O que é sujeito indeterminado e determinado?

Perguntado por: Verónica Juliana Pires  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (17 avaliações)

Sujeito determinado e indeterminado
Mesmo o sujeito implícito na desinência verbal é um sujeito determinado. O sujeito é indeterminado quando a informação contida no predicado refere-se a um elemento que não se pode (ou não se quer) identificar.

O que é sujeito determinado?

Sujeito determinado simples: O sujeito será determinado simples quando apresentar apenas um núcleo, ou seja, quando for composto por uma única palavra.

O que é sujeito indeterminado exemplos?

O sujeito indeterminado é o tipo de sujeito que não pode ser identificado na oração. Isso acontece quando não conseguimos perceber, pelo contexto ou pelo verbo que o acompanha, quem praticou a ação. Exemplo: Estão cantando na praça desde ontem.

Quais são os tipos de sujeitos e exemplos?

Tipos de sujeito
  1. Sujeito simples. Quando o verbo principal de uma frase faz referência a um sujeito de núcleo único, temos um sujeito simples. ...
  2. Sujeito composto. ...
  3. Sujeito oculto ou sujeito desinencial. ...
  4. Sujeito determinado. ...
  5. Sujeito indeterminado. ...
  6. Sujeito inexistente (oração sem sujeito)

Como encontrar sujeito indeterminado?

Quando a oração apresenta um verbo na terceira pessoa do plural (eles), não é possível identificar o sujeito dessa oração, por isso o sujeito é classificado como sujeito indeterminado. Veja os exemplos: Disseram que ele vai viajar. Falaram que haverá greve na universidade.

Tipos de sujeitos: indeterminado

38 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de sujeito determinado?

Pode ser classificado como sujeito determinado simples, sujeito determinado composto, sujeito determinado elíptico (oculto ou desinencial) e sujeito indeterminado. Antes de partirmos para a explicação sobre cada um deles, vamos falar um pouco sobre o núcleo do sujeito.

O que sujeito exemplos?

O sujeito é o elemento que pratica ou sofre a ação expressa pelo verbo de uma frase. Para identificá-lo, basta fazermos uma pergunta sobre tal ação; observe: “O ajudante da loja correu muito com o veículo.”

Como identificar o sujeito?

Para identificar o sujeito, é necessário buscar o termo sobre o qual se diz alguma coisa, verificar se ele pode ser substituído por um pronome pessoal do caso reto e se ele concorda com o verbo. Esse termo pode praticar ou sofrer a ação expressa na oração. Entretanto, existem também orações sem sujeito.

Como saber quem é o sujeito da frase?

O sujeito é o elemento que sofre ou faz uma ação e o predicado é o elemento que faz referência ao sujeito. O sujeito é o termo da oração que realiza ou sofre alguma ação. Todos os elementos da frase se referem ao sujeito, sendo ele um dos elementos principais de uma frase.

Como se acha o sujeito em uma oração?

O sujeito aparece, habitualmente, antes do predicado, sendo esta a ordem direta da oração. As perguntas quem?, o quê? e quê? feitas antes do verbo, facilitam a identificação do sujeito.

Como identificar o sujeito eo predicado?

Sujeito e Predicado
  1. Sujeito: é o termo da oração que funciona como suporte de uma afirmação feita pelo predicado. Predicado: é o termo da oração que, a partir de um verbo, projeta alguma afirmação sobre o sujeito. ...
  2. Exemplo:
  3. A carrocinha levou meu cachorro.
  4. Exemplo: Chegaram da festa tarde demais.

Quais são os 5 tipos de sujeito?

Os tipos de sujeito se classificam em cinco categorias: simples, composto, indeterminado, oculto e oração sem sujeito. Falando em tipos de sujeito, já estudamos um pouquinho sobre eles. Caso não se lembre, acesse o texto “oração: sujeito e predicado”.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Quem pode ser sujeito?

Não se pode iniciar o período pela outra oração, pois o pronome relativo quem só funciona como sujeito, quando puder ser substituído por o que, a que, os que, as que, aquele que, aqueles que, aquela que, aquelas que. Outros exemplos: 01) Encontrei o garoto.

Qual a diferença entre o sujeito oculto é indeterminado?

O que diferencia o sujeito oculto do sujeito indeterminado é o fato de eles poderem ser ou não identificados. O sujeito oculto é determinado, porque ele pode ser identificado. Mas, o mesmo não acontece com o sujeito indeterminado, como o seu próprio nome indica.

Por que exemplos?

“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".

Qual é a diferença de porque é por quê?

No entanto, se queremos substituir expressões como “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de”, devemos utilizar o “porque”. Só colocamos o acento — ou seja, “porquê” — se pretendemos utilizar um sinônimo de “razão” ou “motivo”.

Como usar o porquê?

Regra dos porquês: quando empregar por que? Na regra dos porquês, deve ser usada a forma do por que quando tratar-se de perguntas, assim como pronome relativo. Dessa maneira, o emprego do por que, grafado assim com palavras separadas e sem acento, dá-se no começo das frases interrogativas diretas.

O que é o sujeito simples e composto?

Sujeito simples é aquele que possui um único núcleo. Já o sujeito composto apresenta dois ou mais núcleos. O sujeito é considerado um termo essencial da oração.

Qual é o nome do sujeito?

O ser de quem se informa algo denomina-se sujeito. A informação propriamente dita recebe o nome de predicado. Margarida dirigia [a palavra às classes menos abastadas]. “Margarida" é o sujeito, “dirigia” é o verbo e a “palavra às classes menos abastadas” é o predicado.

Como fazer para identificar o predicado?

Predicado é tudo o que se declara acerca do sujeito, ou seja, é tudo que há na frase que não é o sujeito. O predicado verbal possui obrigatoriamente um verbo, o qual é o núcleo do predicado. O verbo é núcleo do predicado quando é nocional, ou seja, que demonstra uma ação.

Como identificar o predicado na frase?

Predicado
  1. Para identificar o predicado é bastante simples, afinal, ele é tudo que não é sujeito. ...
  2. O predicado pode ser classificado de duas formas:
  3. Predicado verbal: quando há presença de verbo transitivo direto ou indireto, que sempre indiquem AÇÃO.
  4. Predicado nominal: quando há presença de um verbo de ligação.

Que é o sujeito?

O sujeito é um termo essencial da oração sobre o qual se faz uma declaração e pode ser classificado em vários tipos, de acordo com o núcleo que apresenta. Como você já deve saber, o sujeito é um termo essencial da oração e é definido como o ser sobre o qual se faz uma declaração.

Como se escreve a palavra sujeito?

Significado de Sujeito

substantivo masculino Qualquer pessoa; pessoa sobre a qual nada se sabe: esteve um sujeito à sua procura. [Gramática] Função sintática na oração do termo a respeito do qual se diz alguma coisa: o Paulo (sujeito) chegou tarde. adjetivo Submisso a; subordinado: todos estão sujeitos à mesma lei.

Estão sujeitos a ou a?

Substantivo feminino antecedido do artigo definido, no singular (a) ou no plural (as). Ex.: "Seu carro está sujeito à multa prevista em Lei" (sujeito a + a multa = sujeito à multa) ou "O infrator estará sujeito às penalidades constantes do artigo X do Código Penal" (sujeito a + as penalidades = sujeito às penalidades).

Artigo anterior
Para que serve a flexão?
Artigo seguinte
O que faz aumentar o FPS nos jogos?