O que é talude na mineração?

Perguntado por: Ariana Gaspar  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (68 avaliações)

Os taludes são componentes principais da mineração a céu aberto, podem chegar a mais de mil metros de altura e, dependendo do material, a inclinação varia ficando sob responsabilidade da geotécnica.

O que são bermas e taludes?

São plataformas longitudinais (degraus) entre os taludes de corte ou de aterro. As bermas têm o objetivo de melhorar a estabilidade de taludes e de facilitar a instalação do sistema de drenagem superficial.

O que significa talude engenharia?

Talude é a denominação que se dá a qualquer superfície inclinada de um maciço de solo ou rocha. Ele pode ser natural, também denominado encosta, ou construído pelo homem, como, por exemplo, os aterros e cortes.

Para que serve o talude?

Talude é um terreno inclinado que serve para dar sustentação e estabilidade ao solo próximo de um platô.

Como funciona o talude?

O talude nada mais é do que um terreno inclinado que serve como base de sustentação ao solo. ... Esta contenção é escolhida pelo fato de dar melhorias ao solo a partir da execução de tirantes, chumbadores, concreto projetado e drenagem, permitindo que o talude construído resista à pressão gerada pela terra.

Talude de Mina

34 questões relacionadas encontradas

Para que serve a berma?

No Brasil, a berma é chamada de acostamento e tem seu uso destinado à parada ou estacionamento de veículos, em caso de emergência, e à circulação de pedestres e bicicletas, quando não houver local apropriado para esse fim.

O que é bermas de equilíbrio?

18 – Bermas de Equilíbrio: são aterros laterais aos taludes para equilibrar o peso exercido pelo maciço do aterro principal. Visam impedir o expurgo de solos moles além dos offset's.

O que significa berma na construção civil?

SIGNIFICADO DE BERMA

O mesmo que acostamento. O termo berma é usado no português europeu para designar o acostamento de uma estrada ou rodovia.

O que é o efeito Tschebotarioff?

O efeito Tschebotarioff deve ser considerado para evitar problemas em fundações profundas, pois todo carregamento na superfície do terreno irá gerar tensões no solo, que por sua vez sofrerá deformações verticais e horizontais.

O que é berma de aterro?

Berma de aterro designa um degrau cuja função é distribuir a altura do aterro, visando melhorar a estabilidade.

O que é um solo mole?

Os solos moles, também chamados de solos compressíveis, são geralmente constituídos por uma alta porcentagem de material orgânico e alto teor de umidade. São solos finos (argilas e siltes), possuindo baixa resistência a esforços de cisalhamento (MASSOCCO, 2013).

Como identificar solos moles?

Segundo Massad (2003), solos moles são solos sedimentares com baixa resistência à penetração onde os valores de SPT (Standard Penetration Test ou Teste Padrão de Penetração) não superiores a 4 golpes. São, em geral, argilas moles ou areias argilosas fofas de deposição recente, isto é, formadas durante o Quaternário.

Como construir em solos moles?

Entre as opções disponíveis há técnicas como a construção de colunas de solo-cimento (deep soil mixing) e o jet grouting. A primeira se baseia no tratamento de solos moles por meio da mistura com agentes químicos estabilizantes (cal e/ou cimento), formando coluna de material melhorado.

O que é um solo compressível?

Os solos compressíveis possuem baixa resistência ao cisalhamento, normalmente associada à baixa resistência à penetração estática (SPT < 2 golpes/30 cm). Geralmente, são constituídos por argilas orgânicas e solos turfosos, comumente saturados.

Como evitar o efeito Tschebotarioff?

É comum, na execução do aterro provisório, construir também bermas de equilíbrio laterais, para evitar exatamente este rompimento indesejado. Na figura abaixo à esquerda, percebe-se o efeito Tschebotarioff sobre as estacas do pavimento, provocado pelo aterro provisório, no solo vizinho.

O que é recalque de obra?

Acontece quando uma parte da estrutura fica mais rebaixada que a outra, com ou não distorção angular, o que resulta em esforços estruturais não previstos, podendo em casos extremos, culminar na ruína da obra.

O que é atrito negativo em fundações?

O atrito negativo é um esforço transferido à estaca nos trechos em que o recalque do maciço de solo que a envolve é maior que o recalque da estaca.

O que é berma gíria?

Gíria usada pelos jovens para designar a peça do vestuário que cobre as pernas até o joelho. "Meu irmão tem uma berma mó da hora." "Minha berma rasgou, véi."

Qual a inclinação de um talude?

A inclinação natural de taludes durante a execução de aterros é de 1/1 (1 por 1 ou 1 para 1) ou 45º, não sendo aconselhado uma inclinação superior pois não garante a sua estabilidade, resultando em desabamento do platô superior ao talude.

Qual a altura máxima de um talude?

A norma brasileira NBR-11682 - Estabilidade de Encostas prevê apenas um único caso em que a Sondagem pode ser dispensada. É caso seguinte: A sondagem não é obrigatória em taludes que atentdam simultaneamente as seguintes condições: 1 - Talude com altura máxima de 3 metros (H<3.

Quando fazer um talude?

Porém, os taludes podem ter também outras importantes funções, tais como: – Para barragem, quando são construídos com a intenção de barrar um rio e formar um reservatório. – Para evitar a queda de blocos, quando são essenciais para evitar quedas e rolamentos de blocos que motivariam uma grande instabilidade no terreno.

Por que é importante o engenheiro civil saber o que significa talude?

Os taludes são essenciais para evitar quedas e rolamentos de blocos. Podemos afirmar que o fraturamento destes blocos causam uma grande instabilidade no terreno. A construção dos taludes resolve estes problemas de forma rápida e eficaz.

Qual a diferença entre platô e talude?

Platô é sinônimo de planalto, ou seja, é uma porção de terra com superfície plana e elevada. Normalmente os platôs são limitados por taludes ou muros de contenção ou arrimo. Talude é um plano inclinado e também pode ser natural ou artificial.

Como fazer um bom talude?

Para se estruturar um morro, encosta ou talude, é necessário criar condições de estabilidade. Isso só é viável quando a encosta é tratada como um todo, combinando soluções de retaludamento, proteção superficial de materiais naturais e artificiais, drenagem correta, além das obras estruturais de contenção.

Artigo anterior
Quanto tá custando uma tonelada de ureia?
Artigo seguinte
Que países da América Central apresenta os piores indicadores socioeconômicos?