O que é SMED Lean?

Perguntado por: Cristiano Vicente Morais  |  Última atualização: 25. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (20 avaliações)

SMED é a sigla para a expressão “Single Minute Exchange of Die” ou, na tradução para o português, “troca rápida de ferramenta”. Efetivamente, a SMED é uma técnica Lean utilizada para diminuir o tempo de instalação e configuração de um equipamento ou linha de produção.

O que é SMED e para que serve?

O Single Minute Exchange of Dies (SMED), que em português significa Troca Rápida de Ferramenta, é um método que tem como objetivo reduzir o tempo necessário para execução da operação de setup para que o tempo seja inferior à dez minutos, ou seja, um número expresso em um único dígito.

O que é a SMED?

A metodologia de Shigeo Shingo (SMED – single minute exchange of die) foi publicada pela primeira vez no Ocidente em 1985, e é referência principal quando se trata de redução dos tempos de setup de máquinas. A metodologia enfatiza a separação e a transferência de elementos do setup interno para o setup externo.

Qual o principal objetivo do SMED?

Teoricamente, o objetivo do SMED é a redução do tempo de setup para, no máximo, um dígito de minuto, reduzindo lotes fabricados, dando mais flexibilidade ao processo e reduzindo os estoques. A implementação do SMED melhora o índice de disponibilidade, assim como o índice da qualidade.

O que significa SMED e qual perda do Lean ela pode ajudar *?

O que é SMED? SMED é uma sigla para a palavra inglesa Single Minute Exchange of Die, que se traduz como “troca rápida de ferramenta“. Na prática, é um conjunto de técnicas pertencentes ao Lean que visam a reduzir o tempo de setup de uma máquina.

Como reduzir os tempos de setup? SMED - Troca Rápida de Ferramenta

32 questões relacionadas encontradas

Como aplicar o SMED?

A aplicação desta metodologia deve ser feita em 5 passos:
  1. 1 – Identificação da área piloto: ...
  2. 2 – Identificação e cronoanálise das etapas. ...
  3. 3 – Separação dos elementos internos e externos. ...
  4. 4 – Conversão dos elementos internos em externos. ...
  5. 5 – Simplificação e redução dos elementos.

Como fazer um SMED?

De forma simplificada, as etapas de um projeto de SMED são:
  1. Escolher equipe e máquina piloto. ...
  2. Identificar, medir e registrar elementos do setup. ...
  3. Classificar elementos em externos e internos. ...
  4. Converter elementos internos em externos. ...
  5. Eliminar, simplificar, sincronizar e reduzir tempos.

Quais são as ferramentas do Lean Manufacturing?

Conheça 11 ferramentas de lean manufacturing
  1. 5S. O 5S é uma ferramenta baseada em cinco processos simples. ...
  2. Jidoka. Essa ferramenta busca automatizar todo o processo de manufatura e é direcionada para o controle de qualidade. ...
  3. JIT: Just in time. ...
  4. Kanban. ...
  5. Kaizen. ...
  6. PDCA. ...
  7. TPM. ...
  8. Heijunka.

Como surgiu o SMED?

Como surgiu? Essa ferramenta surgiu na década de 60, e foi desenvolvida por um japonês chamado Shigeo Shingo que na época estava tentando desenvolver uma solução para alguns problemas de produtividade, que enfrentavam as prensas de uma das fábricas as quais ele prestava consultoria.

Qual a importância estratégica para redução do tempo de set up na indústria?

Qual a importância da redução de tempo de setup? ... Além de melhorar a sua capacidade de oferta, ampliar a flexibilidade e diminuir os custos de produção, a redução de tempo de setup permite que as organizações conquistem resultados cada vez mais positivos, destacando assim, a sua marca diante da concorrência.

Qual a melhor prática a ser aplicada para se alcançar a redução do tempo de setup utilizando a ferramenta SMED?

Foque em otimizar seu setup interno e externo; Acompanhe os resultados dos novos processos e alterações realizadas; Torne padrão a nova operação do SETUP; Faça uso de ferramentas para acompanhamento de operação.

Qual a diferença entre setup interno e externo?

(2009), o setup interno é entendido como operações que somente podem ser realizadas quando a máquina está parada, enquanto o setup externo é definido por operações que podem ser realizadas quando a máquina está em funcionamento.

Como aplicar o jidoka?

Os quatro passos do Jidoka
  1. Detectar a falha ou anormalidade;
  2. Parar;
  3. Corrigir ou consertar imediatamente a condição anormal;
  4. Investigar a causa raiz (utilizando por exemplo os “5 porquês”) e estabelecer ações efetivas para que o problema não ocorra mais.

Quais são os 5 princípios do Lean Manufacturing?

Quais são os 5 princípios do Lean Manufacturing? Ao aplicar a manufatura enxuta é preciso compreender os cinco princípios básicos: Valor, Fluxo de valor, Fluxo, Puxar e Perfeição.

Qual das ferramentas abaixo fazem parte do Lean Manufacturing?

As principais ferramentas do Lean

Para servir como exemplo inicial, as ferramentas da produção enxuta incluem processos contínuos de análises (kaizen), produção “pull” (no sentido de kanban) e elementos/processos à prova de falhas (Poka-Yoke).

Quais são os 7 desperdícios do lean?

Pois vamos tentar entender, então, os “7 desperdícios” explicitados por Ohno:
  1. Produção em excesso. É quando a empresa produz mais do que precisa para atender o cliente. ...
  2. Espera. ...
  3. Processamento desnecessário. ...
  4. Estoque. ...
  5. Transporte. ...
  6. Movimentação. ...
  7. Correção.

Como medir o tempo de setup?

Figura 7 œ Determinação do tempo de um setup. O número de setups necessários é obtido uma vez feito o nivelamento da produção baseado na demanda. Se este número for por exemplo 7 setups, atualmente é necessário 5 dias para realizar todos os setups Page 10 10/11 (58'x7 = 406' e dividindo por 90').

O que é setup rápido?

O conceito de setup Rápido também é conhecido por SMED, sigla em inglês para Single Minute Exchange of Die, que em tradução é “Troca em Minuto Singular”. Dentro deste conceito, a ideia é a redução do tempo parado entre as trocas de materiais, insumos, peças ou ferramentas para o chamado “minuto singular”.

Como fazer um diagrama de espaguete?

5 passos de como fazer um Diagrama de Espaguete
  1. 1 – Definir o processo que será analisado. ...
  2. 2 – Realização da planta baixa do local de atuação. ...
  3. 3 – Desenhar o trajeto do colaborador ou produto na planta. ...
  4. 4 – Analisar o diagrama. ...
  5. 5 – Propor melhorias e testá-las.

O que é setup SMED?

O SMED (Single Minute Exchange of Die ou “Troca Rápida de Ferramentas“) é uma ferramenta empregada na indústria para reduzir o tempo do processo de setup (preparação de máquinas, equipamentos e linhas de produção).

Como o SMED pode auxiliar no heijunka?

Para casos em que há interrupção no fluxo de produção, as unidades e componentes são sequenciados para estarem disponíveis nas quantidades certas e no momento certo. E usando o SMED, é possível garantir que os períodos de transição para processos realmente importantes e vitais sejam tão curtos quanto possível.

O que é o setup da máquina?

A máquinas produz um conjunto de produtos diferentes, e nesse caso além das paradas por defeito é necessário parar a máquina toda vez que se for fazer uma troca de produto. A intenção é reajustar a máquina para produzir o novo produto. Essa atividade é conhecida como Setup de Máquina.

Como o Jidoka se conecta ao Lean Manufacturing?

Como o Jidoka se conecta ao Lean Manufacturing? O primeiro passo de Jidoka é o de detectar uma anormalidade, de modo que, para a autonomia, a máquina usa sensores simples para detectar um problema e para, destacando os problemas para o operador.

Para que serve o Jidoka?

O Jidoka é um dos métodos mais importantes do Lean, que garante a qualidade integrada e tira o proveito máximo do fluxo de trabalho contínuo. Com a sua ajuda, você pode: Descobrir anormalidades do processo. Parar seu fluxo de trabalho para prevenir problemas de qualidade.

Como aplicar o Heijunka?

Como implementar o Heijunka (nivelar a produção)?

Na Toyota, por exemplo, costuma-se fixar o intervalo de tempo de 6 meses como uma base para o plano de produção. O tamanho do estoque final de itens também precisa ser estabelecido de forma embasada para atender à demanda e evitar a superprodução.

Artigo anterior
Quais serviços inclui na faxina?
Artigo seguinte
O que é o método indutivo?