O que é subjetividade para a Psicologia social?
Perguntado por: Gabriela Lopes de Sá | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.2/5 (45 avaliações)
Entende-se subjetividade como um processo no qual o sujeito se apresenta como resultado da convergência de vetores de produção que ganha forma ao se conectar a múltiplos elementos como as relações familiares, a mídia, a cultura, a arte, a violência social, entre outros.
O que a psicologia chama de subjetividade?
Subjetividade é caracterizado como algo que varia de acordo com o julgamento de cada pessoa, consistindo num tema que cada indivíduo pode interpretar da sua maneira, que é subjetivo. Desta forma, a subjetividade humana pode dizer respeito ao sentimento de cada pessoa, como a sua opinião sobre determinado assunto.
Qual a relação entre psicologia e subjetividade?
A subjetividade na psicologia foi conceituada a partir das inquietações do sujeito, de modo que pensadores foram levados a sintetizar a questão na contraposição entre características internas e externas.
O que é a teoria da subjetividade?
A Teoria da Subjetividade fundamenta um caminho investigativo que permite a compreensão dos sentidos subjetivos e configurações subjetivas constituintes dos complexos processos psicológicos humanos produzidos nos diferentes espaços sociais, algo não observado nas abordagens teóricas dominantes na psicologia.
Como se dá o processo de subjetividade?
A subjetividade, segundo eles, é formada na relação do sujeito com o outro, processo mediado pela linguagem e pelo contexto histórico-cultural. O psiquismo dos indivíduos se desenvolve pela apreensão de signos e significados, que, por usa vez, são construídos socialmente nas relações entre os homens.
Subjetividade - Psicologia Social.
Como se dá a formação da subjetividade do sujeito?
A formação da subjetividade do sujeito, é muito pessoal e complexa, pois, desde pequeno suas composições são integradas por seus responsáveis, sendo assim, sua construção é feita através somente daquilo que se é passado para ele, quando sua personalidade é construída, daí ele passa a tornar se responsável por suas ...
Como a subjetividade na nossa vida?
Para entender a Subjetividade, primeiro é preciso compreender que ela implica diretamente em nossa existência como seres pensantes. Ou seja, cada pessoa é única em seu modo de pensar, de falar, de agir e até mesmo de sentir. E esta individualidade é moldada, sobretudo, pelas nossas experiências.
O que é a teoria da subjetividade de González Rey?
A Teoria da Subjetividade de González Rey (1995, 2003a, 2003b) constituiu a base teórica da pesquisa por ser, em essência, uma teoria que busca compreender a subjeti- vidade reconhecendo o valor da história e da cultura, pos- sibilitando, com isso, olhar o estudante em seus processos singulares.
O que é teoria da subjetividade coletiva?
“teoria” da subjetividade coletiva vem se desdobrando na direção de expansões e refinamentos conceituais (onde, aliás, história e teoria tendem a se mostrar solidárias), mas igualmente numa consideração crítica a respeito das principais formas de consciência e instituições da modernidade.
Qual o papel da subjetividade no desenvolvimento humano?
A análise do desenvolvimento da subjetividade requer adentrar no movimento contínuo de produção de sentidos subjetivos para identificar os impactos, as rupturas e as construções que estes são capazes de desencadear no sujeito.
Qual o papel da psicologia frente às novas subjetividades?
O objeto por excelência da psicologia é o indivíduo, a sua subjetividade, mas ela não age em seu favor, pois oculta a gênese de seu sofrimento, substituindo-a por outra gênese, ao considerar que o indivíduo tem uma verdade, uma lógica própria, independente da cultura.
Quando falamos da subjetividade na psicologia estamos falando sobre?
Quando falamos que uma pessoa está sendo subjetiva, estamos dizendo que ela está manifestando a sua opinião sobre determinado assunto. Dessa forma, ela não está se atendo aos fatos, optando por não adotar uma postura imparcial e objetiva.
Quais são os aspectos da categoria subjetividade na psicologia social?
Entende-se subjetividade como um processo no qual o sujeito se apresenta como resultado da convergência de vetores de produção que ganha forma ao se conectar a múltiplos elementos como as relações familiares, a mídia, a cultura, a arte, a violência social, entre outros.
O que é ser subjetivo exemplos?
Subjetivo é tudo aquilo que é próprio do sujeito ou a ele relativo. É o que pertence ao domínio de sua consciência. É algo que está baseado na sua interpretação individual, mas pode não ser válido para todos. Entre os sinônimos de subjetivo estão: intrínseco, tendencioso, individual, peculiar, pertinente.
O que é subjetivo exemplos?
Significado de Subjetivo
Relativo ao sujeito; próprio de cada pessoa; particular, individual, característico, próprio: opinião subjetiva. Que se refere ao indivíduo ou dele faz parte: experiência subjetiva. [Filosofia] Particular ou relevante acerca de um indivíduo; pessoal.
O que é a subjetividade do sujeito?
A subjetividade é compreendida como uma dimensão do sujeito, assim como a objetividade que, relacionadas dialeticamente no contexto social, produzem o sujeito.
Quais os conceitos de Jean Piaget sobre subjetividade?
Para Piaget, diferentemente, ele é moral; porém, o seu discurso e sua prática pautam-se pela heteronomia, que significa ser governado por outrem. Nesse sentido, praticamente todas as pessoas não teriam uma subjetividade ou esta não poderia ser compreendida como autônoma.
O que é uma pesquisa subjetiva?
Pesquisa Qualitativa e Subjetividade: os processos de construção da informação oferece uma nova visão da pesquisa qualitativa, orientada para a compreensão da subjetividade em uma perspectiva hístórico-cultural das diferentes atividades humanas, tais como educação, saúde, trabalho e vida social.
O que significa subjetividade social?
González Rey (2003a) a define como os processos e formas de organização subjetiva dos sujeitos concretos que representam a história única de cada indivíduo dentro de uma cultura.
Como a subjetividade é influenciada pelos outros seres e pelos meios em que vivemos?
A interferência da tecnologia na subjetividade do indivíduo
Há o descobrimento da subjetividade, da autonomia e, por fim, também a visão de que o ser humano é o sujeito de sua própria história. No entanto, tudo favorecerá a uma tendência cada vez maior ao individualismo, ao consumismo e ao egocentrismo.
O que é a subjetividade é como a história lida com ela?
A boa subjetividade é aquela que provém da essência do conhecimento como relação subjetivo-objetiva e do papel ativo do sujeito na produção desse conhecimento. A má é a subjetividade deformante do objeto que é inserida por interesses particulares e parciais.
Como se dá a construção do sujeito?
Passando pela ação do outro, o ser humano consegue ser autônomo, ou ser sujeito. Assim, o ser humano não nasce sujeito; é feito e faz-se sujeito na relação com o outro. A subjetividade é, portanto, uma conquista, uma construção de cada indivíduo, a partir das relações estabelecidas dentro do coletivo.
Como acontece a construção da ideia de sujeito?
Mesmo não identificável, o sujeito é passível de certa identificação, ou seja, de definição. E como isso acontece atualmente? Através do corpo, ou de outra forma, da transformação do corpo em signo de definição individual.
Qual a importância da objetividade e da subjetividade na psicologia?
Na teoria do conhecimento, a subjetividade é o conjunto de idéias, significados e emoções que, baseados no ponto de vista do sujeito, e portanto influenciados por seus interesses e desejos particulares. Em oposição, a objetividade produz o que pode ser verificável por diferentes sujeitos.
O que é a psicologia contemporânea?
Psicologia Contemporânea* é um pensamento idealizado por Leonardo Maia sobre as práticas e abordagens clínicas. Propõe, por meio de uma articulação sistêmica, psicanalítica e multidisciplinar, o estudo, o desenvolvimento e a práxis da Psicologia aplicados ao processo vivo do psiquismo e dos seus desdobramentos.
Qual é o objeto da ação monitória?
Quantos km tem que correr na prova da PM?