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Taxa de Administração: A taxa de administração é a remuneração da construtora pela sua responsabilidade técnica, administração da obra, fornecimento e deslocamento de pessoal técnico e todas as atividades do escritório central relativas a compras, pessoal, empreiteiros, escriturações de despesas e prestações de contas.

O que é taxa de administração da obra?

As empresas especializadas em construções e profissionais da área possuem duas maneiras de trabalhar. A primeira é por taxa de administração, ou seja, quando é cobrada do cliente uma porcentagem sobre o custo final da obra – valor que fica entre 5% e 15%.

Quanto cobra um administrador de obras?

No cargo de Administrador de Obras se inicia ganhando R$ 2.091,00 de salário e pode vir a ganhar até R$ 4.595,00. A média salarial para Administrador de Obras no Brasil é de R$ 3.054,00. A formação mais comum é de Graduação em Administração de Empresas.

Como calcular taxa de administração de obra?

Para estimarmos a Taxa de Administração Central que será utilizada nos orçamentos, devemos elaborar um orçamento anual da administração central e estimar percentualmente a representatividade deste custo em relação à movimentação de dinheiro das obras durante o ano.

Como funciona administração de obra?

Administração de obras ou gerenciamento de obras é um serviço que tem como objetivo garantir a execução de projetos de arquitetura e engenharia à risca. Funciona como uma garantia de que tudo o que está previsto acontecerá dentro do prazo definido e orçamento estipulado.

Como determinar a sua taxa de administração de Obra - Na prática

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Como ser um bom administrador de obras?

Uma boa gestão de obras deve entender do ciclo de andamento da obra, a fim de organizar todas as tarefas. Para isso, uma possibilidade é listar os insumos necessários para serem adquiridos, e pessoas e/ou empresas a serem contratadas. Dessa forma, evita-se o desperdício de material e não atrapalha a logística da obra.

Como fazer uma obra por administração?

A minuta do contrato de obra por administração compreende:
  1. As tabelas de frações ideais.
  2. Orçamento estimado da obra.
  3. Tabela de vendas.
  4. Cronograma financeiro.
  5. Memorial descritivo.
  6. Projetos preliminares.
  7. Disposições gerais.

O que é LDI no orçamento?

LDI – Lucratividade e Despesas Indiretas, caracterizando ausência de “benefícios” relativos a mão- de-obra ou outros custos que não aqueles relacionados diretamente com a natureza da empresa e do serviço.

Quanto cobrar por execução de obra?

E quanto custa uma ART? O preço é tabelado pelos CREAs. Embora o valor mínimo seja algo em torno de 90 reais, isso pode variar de acordo com o valor do contrato. Porém, para saber o valor, vale lembrar o que a sigla “ART” significa: Anotação de Responsabilidade Técnica.

O que é uma execução por administração de obra?

É o regime de contratação para execução de obra mais econômico do mercado, desde que se contrate uma empresa idônea. Nesse regime, a obra é executada a preço de custo, remunerando-se o construtor pela administração do processo construtivo.

O que é administração local de obras?

A administração local também é um componente do custo direto da obra e compreende a estrutura administrativa de condução e apoio à execução da construção, composta de pessoal de direção técnica, pessoal de escritório e de segurança (vigias, porteiros, seguranças etc.)

São exemplos de BDI?

São exemplos de custos indiretos: instalação do canteiro de obras, custos com a administração local, aluguel da sede da empresa, mobilização e desmobilização do canteiro, seguros e despesas tributárias. Estes são considerados no BDI.

Qual a definição de BDI?

O BDI é a parte do preço do serviço formado pela recompensa do empreendimento, chamado lucro estimado, despesas financeiras, rateio do custo da administração central e por todos os im- postos sobre o faturamento, exceto leis sociais sobre a mão-de-obra utilizada no custo direto.

O que é considerado no BDI?

A taxa de BDI deve ser formada pelos componentes: administração central, riscos, seguros, garantias, despesas financeiras, remuneração do particular e tributos incidentes sobre a receita auferida pela execução da obra.

O que é a administração local?

O subsector da Administração Local compreende todas as entidades das Administrações Públicas cuja competência e autoridade fiscal, legislativa e executiva, respeita somente a uma parte do território económico, definida por objetivos administrativos e políticos.

Como funciona a construção a preço de custo?

O sistema de obra a preço de custo está presente há anos no mercado imobiliário da construção civil. É definido basicamente por ser uma obra onde o cotista adquire um imóvel pelo seu custo real de construção. Assim, a administradora é bonificada por uma taxa de remuneração sobre o custo efetivamente incorrido.

Quais são as funções de um assistente administrativo de obras?

O que o Auxiliar Administrativo de Obras faz? Auxilia nas rotinas administrativas da obra, envolvendo processos de admissão, demissão e fechamento de ponto, acompanha a compra de materiais e controla fluxo de caixa e notas fiscais. Acompanha as obras avaliando a qualidade e cumprimento do prazo dos serviços.

Qual o BDI utilizado no Sinapi?

Nas referências do SINAPI, não é adotado nenhum percentual de BDI ou custo com transporte. Você deverá adicionar este percentual ao orçamento conforme análise.

Quando se aplica BDI?

Inicialmente o BDI era um conceito apenas aplicado em orçamentos de obras e empreendimentos de Engenharia Civil, mas pode ser adaptado em outras oportunidades, como por exemplo em licitações que envolvem postos de trabalho alocados. Veja: O BDI na Construção Civil é muito importante quanto se trata de licitações.

Quais são os elementos utilizados no cálculo do BDI?

Os elementos utilizados no cálculo do BDI são:
  • administração central (AC);
  • custo financeiro (CF);
  • seguros (S);
  • garantias (G);
  • margem de incerteza (MI);
  • tributos municipais (TM);
  • tributos estaduais (TE);
  • tributos federais (TF);

O que é a administração central?

O subsector da Administração Central inclui todos os serviços administrativos do Estado e outros organismos centrais cuja competência respeita à totalidade do território económico, com exceção da administração dos Fundos de Segurança Social.

Como fazer um orçamento de obras de construção civil?

Como fazer orçamento de obra?
  1. Faça um levantamento quantitativo detalhado. ...
  2. Utilize as CPUs e contate os fornecedores. ...
  3. Realize a cotação dos custos diretos e indiretos. ...
  4. Considere os impostos e as taxas. ...
  5. Calcule o BDI. ...
  6. Certifique-se da presença dos principais atributos de um orçamento. ...
  7. Analise a curva ABC.

Qual a diferença entre acompanhamento e execução de obra?

O Acompanhamento é feito com base em relatórios e visitas técnicas, dependendo do porte da obra. O objetivo é fiscalizar a execução do projeto e orientar os desafios que surgem no Canteiro de Obras. Já a Execução engloba a gestão da obra e a construção em si.

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