O que é tautologia dê exemplos?

Perguntado por: Cristiana Alves de Fernandes  |  Última atualização: 28. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (39 avaliações)

A tautologia, também conhecida como pleonasmo ou redundância é um vício frequente. Os exemplos mais utilizados para exemplificar sua ocorrência são: Subiu para cima. Desceu para baixo.

O que é uma tautologia de exemplo?

Em filosofia e outras áreas das ciência humanas, diz-se que um argumento é tautológico quando se auto explica, de forma redundante. É a proposição que tem por sujeito e predicado um mesmo conceito, expresso ou não pelo mesmo termo. Por exemplo, dizer que “tudo o que é demais sobra” é uma afirmativa tautológica.

Como identificar uma tautologia?

Para detectar rapidamente uma Tautologia, basta analisar a última coluna da Tabela de Verdade que você preencher na resolução da sua questão. Caso a coluna da proposição analisada só tiver valores lógicos verdadeiros, trata-se de uma Tautologia.

O que é tautologia em português?

vício de linguagem que consiste em repetir uma ideia usando palavras diferentes (exemplo: descer para baixo, entrar para dentro, etc.)

Quais sentenças são tautologia?

(1) Uma sentença composta é chamada Tautologia quando seu valor lógico for sempre verdade, independentemente dos valores lógicos das sentenças simples que a compõem.

Você sabe o que é Tautologia? | Professora Teresa Cristina

27 questões relacionadas encontradas

Está chovendo é proposição?

A frase “Hoje está chovendo?” é uma proposição. ... A frase “Maria é uma ótima estudante ou é rica” é uma conjunção.

Quais são os tipos de contradição?

contradição
  1. Afirmação oposta, inversa ou contrária ao que alguma pessoa disse;
  2. Incongruência entre ações ou comentários consecutivos relativamente àquilo que se disse;
  3. Discordância de pontos de vista, perspetivas, emoções, vocábulos ou ideias;
  4. Ação ou resultado de (se) contradizer;
  5. Impugnação ou refutação.

Qual a diferença entre tautologia é pleonasmo?

Tautologia é uma palavra usada sobretudo na terminologia própria da Lógica e da Retórica. ... Pleonasmo é também uma forma de redundância com repetição de ideias ou palavras com o mesmo sentido.

O que são sinais Tautológicos?

Tautológicos: quando possuem dois ou mais sinais que representam o mesmo significado Ex: verde, branco. QUANTO À CONCORDÂNCIA: podem ser: 1) Sinais que não possuem marca de concordância, embora possam ter flexão para aspecto verbal; Quando se faz uma frase, é como se o verbo “invariável” ficasse no infinitivo.

O que diz a Lei de Morgan?

O que dizem as Leis de Morgan

Em linguagem simples podemos dizer o seguinte: negar duas proposições ligadas com “e” – ou seja, uma conjunção – é o mesmo que negar duas proposições e ligá-las com “ou” (ou seja, transformá-las em uma disjunção. Para ficar mais claro: Não (p e q) é igual a (não p) ou (não q).

Como saber se é uma proposição?

Proposição: Toda frase que você consiga atribuir um valor lógico é proposição, ou seja, frases que podem ser verdadeiras ou falsas. Não são proposições frases onde você não consegue julgar, se é verdadeira ou falsa, por exemplo: 1) Vai estudar? 2) Mas que legal!

Quando uma tautologia não é uma contradição?

Quando uma proposição não é tautológica nem contraválida, a chamamos de contingência ou proposição contingente ou proposição indeterminada. Observe que como uma tautologia é sempre Verdadeira, sua negação sempre assumirá o valor lógico da Falsidade, resultando assim em uma contradição.

O que é contingência é tautologia?

Resultado de tabelas de verdade

Se na coluna do operador principal todas as linhas forem verdadeiras, diremos que a proposição composta é uma tautologia. Ao contrário, se todas forem falsas, é uma contradição. Por fim, se houver pelo menos uma verdadeira e pelo menos uma falsa, diremos que é uma contingência.

O que é não tautologia?

Princípio da não tautologia: uso de diferentes palavras ao longo do texto, mas que transmitem a mesma ideia. Esse vício de linguagem interfere na interpretação, pois impede a progressão textual e, consequentemente, o entendimento da mensagem.

O que é uma proposição simples?

As proposições lógicas podem ser classificadas em dois tipos: Proposição simples - São representadas de forma única. Ex: O cachorro é um mamífero. Proposição composta - São formadas por um conjunto de proposições simples, ( duas ou mais proposições simples ligadas por “conectivos lógicos”).

O que há de opositor textual no termo sair para fora?

Pleonasmo. Redundância desnecessária para a transmissão do conteúdo da frase. Exemplos: Sair para fora - o correto é apenas sair.

O que é sinal icônico?

Iconicidade – sinais icônicos são aqueles em que o gesto reproduz ou faz alusão à imagem do seu referente. Como exemplo, temos CASA, BORBOLETA e TELEFONE. Arbitrariedade – ocorre quando o gesto não faz alusão à imagem do seu significado.

O que são sinais compostos?

Em compostos, o primeiro, o segundo ou o único contato é mantido. [...] se um sinal composto apresenta contato no primeiro ou no segundo sinal, o contato pode permanecer nos dois sinais que formam o composto ou em apenas um deles.

O que é pleonasmo e exemplos?

É uma redundância, a repetição de palavras apenas para reforçar a ideia expressa. Por exemplo: “descer para baixo”, “subir para cima”, “sair para fora”. O caso do pleonasmo vicioso é a caracterização da superabundância de palavras para expressar uma ideia ou um desejo.

Como por exemplo pleonasmo?

Os termos como e por exemplo transmitem ambos a ideia de exemplificação. Isso quer dizer que a construção “como, por exemplo” configura um pleonasmo. Esse fato não configura um erro em si, pois a redundância trazida pelo pleonasmo pode ocorrer por dois motivos.

O que é redundância ou pleonasmo?

A redundância é conceituada por um excesso de palavras que trazem a mesma ideia, caracterizada geralmente como pleonasmo ou tautologia. Pleonasmo (de pleos, em grego, que quer dizer abundante) é o emprego de palavras desnecessárias ao sentido da expressão tanto do ponto de vista sintático quanto do significado.

O que é uma contradição em termos?

Contradictio in adiecto é, em latim, "uma contradição entre partes de um argumento" (adiectum significa "trazido, trazido adiante"). Difere de uma "contradição em termos", que se refere a duas palavras opostas que normalmente aparecem juntas, por exemplo, "calor frio".

O que significa a palavra contradições?

1. Acto de contradizer ou contradizer-se. 2. Incoerência entre actos ou ditos sucessivos.

O que é um sentimento contraditório?

Os sentimentos contraditórios, também chamados de sentimentos conflitantes, são aqueles que aparecem em cada um de nós em diferentes momentos da vida. Ou seja, são sentimentos opostos dirigidos ao mesmo objeto ou situação. Um exemplo simples: sentir amor e ódio por alguém ao mesmo tempo.

Artigo anterior
Precisa de visto para Dubai 2021?
Artigo seguinte
Como é o trabalho de um juiz?