O que é surdez clínica?

Perguntado por: Ema Lia de Valente  |  Última atualização: 26. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (19 avaliações)

Considera-se surdo o indivíduo cuja audição não é funcional na vida comum e, parcialmente surdo, aquele cuja audição, ainda que deficiente, é funcional com ou sem prótese auditiva. A competência auditiva é classificada como normal, perda leve, moderada, severa e profunda.

O que é visão clínica da surdez?

Para Viviane Oliveira (2017), a visão clínica-patológica desvaloriza as capacidades do surdo e o excluí, pois trata a surdez como doença em busca de uma cura, enquanto a visão sócio-antropológica compreende o sujeito por sua diferença e não na deficiência, respeitando sua língua e cultura.

O que é a surdez resumo?

Surdez é o nome dado à impossibilidade ou dificuldade de ouvir. A audição é constituída por um sistema de canais que conduz o som até o ouvido interno, onde essas ondas são transformadas em estímulos elétricos que são enviados ao cérebro, órgão responsável pelo reconhecimento e identificação daquilo que ouvimos.

Como a pessoa surda é vista na perspectiva é visão clínica?

A surdez pode ser vista como deficiência – o que gera um olhar “clínico-terapêutico”; ou como uma diferença – representada pelo modelo “sócioantropológico”. E essas diferentes visões e formas de representar a surdez deixaram – e ainda deixam – marcas na educação e na vida dos surdos.

Qual a diferença entre auditiva e surdez?

Do ponto de vista clínico, o que difere surdez de deficiência auditiva é a profundidade da perda auditiva. As pessoas que têm perda profunda, e não escutam nada, são surdas. Já as que sofreram uma perda leve ou moderada, e têm parte da audição, são consideradas deficientes auditivas.

LIBRAS - Aula 05 - Visões sobre a surdez: Visão clínica versus visão socioantropológica

36 questões relacionadas encontradas

O que é ser uma pessoa surda?

[...] considera-se pessoa surda aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da Língua Brasileira de Sinais - Libras.

É errado falar surdo?

O Manual explica que “não é correto dizer que alguém é surdo-mudo. Muitas pessoas surdas não falam porque não aprenderam a falar”. Ensina que “quando quiser falar com uma pessoa surda, se ela não estiver prestando atenção em você, acene para ela ou toque, levemente, em seu braço”.

Quais são os aspectos clínicos da surdez?

O surdo é incapaz de desenvolver a linguagem oral, evidentemente porque não ouve. Os limiares auditivos desses pacientes são de tal forma elevados que não conseguem escutar o som de modo adequado. Escutam ruídos, mas não são sons. As perdas de audição são maiores que 93dB nas frequências de 500, 1 000 e 2 000Hz.

Como pode ser definida a surdez sob a perspectiva antropológica?

A concepção de sujeito Surdo na visão sócio antropológica reconhece-o como Ser Humano que não precisa ser testado periodicamente para que a sua surdez seja curada, mas que possui uma Língua natural, reconhecida por Lei (10.436 de 24 de Abril de 2002), que tem traços característicos de sua Língua e que constitui uma ...

Porque os surdos não se consideram doentes?

Os surdos que nasceram surdos, que foram criados tendo a Libras como primeira língua, não se sentem doentes por não ouvirem. Não consideram que perderam algo, pois não se perde algo que nunca se teve.

O que pode ser surdez?

A principal causa da surdez adquirida é o envelhecimento do organismo associado a uma combinação de fatores genéticos, ambientais e de estilo de vida. Tudo isso provoca alterações no ouvido interno, onde as ondas sonoras são convertidas em impulsos nervosos que são enviados para o cérebro.

O que é surdez e cite as suas possíveis causas?

A surdez, ou deficiência auditiva, é a perda parcial ou total da audição, dificultando a compreensão e a comunicação da pessoa afetada, podendo ser congênita, quando a pessoa já nasce com a deficiência, ou adquirida ao longo da vida, por uma predisposição genética, traumatismo ou doença que afete este órgão.

Quais são as principais causas de surdez?

16 causas da surdez
  • Alteração metabólica. Alterações como diabetes e hipertensão arterial podem causar a que vem sendo chamada de perda auditiva metabólica. ...
  • Barotrauma. ...
  • Caxumba. ...
  • Colesteatoma. ...
  • Doença de Ménière. ...
  • Genética. ...
  • Medicamentos ototóxicos. ...
  • Meningite.

Quais os tipos de identidade surda?

De acordo com o Instituto Federal da Paraíba, quando se analisa a literatura, é possível encontrar cinco tipos de identidade surda, que são os seguintes:
  • 1 – Identidade surda. ...
  • 2 – Identidade surda híbrida. ...
  • 3 – Identidade surda de transição. ...
  • 4 – Identidade surda flutuante. ...
  • 5 – Identidade surda embaraçada.

O que é visão Socioantropológica?

Pinto (2001) diz que a visão sócio-antropológica se expressa para que os sujeitos sociais valorizem, exponham suas diferenças e suas culturas específicas em busca de afirmação cultural. É um movimento social contra todas as ações que não consideram as diferenças da vida social.

Qual a diferença entre surdo é deficiente auditivo na visão antropológica?

Deficiência Auditiva: consiste na perda parcial ou total da capacidade de detectar sons, causada por má-formação (causa genética), lesão na orelha ou na composição do aparelho auditivo. Surdez: é considerado surdo todo aquele que tem total ausência da audição, ou seja, que não ouve nada.

Como a surdez é compreendida pela concepção clínico-terapêutica?

Na tradição clínico-terapêutica, a surdez é vista como uma —deficiência“ em relação à comunidade —ouvinte“, colocando os sujeitos surdos em desvantagem, se comparados à maioria da população (SKLIAR, 1988).

Quais são as duas importantes concepções da surdez?

Aqui surge a separação de duas importantes concepções da surdez. A primeira concepção é clínico-terapêutica que entende a surdez como patologia, visando a medicalização, o tratamento, a normalização do surdo e os trata de forma assistencialista.

Qual é o correto surdo ou Deficiente Auditivo?

Eis a questão. Nota-se uma grande dificuldade em falar “surdo” ou “deficiente auditivo” por receio de estar errado. Mas os dois termos estão corretos e, embora exista uma diferença entre um surdo e um deficiente auditivo, ambos compartilham o mesmo problema: a falta da audição.

Porque não é correto falar a expressão surdo-mudo?

O termo surdo-mudo é incorreto e nunca deve ser usado.

A pessoa ser deficiente auditiva não significa que ela seja muda. A mudez é uma outra deficiência e é raro ver as duas acontecendo ao mesmo tempo. A realidade é que muitos surdos, por não ouvirem, acabam não desenvolvendo a fala.

Qual é o termo mais adequado surdo ou Deficiente Auditivo?

Do ponto de vista médico, o deficiente auditivo é denominado surdo quando ele apresenta um grau de perda auditiva profunda e é denominado hipoacústico quando a perda é leve ou moderada, mas o permite captar alguns sons com ou sem ajuda de uma prótese auditiva.

O que é um sujeito surdo?

O sujeito surdo que de acordo com Felipe e Monteiro (2001), são aqueles que participam de comunidades, associações na sua própria cidade ou em outras localidades, sendo fatores predominantes dessas comunidades surdas o uso da Língua de Sinais, os esportes e as interações social.

Como as pessoas surdas se sentem?

Os surdos são sujeitos culturais, com experiências visuais e identidades próprias: as identidades surdas. Assim, defende-se a concepção de que a Língua de Sinais, para mais além do que uma forma de comunicação dos surdos constitui-se como seiva identitária.

Como uma pessoa surda vive?

O surdo vive num mundo silencioso, mas precisa estar incluído nele e ter liberdade de interagir com os ouvintes. por isso falar de surdez e cultura surda é importante para ajudar na compreensão desse tema ainda ignorado por nossa sociedade.

Quais são os 4 tipos de surdez?

Central
  • leve: o deficiente auditivo ouve bem os graves, mas sente dificuldade com os agudos;
  • moderada: ouve sons graves menos ruidosos e, se estiver em um ambiente com música, não compreende as falas;
  • severa: o surdo não ouve a fala humana, e raramente escuta o celular chamando;
  • profunda: o surdo não ouve nada.

Artigo anterior
O quê Nikola Tesla defendia?
Artigo seguinte
COMO É BOM dia em árabe?