O que é sulco nas cordas vocais?

Perguntado por: Tomás Enzo de Rodrigues  |  Última atualização: 30. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (68 avaliações)

O sulco vocal é uma depressão (em forma de fenda) na prega vocal, provavelmente de origem congênita, podendo ser pequeno ou se estender ao longo de todo o comprimento da prega vocal. Na maioria dos pacientes a disfonia inicia-se na infância, com grande impacto sobre a qualidade da voz.

O que são sulcos vocais?

Introdução: O sulco vocal é uma lesão em forma de fenda ou depressão longitudinal na prega vocal que provoca importante impacto negativo na qualidade vocal. Seu diagnóstico e tratamento continuam sendo um grande desafio para os médicos laringologistas.

O que causa fenda nas pregas vocais?

A fenda vocal pode ser por estresse da musculatura da prega vocal e em alguns pacientes existe a fenda vocal de nascença. O ideal é fazer avaliação fonoaudiológica para um diagnóstico adequado.

Qual o sintoma de nódulo nas cordas vocais?

Os sintomas de nódulos, pólipos e granulomas das cordas vocais incluem rouquidão crônica e voz sussurrada, que tendem a se desenvolver ao longo de dias a semanas.

Como tratar edema nas cordas vocais?

Tratamento do edema das cordas vocais

Em quadros de abuso vocal, o mais recomendado é repouso, pouco uso da voz e talvez a combinação com alguns chás que provocam alívio sobre a garganta. Já nos edemas causados por refluxo e laringite, a terapia pode se basear no uso de medicamentos para tratar a condição original.

SEMPRE FICO ROUCO(A) - SULCO DE PREGA VOCAL

25 questões relacionadas encontradas

Como curar edema na garganta?

Como é feito o tratamento

Após avaliação da equipe médica e confirmação do risco de edema de glote, é indicado o tratamento, feito com medicações que irão diminuir rapidamente a ação do sistema imune, e incluem aplicação de injeções contendo adrenalina, anti-alérgicos e corticóides.

O que eu faço pra minha voz voltar?

Algumas dicas para tratar a rouquidão em casa são:
  1. Beber bastante água. ...
  2. Descansar a voz. ...
  3. Usar um umidificador. ...
  4. Mascar chicletes. ...
  5. Fazer gargarejo com água morna e sal. ...
  6. Evitar alimentos e bebidas muito geladas ou muito quentes. ...
  7. Evitar substâncias que irritam a garganta. ...
  8. Fazer exercícios para as cordas vocais.

Quais os sintomas das cordas vocais inflamadas?

Os sintomas das cordas vocais inflamadas geralmente incluem:
  • Rouquidão;
  • Voz baixa ou perda da voz;
  • Dor de garganta;
  • Dificuldade para falar;
  • Alteração no tom da voz, o que pode dificultar o trabalho de oradores e cantores;
  • Paralisia das cordas vocais.

Quais são os sintomas de quem tem calos nas cordas vocais?

Quais sintomas indicam problemas nas cordas vocais?
  1. Rouquidão.
  2. Dor de garganta.
  3. Alteração no tom de voz.
  4. Cansaço ao falar.

Qual exame detectar calo nas cordas vocais?

Para investigar alterações nas pregas vocais e possíveis doenças, os profissionais da voz podem fazer o exame de estroboscopia laríngea, também conhecido como videolaringoestroboscopia ou videoestroboscopia da laringe.

Qual o tratamento para fenda?

O tratamento da fenda palatina é feita com o fechamento completo da fenda, que é realizado em etapas, a fim de assegurar a integridade do arcabouço ósseo e a funcionalidade da musculatura de oclusão. Primeiramente é fechado o palato ósseo anterior para alongá-lo, para depois dar continuidade ao tratamento.

O que causa inflamação nas cordas vocais?

A laringite é a inflamação da laringe (região das vias aéreas onde ficam localizadas as cordas vocais), que conecta a faringe à traqueia e faz parte do sistema respiratório. A inflamação dessa região pode ser causada por vírus (mais prevalente), bactérias, inalação de agentes alérgicos ou esforço excessivo da voz.

O que é cisto vocal?

O cisto é considerado uma alteração estrutural mínima de cobertura das pregas vocais, localizado profundamente no interior da prega vocal, em geral na camada superficial da lâmina própria, com ou sem aderência ao ligamento vocal; pode ser uni ou bilateral(8,10).

O que significa fenda fusiforme?

Fenda fusiforme geralmente é decorrente de uma alteração estrutural mínima na mucosa da prega vocal. Em situações de mau uso ou abuso vocal contínuo, a fenda pode retornar.

O que é Organofuncional?

Disfonias organofuncionais são alterações vocais que acompanham lesões benignas, decorrentes de comportamento vocal alterado ou inadequado 1,5,6, muitas vezes ocorrendo ou sendo agravadas pela presença de fatores orgânicos como os distúrbios alérgicos e ou digestivos 7.

Quais os sintomas de Polipos na garganta?

O sintoma mais comum e o primeiro a aparecer normalmente é uma aspereza geral ou rouquidão da voz, que pode ou não ser acompanhada por dor de garganta ou sensação de plenitude na garganta.

O que é bom para fortalecer as cordas vocais?

7 dicas para te ajudar a cuidar da saúde vocal:
  1. Aquecer e esfriar. É imprescindível que você aqueça a sua voz antes de começar a cantar. ...
  2. Hidratar a voz. ...
  3. Umidifique a sua casa. ...
  4. Tire sonecas vocais. ...
  5. Evite substâncias nocivas. ...
  6. Não use a garganta para cantar. ...
  7. Não cante se isso estiver te causando dor.

O que é bom para lubrificar as cordas vocais?

A hidratação é a chave para cuidar das pregas vocais. O ideal é ingerir uma média de dois litros de água por dia, ou um copo de água a cada duas horas. "Dessa forma, toda a área das pregas vocais fica mais lubrificada", afirma a fonoaudióloga Sonia Salama.

O que pode causar um edema na garganta?

"A principal causa do edema de glote é uma reação alérgica aguda que pode ser desencadeada por medicações, alimentos e picada de insetos", diz o portal especializado.

Qual remédio tomar para edema de glote?

Os corticóides têm sido utilizados em situações definidas: De emergência: quando ocorrem casos de edema de glote (“fechamento da garganta”, geralmente por alergia), casos de urticária importante e crises de asma grave.

O que causa edema na laringe?

Olá! Edema posterior de laringe geralmente é provocado por refluxo gastroesofágico. O ideal é que você procure um otorrino e um gastro para uma avaliação da causa. O fonoaudiólogo tratará da consequência.

Qual o tratamento para fenda palatina?

O tratamento para fenda palatina é feita por meio da realização de cirurgia, que tem como objetivo fechar o céu da boca. A cirurgia para corrigir a fenda no palato mole deve ser feita entre 3 e 6 meses de idade, enquanto que a do palato duro deve ser feita entre 15 e 18 meses de idade.

Como é feita a cirurgia de fenda palatina?

Como é feita a cirurgia

A cirurgia plástica para lábio leporino e fenda palatina é feita sob anestesia geral, já que é um procedimento delicado e preciso, apesar de simples, sendo necessário que o bebê fique quieto. O procedimento é rápido, dura menos de 2 horas e só é necessário 1 dia de internamento no hospital.

O que causa a fenda palatina?

Tanto fatores ambientais como genéticos podem estar envolvidos na formação de lábio leporino ou fenda palatina. O consumo de tabaco, bebidas alcoólicas ou outras drogas durante a gestação pode aumentar o risco de ter um bebê com lábio leporino ou fenda palatina.

Artigo anterior
Como se dá o direito de regresso entre os avalistas sucessivos?
Artigo seguinte
Pode ter mais de uma chave primária?