O que é substância polar?

Perguntado por: Salvador Faria  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (53 avaliações)

Moléculas polares são estruturas que apresentam dois polos e interagem por meio de forças dipolo induzido. Moléculas polares são aquelas que apresentam polos (positivo e negativo) e unem-se por meio desses polos, ou seja, polo positivo de uma molécula liga-se ao polo negativo da outra.

O que é uma substância apolar e polar?

Compostos moleculares são classificados de acordo com a polaridade. Moléculas Apolares: não existe diferença de eletronegatividade entre os átomos. Moléculas Polares: existe diferença de eletronegatividade entre os átomos, apresentando um polo positivo e outro polo negativo.

Como saber se uma substância é polar?

A polaridade das moléculas pode ser visualizada quando a sua substância constituinte é submetida a um campo elétrico externo. Se as moléculas se orientarem na presença desse campo, ou seja, se uma parte for atraída pelo polo positivo e a outra parte da molécula for atraída pelo polo negativo, então, elas são polares.

Como ocorre a substâncias polares?

Uma molécula é polar quando o número de nuvens eletrônicas no átomo central é diferente do número de átomos (do mesmo elemento químico) ligados a esse átomo. O oxigênio apresenta seis elétrons na camada de valência e utiliza esses elétrons em cada uma das ligações simples com os átomos de hidrogênio.

O que e uma reação polar?

É aquele que interage com outras moléculas por dipolo permanente ou ligações de hidrogênio e apresenta tendência de dissolver-se em compostos polares.

Macete sobre polaridade de molécula - como definir - com o Prof. Guilherme Vargas

21 questões relacionadas encontradas

Por que a água e uma substância polar?

A água é uma molécula "polar", o que quer dizer que ela tem uma distribuição desigual da densidade de elétrons. A água tem uma carga negativa parcial ( ) junto ao átomo de oxigênio, por causa dos pares de elétrons não-compartilhados, e tem cargas positivas parciais ( ) junto aos átomos de hidrogênio.

Como saber se a substância e polar ou apolar?

Todas as ligações dos compostos orgânicos são covalentes, assim, se houver diferença de eletronegatividade na molécula, ocorrendo um deslocamento de carga, ela será polar; mas se não houver diferença de eletronegatividade entre os átomos, a molécula será apolar.

Como reconhecer uma molécula apolar?

Podemos determinar se uma molécula é apolar a partir da comparação entre o número de nuvens eletrônicas presente no átomo central e os átomos que estão ligados a ele.

Como saber qual ligação e mais polar?

Para determinar se uma ligação é polar ou apolar é necessário conhecer as propriedades dos elementos envolvidos na ligação, como a eletronegatividade. A eletronegatividade é a capacidade que o elemento possui de atrair os elétrons para si, sendo uma medida de polaridade.

E uma substância apolar?

O que é Apolar:

Na química, a polaridade das moléculas orgânicas está relacionada com a intensidade da eletronegatividade dos átomos que formam estas moléculas. Quando não há diferença entre a eletronegatividade dos átomos, esta molécula é considerada apolar.

Qual ligação covalente é mais polar?

Ligação iônica x ligação covalente

A ligação iônica pode ser descrita como um caso extremo da ligação covalente polar, pois a diferença de eletronegatividade é tão grande que promove a transferência do elétron de um átomo para outro, ao invés de ocorrer o compartilhamento entre ambos.

Que tipo de ligação é polar?

Toda ligação iônica é polar, mas a polaridade das ligações covalentes depende do tipo de elemento químico que está fazendo a ligação, podendo ser polar ou apolar. As propriedades das substâncias são influenciadas em grande parte pelo tipo de ligação que seus átomos realizam e se elas são polares ou apolares.

Porque HF é polar?

A molécula de ácido fluorídrico, HF, é polar pela ligação entre o hidrogênio e o flúor, nesta ligação covalente os elétrons são mais deslocados para o átomo de flúor criando pólos na molécula.

Quais moléculas são apolares?

A molécula será apolar apenas se os dois átomos presentes em sua constituição forem iguais, ou seja, pertencentes ao mesmo elemento químico. Exemplos: H2, Cl2, F2, Br2, O2, N2 etc. Nessa molécula, o átomo central é o carbono (pertencente à família IVA), pois ele realiza o maior número de ligações.

Qual a geometria de HF?

(Vunesp-2009) Considere os hidretos formados pelos elementos do segundo período da classificação periódica e as respectivas geométricas moleculares indicadas: BeH2(linear), BH3 (tri-geometrias), CH4(tetraédrica), NH3 (piramidal), H2O (angular) e HF (linear).

Qual tipo de força Intermolecular do HF?

As moléculas de HF interagem por Ligações de Hidrogênio, uma vez que o composto apresenta hidrogênio ligado ao flúor. Já as moléculas das outras substâncias (HBr, HI, HCl) unem-se por dipolo dipolo por serem polares e não apresentarem hidrogênio ligado a oxigênio, flúor ou nitrogênio.

Por que a molécula BF3 e apolar?

No caso da molécula BF3, embora suas ligações interatômicas sejam polares, visto que, a diferença de eletronegatividade entre os átomos envolvidos nas ligações não é nula, ou seja, ∆χ ≠ 0, a molécula é apolar, pois apresenta geometria triangular planar com todos os átomos ao redor do B sendo idênticos, isto é, do mesmo ...

Como saber se é uma ligação covalente ou iônica?

Para saber se um composto realiza ligação iônica ou covalente, nós vamos olhar para a diferença de eletronegatividade. Quando o valor for menor que 1,7 a ligação será classificada como covalente. E se a diferença de eletronegatividade for maior ou igual a 1,7, a ligação será do tipo iônica.

Quem faz ligação iônica?

A ligação iônica, também chamada de ligação eletrovalente ou heteropolar, é um tipo de ligação química que ocorre quando o átomo de um metal cede definitivamente um ou mais elétrons para o átomo de um ametal, semimetal ou hidrogênio.

O que é ligação covalente polar exemplos?

Um bom exemplo de ligação covalente polar é a molécula de HCl. Nesse caso, o átomo de cloro, por ter maior eletronegatividade que o átomo de hidrogênio, atrai com mais força o elétron que está sendo compartilhado, dando origem, assim, a um pólo negativo (consequentemente criando um outro positivo) na ligação.

Qual a diferença entre ligação covalente polar é apolar?

Quando os átomos ligados por covalência são iguais não há diferença de eletronegatividade. Nesse caso, dizemos que a ligação é covalente apolar. Se houver diferença de eletronegatividade entre dois átomos, com o compartilhamento desigual, a ligação será covalente polar.

Qual a polaridade do I2?

O iodo é uma molécula apolar de fórmula I2 e as interações estabelecidas entre elas são semelhantes às interações entre as moléculas da aguarrás.

Qual dessas moléculas abaixo e apolar?

Qual dentre as moléculas abaixo é apolar? Alternativa “c”. No caso da letra b, podemos facilmente ver que o HCℓ é polar, porque o cloro é mais eletronegativo que o hidrogênio, atraindo os elétrons.

Qual a polaridade do Cl2?

Moléculas diatômicas formadas por átomos de mesmo elemento químico, são apolares, como o H2, Cl2,Br2, O2, N2 etc.; e as moléculas diatômicas forma- das por átomos de elementos diferentes, são polares, como o HF, HCl, HBr, HI, etc. µ ).

Qual é a geometria do ch2cl2?

V- Sua geometria é tetraédrica, pois a molécula é pentatômica e apresenta quatro ligantes no átomo central. Como os quatro ligantes no átomo central são iguais, e existem apenas quatro nuvens eletrônicas (quatro ligações), trata-se de uma molécula apolar.

Artigo anterior
Qual a potência (- 2 3?
Artigo seguinte
Como o Espírito Santo engravidou Maria?