O que é SPDA e por que ele é tão importante?

Perguntado por: Ana Valente de Jesus  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (41 avaliações)

SPDA é a sigla para Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas¸ mas é conhecido popularmente como para-raios. Como o próprio nome diz, ele tem a função de impedir e minimizar o impacto das descargas atmosféricas. Principalmente em estruturas e edificações, como prédios e estabelecimentos industriais.

Qual a importância de um SPDA?

O SPDA serve para proteger pessoas, edifícios, prédios, tanques, tubulações e outros contra descargas atmosféricas. A função do SPDA é direcionar e dissipar as descargas atmosféricas por um caminho seguro até a terra. Ele evita/minimiza os danos em construções e pessoas oriundos de tais descargas.

O que é o SPDA?

Um Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) tem por objetivo principal evitar a incidência direta de raios na estrutura a ser protegida, através da constituição de pontos preferenciais de incidência para as descargas que eventualmente atingiriam a estrutura na ausência do sistema.

O que é o laudo SPDA?

Sua empresa possui o laudo SPDA? Este documento é fundamental, pois é responsável por analisar as condições do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas. Assim, de modo geral, é possível verificar se o SPDA, também conhecido como para-raios, existe na empresa e se funciona adequadamente.

O que significa SPDA em segurança do trabalho?

SPDA – Sistema de Proteção de descargas atmosféricas.

QUER SABER TUDO SOBRE SPDA? APRENDA COM O ESPECIALISTA DA TERMOTÉCNICA PARA-RAIOS, NORMANDO ALVES.

26 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de SPDA?

Tipos de SPDA
  • SPDA moderno com Para-Raios Ionizante. ...
  • SPDA pelo método de Gaiola de Faraday. ...
  • SPDA pelo método da Ponta Franklin. ...
  • SPDA pelo método das Esferas Rolantes.

Quando precisa SPDA?

O SPDA é obrigatório em estabelecimentos com potência elétrica acima dos 75 KW. Segundo o Corpo de Bombeiros, a instalação desse mecanismo também é necessária nos seguintes locais: edifícios com mais de 30 metros de altura; ... estruturas isoladas que apresentam uma altura superior a 25 metros.

Como fazer um laudo para SPDA?

Para obter o laudo de vistoria spda, é preciso contratar uma empresa especializada do setor de Proteção contra Descargas Atmosféricas. O serviço avalia a condição das hastes, isoladores, luz piloto, entre outros componentes do para-raios.

Quem faz laudo SPDA?

O laudo SPDA é um documento técnico assinado por profissionais habilitados pelo Crea – normalmente engenheiros-eletricistas credenciados. Ele descreve o resultado da perícia técnica feita na edificação, bem como os problemas encontrados no sistema de proteção contra raios.

Quem pode emitir laudo de SPDA?

Quem pode emitir laudos técnicos? O laudo de SPDA deverá ter como signatário um profissional habilitado (Engenheiro Eletricista), vinculado ou não a uma pessoa jurídica, com o devido registro na entidade de classe (CREA).

Qual a diferença entre SPDA e aterramento?

O sistema de aterramento e SPDA são dois sistemas distintos, mas um cabe ao outro. O SPDA é dividido em três etapas: a primeira é a captação das descargas elétricas pela antena, esta por sua vez direciona as descargas para os fios condutores que os destinam ao aterramento.

O que é SPDA e aterramento?

O aterramento SPDA é uma das técnicas que compõe os sistemas de proteção contra descargas elétricas atmosféricas, conhecidas popularmente como SPDA, que tem como função diminuir a colisão das decorrentes descargas atmosféricas, que podem ocasionar explosões, danos materiais, incêndios e, até mesmo, pôr em risco à vida ...

Como é construído um SPDA?

O captor franklin protege a edificação como um cone formado a partir de sua ponta, com um ângulo que varia conforme a sua altura em relação à terra. A sua instalação compõe-se na utilização de um ou mais mastros com captores de modo que toda a estrutura da edificação fique dentro da proteção do sistema.

Qual a importância de um SPDA em uma edificação?

Objetivo e funcionamento. O Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas ou para-raios, tem como objetivo minimizar e evitar os efeitos que as descargas atmosféricas causam em ambientes, tanto em relação às pessoas quanto em relação a estruturas.

Qual a função de um SPDA externo?

Sua principal função é a de redistribuir as correntes elétricas que estejam trafegando pelos condutores de descida do SPDA. Quando instalado corretamente, esse condutor horizontal deve interligar todas as descidas.

Quais os principais componentes de um SPDA Franklin?

Componentes dos SPDA
  • Captor: trata-se de um elemento pontiagudo que tem como objetivo interceptar as descargas atmosféricas. ...
  • Condutores de descida: tem como função elevar a corrente elétrica do captor para a terra. ...
  • Haste para suporte do captor: Essa haste deve ser de cobre e presa a cobertura, fixada em um isolador.

Qual o valor de um laudo de SPDA?

Ainda sim, o preço da manutenção e do laudo, que a principio é anual, varia de acordo com os problemas encontrados na vistoria a ser feito pelo engenheiro responsável. Agora, se o para raio não tiver problemas, necessitando apenas da emissão do laudo, o preço vária em média de R$ 300,00 à R$ 400,00.

Qual o prazo de validade do laudo de SPDA?

1 ano para empresas contendo munição ou explosivos, locais expostos à corrosão atmosférica severa ou instalações de empresas fornecedoras de serviços considerados essenciais; 3 anos para as demais organizações.

Como elaborar um projeto de SPDA?

Etapas do projeto de SPDA
  1. Gerenciamento dos possíveis riscos.
  2. Definição de recursos de proteção.
  3. Determinação da forma adequada de proteção.
  4. Determinação da quantidade e posição das descidas.
  5. Definição do condutor de aterramento.
  6. Indicação das equalizações de Potenciais.
  7. Estipular as MPS-Medidas de Proteção contra Surtos.

Como emitir um laudo de aterramento?

O Laudo de Aterramento somente poderá ser emitido por um profissional legalmente habilitado, ou seja, Engenheiro Eletricista, conforme preconiza o item 10.2.7 da NR10, visto que é um item que compõe o Prontuário das Instalações Elétricas (PIE NR10).

Como determinar o nível de proteção do SPDA?

Os riscos a serem avaliados em uma estrutura são:
  1. R1: risco de perda de vida humana (incluindo ferimentos permanentes);
  2. R2: risco de perda de serviço ao público;
  3. R3: risco de perda de patrimônio cultural;
  4. R4: risco de perda de valor econômico.

Como verificar a necessidade da instalação de um SPDA?

Porém, alguns casos a necessidade de instalação são evidentes, como:
  1. locais de grande afluência de público;
  2. locais que prestam serviços públicos essenciais;
  3. áreas com alta densidade de descargas atmosféricas;
  4. estruturas isoladas, ou com altura superior a 25 m;
  5. estruturas de valor histórico ou cultural.

Quando o Para-raio é obrigatório?

Enquanto que na “cidade maravilhosa” a lei obriga que somente os prédios com mais de 30 metros possuam o equipamento, na “Ilha da Magia” é obrigatório que toda ocupação residencial privativa multifamiliar, com 20 metros ou mais de altura, ou que possua área construída superior a 750m² seja equipado com o Sistema de ...

Quando é exigido para-raio?

Além disso, a Norma NBR 5419 define qual a exigência de para-raio e SPDA em condomínios. A altura mínima para instalar para-raios é de 25 metros. Mas, as construções em áreas com alta densidade de descargas elétricas são obrigadas a ter para-raios independente da altura.

Quando é necessário instalar para-raios?

O Corpo de Bombeiros exige então a instalação de para-raio em edificações com definições como:
  • Que contenha materiais inflamáveis;
  • Prédios com mais de 30 metros de altura;
  • Estruturas isoladas com mais de 25 metros de altura,
  • Entre outros requisitos.

Artigo anterior
Quais os instrumentos ou ferramentas usadas cotidianamente no Paleolítico?
Artigo seguinte
Qual a ordem crescente dos bytes?