O que é sobrevida em epidemiologia?
Perguntado por: Helena Camila Andrade Martins | Última atualização: 18. Juni 2025Pontuação: 4.9/5 (23 avaliações)
Considera-se sobrevida, no presente trabalho, o tempo desde a entrada do indivíduo no estudo (data do diagnóstico) até a ocorrência do evento de interesse (falha) ou até a censura (perda por tempo de observação incompleto) na observação (Kleinbaum, 1995).
O que é sobrevida na epidemiologia?
A análise de sobrevida será utilizada quando o tempo for o objeto de interesse, seja este interpretado como o tempo até a ocorrência de um evento ou o risco de ocorrência de um evento por unidade de tempo. Ela permite analisar problemas onde o risco de ocorrência do evento não é homogêneo ao longo do tempo.
O que que significa sobrevida?
Tempo de vida após um limite, geralmente o diagnóstico de doença terminal (ex.: aumento da sobrevida de doentes oncológicos). Origem etimológica:sobre- + vida.
O que é tempo de sobrevida?
A taxa de sobrevida é utilizada pelos médicos como uma forma padrão para discutir o prognóstico de uma paciente. A taxa de sobrevida em 5 anos se refere à porcentagem de pacientes que vivem pelo menos 5 anos após o diagnóstico da doença.
O que é uma proporção de sobrevida?
( ) A proporção de sobrevida é uma estimativa da probabilidade de um indivíduo não morrer, ou de maneira mais ampla, não desenvolver o desfecho sob estudo, ao longo de um intervalo de tempo.
O que é Análise de Sobrevivência?
O que é análise de sobrevida e quando devo Utilizá-la?
As técnicas estatísticas conhecidas como análise de sobrevida são utilizadas quando se pretende analisar um fenômeno em relação a um período de tempo, isto é, ao tempo transcorrido entre um evento inicial, no qual um sujeito ou um objeto entra em um estado particular e um evento final, que modifica este estado.
O que é curva de sobrevida?
A curva de sobrevida mostra, para cada instante de tempo, a probabilidade de um indivíduo sobreviver além daquele instante de tempo. Nesta seção, vamos construir uma curva de sobrevida para os pacientes do conjunto de dados cancer a partir do R Commander.
O que é sobrevida livre de evento?
Análise exploratória avaliou a relação de OS e EFS em 12 e 24 meses, sendo sobrevida livre de eventos definida como o tempo desde a infusão de axi-cel até a progressão da doença, início de nova terapia para linfoma (excluindo transplante de células-tronco) ou morte por qualquer causa.
O que quer dizer sobrevida global?
Sobrevida global (Overall Survival [OS]): É "o tempo desde a randomização do paciente até sua morte por qualquer etiologia" e considerada o desfecho/objetivo mais confiável e preferível, por ser preciso e fácil de medir por meio da data do óbito.
O que significa o indivíduo ser censurado em uma análise de sobrevida?
Censura: É qualquer observação cujo evento de interesse não foi observado. Isso pode ocorrer porque o pesquisador perde o contato com o paciente, sendo a morte como evento de interesse, pode ocorrer que o paciente morreu de causa diferente da doença ou porque a pessoa se recuperou, isso seria uma censura.
Qual a diferença entre sobrevida e sobrevivência?
Pude, no entanto, saber que em português europeu, na área da oncologia, o uso de sobrevida corresponde a «vida com continuação da doença», enquanto sobrevivência significa a «situação de sobreviver livre de doença».
Como se escreve sobrevida?
sobrevida | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.
Qual a diferença entre expectativa de vida ao nascer e expectativa de sobrevida?
A expectativa de vida ao nascer é calculada considerando, além da taxa de mortalidade, a expectativa de sobrevida da população residente na região em que o individuo nasceu.
Qual é o conceito de epidemiologia?
Epidemiologia pode ser definida como a “ciência que estuda o processo saúde-doença em coletividades humanas, analisando a distribuição e os fatores determinantes das enfermidades, danos à saúde e eventos associados à saúde coletiva, propondo medidas específicas de prevenção, controle ou erradicação de doenças, e ...
Quais são os três tipos de estudos epidemiológicos?
- Estudos observacionais. Os estudos observacionais permitem que a natureza determine o seu curso: o investigador mede, mas não intervém na pesquisa. ...
- Delineamentos observacionais analíticos. ...
- Estudos de caso-controle. ...
- Estudo de coorte.
O que são conceitos epidemiológicos?
São aqueles estudos que o pesquisador manipula o fator de exposição (a intervenção), ou seja, provoca uma modificação intencional em algum aspecto do estado de saúde dos indivíduos, através da introdução de um esquema profilático ou terapêutico.
O que é prognóstico do câncer?
Quando uma pessoa tem câncer, muitas dúvidas sobre a gravidade da doença e suas chances de sobrevivência podem ocorrer. A estimativa de como uma doença evolui em cada paciente é chamada de prognóstico.
O que é taxa de resposta objetiva?
Resposta objetiva (Objective Response Rate[ORR]) É “a proporção de pacientes com diminuição do tumor”. A duração da resposta é determinada desde a resposta inicial até a documentação da progressão do tumor.
O que deve acontecer para que haja maiores chances de cura do câncer?
“Indivíduos sem DNA tumoral circulando no sangue, ao final de uma cirurgia ou quimioterapia, provavelmente apresentam maior chance de cura.
O que é o hazard ratio?
A dimensão do efeito entre os subgrupos em uma análise de sobrevivência é estimada pelo hazard ratio (HR), que pode ser interpretado como o risco relativo da ocorrência do evento em função do tempo.
O que é a curva de Kaplan Méier?
O modelo de Kaplan-Meier é baseado na estimação de probabilidades condicionais em cada ponto de tempo em que um evento ocorre e tomando o limite do produto daquelas probabilidades para estimar a taxa de sobrevivência em cada ponto no tempo.
O que é HR em Estatística?
Assim sendo, a razão de riscos instantâneos (HR) descreve a razão das taxas de risco do evento (desfecho) em um determinado momento, definidas em cada um dos grupos sendo comparados (tratamento vs. controle).
Quais são os diferentes tipos de variáveis usados em análises de sobrevivência?
Os seguintes termos são comumente usados em análises de sobrevivência: EVENTO - Morte, ocorrência de doença, recorrência da doença, recuperação ou outra experiência de interesse.
Como fazer regressão de Cox?
- Nos menus, escolha: Analisar > Sobrevivência > Regressão de Cox ...
- Selecione uma variável de tempo. ...
- Selecione uma variável de status e, em seguida, clique em Definir Evento.
- Selecione uma ou mais covariáveis.
Como a análise estatística de dados pode revelar tendências e relações importantes?
A análise estatística de dados pode revelar tendências e relações importantes de várias maneiras: Através da descrição dos dados, é possível identificar padrões que podem indicar tendências, como a distribuição de frequências de uma determinada variável.
Qual a diferença entre indígena e aborígenes?
Qual foi o fim da monarquia?