O que é storytelling corporativo?

Perguntado por: Sara Morais Loureiro  |  Última atualização: 5. März 2025
Pontuação: 4.4/5 (56 avaliações)

No mundo corporativo, o storytelling se refere à prática de desenvolver uma narrativa em torno de um produto na intenção de agregar mais valor a ele e à marca. Já o storytelling em vendas busca criar conexões com clientes em potencial, colocando-os como protagonistas da história contada.

O que é storytelling no mundo corporativo?

Se fôssemos utilizar a terminologia corporativa para descrever a definição do storytelling, seria algo como: storytelling é a habilidade de encontrar ou criar histórias fortes, com propósito estratégico, narradas com excelência.

Como fazer um storytelling de uma empresa?

Confira 10 dicas de como fazer um storytelling
  1. Reúna informações sobre sua marca. O primeiro passo de como fazer storytelling é reunir o máximo de informações sobre sua empresa. ...
  2. Concentre-se na ação. ...
  3. Foque nas partes mais relevantes. ...
  4. Adeque a mensagem ao meio. ...
  5. Dê ritmo para suas histórias. ...
  6. Sua história. ...
  7. Emoção. ...
  8. Conflito.

O que é um storytelling exemplos?

No contexto do marketing digital e da publicidade, o storytelling consiste em contar histórias para criar conexões emocionais entre as marcas e os consumidores por meio, por exemplo, de anúncios no Google com narrativas que despertam sentimentos e emoções e que favorecem a venda de um produto ou serviço.

O que é storytelling para que serve?

Storytelling é a habilidade de contar histórias utilizando enredo elaborado, narrativa envolvente, e recursos audiovisuais.

O QUE É STORYTELLING (08 Dicas Incríveis para Trabalhar do Jeito Certo)

23 questões relacionadas encontradas

Quais são os 3 elementos do storytelling?

Elementos básicos do Storytelling
  • 1- Mensagem. Existem aí dois aspectos importantes. ...
  • 2- Ambiente. Independente do tipo de Storytelling que você quer contar, ele precisa acontecer num lugar, num cenário, num tempo, num espaço. ...
  • 3- Personagem. ...
  • 4- Conflito.

Como utilizar o storytelling no trabalho?

Em vez de apresentar um plano chato e técnico, crie uma história envolvente que mostre o impacto positivo desse projeto. Use personagens, situações reais e emocionais para conectar-se com o público e transmitir sua visão de forma atraente.

Quais os 7 princípios do storytelling?

Já a análise de conteúdo foi feita a partir do modelo dos sete princípios de Storytelling criados pelo autor Henry Jenkins (2010) que são: espelhar x perfurabilidade, continuidade x multiplicidade, imersão x extratabilidade, construção de mundos, serialidade, subjetividade e desempenho.

Quais são os quatro elementos do storytelling?

Ainda assim, é importante entender como os quatro elementos do storytelling se relacionam para que a narrativa final consiga alcançar bons resultados. São eles: mensagem, ambiente, personagem e conflito.

Quais são as 7 habilidades do storytelling que devem ser dominadas?

Quais são as 7 habilidades do storytelling?
  1. 1- Introdução.
  2. 2- Conflito.
  3. 3- A recusa do chamado.
  4. 4- A ajuda necessária.
  5. 5- A superação.
  6. 6- A grande virada.
  7. 7- Conclusão da trama.

O que não pode faltar no storytelling?

O que não pode faltar no storytelling? Storytelling é a arte de contar, desenvolver e adaptar histórias utilizando elementos específicos — personagem, ambiente, conflito e uma mensagem — em eventos com começo, meio e fim, para transmitir uma mensagem de forma inesquecível ao conectar-se com o leitor no nível emocional.

Por que a empresa utiliza storytelling?

O Brand Storytelling permite que as empresas se conectem emocionalmente com seu público-alvo. Ao contar histórias autênticas e relevantes, elas podem criar laços mais fortes e duradouros com seus compradores, investidores e demais stakeholders, pois evocam experiências e emoções.

O que não pode faltar em um storytelling?

Storytelling é a arte de contar, desenvolver e adaptar histórias utilizando elementos específicos — personagem, ambiente, conflito e uma mensagem — em eventos com começo, meio e fim, para transmitir uma mensagem de forma inesquecível ao conectar-se com o leitor no nível emocional.

Como fazer storytelling exemplos?

11 técnicas de como fazer storytelling
  1. Reúna informações sobre sua marca. ...
  2. Concentre-se na ação. ...
  3. Foque nas partes mais relevantes. ...
  4. Adeque a mensagem ao meio. ...
  5. Dê ritmo para suas histórias. ...
  6. Aproxime as pessoas da sua história. ...
  7. Use a emoção para se aproximar do seu público. ...
  8. Estabeleça um conflito.

Quais tipos de storytelling?

As histórias com a estrutura de Jornada do Herói costumam ser muito usadas para apresentar situações de crescimento pessoal.
  • A Montanha. ...
  • Sobreposição de narrativas. ...
  • Sparklines. ...
  • In Media Res. ...
  • Convergência de Ideias. ...
  • Falso Começo. ...
  • Estrutura de pétala.

Como contar a história de uma empresa exemplos?

Como fazer o histórico da empresa no site?
  1. Conheça bem o seu público-alvo. ...
  2. Faça uma linha cronológica da história. ...
  3. Conte uma história verdadeira. ...
  4. Dê ênfase aos seus produtos e serviços. ...
  5. Fale de pessoas além de produtos. ...
  6. Use os principais elementos do storytelling.

Qual o formato ferramenta adequado para o uso do storytelling?

O storytelling pode ser aplicado em diversos formatos, como texto, vídeo, áudio, imagens e apresentações.

O que é estratégia de storytelling?

O storytelling é um modelo de produção de conteúdo que foca na arte de contar histórias, adaptando as narrativas ao universo das empresas e aos seus clientes. Assim, por meio de eventos com começo, meio e fim, o negócio consegue uma maneira criativa de fidelizar consumidores.

Como fazer um storytelling com dados?

7 passos para fazer Storytelling com dados
  1. Reúna os principais insights. Tudo começa com uma boa análise de dados. ...
  2. Pense na audiência. ...
  3. Escolha o melhor formato. ...
  4. Defina uma chamada para ação. ...
  5. Crie contexto. ...
  6. Escolha os argumentos. ...
  7. Defina um fluxo para a história.

Quais os pontos importantes eficientes no storytelling?

Quais os pontos importantes e eficientes no storytelling?
  • Reúna informações sobre sua marca. ...
  • Concentre-se na ação. ...
  • Foque nas partes mais relevantes. ...
  • Adeque a mensagem ao meio. ...
  • Dê ritmo para suas histórias. ...
  • Aproxime as pessoas da sua história. ...
  • Use a emoção para se aproximar do seu público. ...

Onde é aplicado o storytelling?

Fora da literatura, o storytelling pode ser aplicado em estratégias de marketing, campanhas publicitárias, apresentações, palestras, entre outras situações do mundo corporativo e acadêmico. Neste artigo, você vai compreender a importância do tema e como gestores e empresas saem ganhando com a estratégia.

O que é ato 1?

O Ato Institucional Nº 1 foi o primeiro de 17 atos institucionais que os militares decretaram durante a Ditadura Militar. Esses atos institucionais foram parte do arcabouço jurídico que os militares utilizaram para se legitimar no poder e para impor meios legais a fim de estabelecerem a repressão.

Quais são os 3 atos?

O primeiro ato (configuração/início) corresponde à introdução, ou seja, a apresentação do cenário, dos personagens e do enredo. O segundo ato (confronto/meio) está relacionado à aventura, aos conflitos que o personagem principal deve superar. Por fim, o terceiro ato (resolução/fim) é o clímax, o desfecho da história.

Como fazer um bom storytelling pessoal?

Dicas de como fazer um Storytelling relevante
  1. Combine emoção e estratégia. ...
  2. Storytelling e o significado profundo das coisas. ...
  3. Chame o público para a ação. ...
  4. Crie uma narrativa empática. ...
  5. Storytelling bom é o que tem verdade.

Como fazer um storytelling no canva?

Como criar Stories para o Instagram em 4 simples passos
  1. Abra o Canva. Selecione seu modelo preferido em nossa biblioteca de criações profissionais. ...
  2. Personalize. Faça o upload de fotos do seu computador ou escolha imagens do banco do Canva. ...
  3. Edite ao seu modo. ...
  4. Faça a sua conta se destacar.

Artigo anterior
Qual o consumo do Honda Fit 2010?
Artigo seguinte
O que pode estragar os dentes?