O que é situação analítica?
Perguntado por: Xavier Edgar Carvalho Castro Pereira | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 5/5 (28 avaliações)
Enfim, a situação analítica consiste na manutenção de uma relação entre dois parceiros, o analisante e o analista, situação essa mediada por um terceiro termo que, de início, é o significante sujeito suposto saber, pivô da transferência, cujo desfecho no desenrolar da experiência analítica possibilitará a inclusão, no ...
O que é uma transferência analítica?
A transferência é a manifestação de afetos transferidos durante o processo analítico. O paciente transfere para o analista, atitudes inaceitáveis que tendem a ser contidas. Por exemplo, uma paciente pode mostrar ciúmes de seu terapeuta, mas reprimir desejos relacionados a ele.
O que é um trabalho analítico?
Capacidade analítica é a habilidade de produzir informações e conhecimento a partir da análise de dados, que nem sempre estão relacionados de maneira óbvia. Ou seja, é necessário saber organizar de forma lógica informações de diferentes origens e natureza.
O que é um discurso analítico?
O que Freud descobre é que (são palavras de Lacan) “no campo do inconsciente, de suas manifestações, o sujeito está em casa”. É a invenção do discurso analítico, onde se articula um dispositivo em que esse sujeito se põe a trabalhar para produzir significantes.
Porque o paciente pela transferência coloca em ato o que acontece no inconsciente na sessão analítica?
Isto é, ao colocar em ato o conteúdo reprimido, o paciente entregar-se-ia a um movimento regressivo, inconsciente (a repetição de conteúdos internos, relativos às suas disposições pulsionais) em vez de controlá-lo conscientemente, mediante o recordar.
Corte 5: "A situação analítica"
Por que a transferência é um paradoxo no tratamento analítico?
Desta maneira, o analista deve ocupar um lugar vazio de significação a fim de provocar e sustentar um trabalho do sujeito via transferência. ... Sendo assim, a transferência analítica se funda numa falha de saber no Outro, no caso, o analista. Este momento específico da transferência é o ponto de partida da análise.
Qual é o papel da transferência no tratamento psicanalítico?
Por meio da transferência, o paciente pode reconstruir e resolver conflitos reprimidos (causadores de sua doença). Principalmente conflitos da infância com seus pais. A transferência, segundo conceitos psicanalíticos, ocorre quando se projeta em pessoas do convívio presente, figuras importantes do passado do paciente.
Como é o modo de ser do analista?
Cabe ao candidato a analista fazer na própria análise o percurso de reconhecimento de como é seu trato com essa divisão, consequentemente com a falta. Daí, portanto, dessa falta como cerne do seu ser ele poderá fazer uso para que o que vem do analisante ressoe nele como escuta do desejo inconsciente.
O que é a transferência na visão de Lacan?
Lacan considera que tomar a interpretação simplesmente como repetição de significantes na figura do analista é um equívoco. Ele considera que a transferência é automatismo de repetição, pois ela está inscrita no registro pulsional como uma necessidade de repetição e não-repetição da necessidade.
O que é ter capacidade analítica?
A capacidade analítica pode ser entendida como a competência de lidar com informações de naturezas diversas, mas que estão dentro de um mesmo contexto e estabelecem correlações entre si.
Como lidar com amor transferencial?
A transferencia amorosa, ou de qualquer origem, é uma excelente oportunidade para a evolução psiquica do paciente. Revele seus sentimentos, pensamentos e principalmente, os devaneios e as fantasias, e o seu analista poderá ajudar você a se conhecer melhor. Entrar em contato com seus anseios, desejos e necessidades.
Quais os tipos de transferência psicanálise?
Há portanto, que se considerar a distinção entre dois tipos de transferência , dentre os quais pode-se citar: a transferência positiva caracterizada por sentimentos amistosos e afetuosos e a transferência negativa por sentimentos hostis.
Quando a transferência para o analista se torna uma resistência?
No tratamento, o analista deve tentar controlar esses fenômenos da transferência, esses fenômenos em que a transferência se torna uma resistência – ou quando ela é erótica ou quando negativa - e possibilitar que a transferência seja utilizada a serviço da recordação, da fala, da tomada de posição pelo paciente.
O que é manejo da transferência?
O termo manejo da transferência é utilizado por Freud para indicar como agir com a transferência que se manifesta no início do tratamento. Todavia, o instrumento principal para reprimir a compulsão do paciente à repetição e transformá-la num motivo para recordar reside no manejo da transferência.
O que é a neurose de transferência?
A neurose de transferência se trata da projeção das neuroses infantis do cliente em seu analista. Dessa forma, o visitante da sessão pode processar as causas do seu mal-estar se direcioná-lo à figura do terapeuta. Por exemplo, ver na figura do analista a imagem do seu pai a fim de processar os seus traumas infantis.
Como instituir a transferência suposto saber?
Façamos silêncio em nós, aproximemo-nos do objeto insatisfatório da pulsão, aproximemo-nos da sua imagem enigmática e faremos aparecer o grande Outro. Faremos surgir a autoridade, faremos aparecer o grande Outro referente, instituiremos a autoridade do Sujeito Suposto Saber.
Qual é o desejo do analista?
Desejo do analista é a expressão cunhada por Jacques Lacan para indicar o que chama de função essencial que há por trás do que se formula de início, no discurso do analisante, como demanda, ou seja, a transferência.
O que é o desejo do analista?
O desejo do analista não é um desejo puro. É um desejo de obter a diferença absoluta, aquela que intervém quando, confrontado com o significante primordial, o sujeito vem, pela primeira vez, à posição de se assujeitar a ele.
Como o analista paga?
Paga com palavras na interpretação, paga com sua pessoa na transferência e, mais radicalmente ainda, paga também no plano de ser.
O que é transferência para a psicanálise e como este conceito se aplica ao contexto de sala de aula?
A Transferência não é um termo da psicanálise. É um vocábulo utilizado em diversos campos, denota-se, sempre uma idéia de transporte, de deslocamento, de substituição de um lugar para o outro. Freud aponta-o como um fenômeno psíquico que se encontra presente em todos os âmbitos das relações com nossos semelhantes.
O que é transferência e contratransferência na psicanálise?
A transferência e a contratransferência são uma forma de projeção típica da relação terapêutica entre paciente e terapeuta e pode-se caracterizar de forma positiva, com sentimentos de afeto e admiração, ou negativa, com sentimentos de agressividade e resistência, dependendo dos laços inconscientes e emocionais que ...
O que é transferência hospitalar?
A transferência de pacientes para outros hospitais é uma prática comum que, geralmente, acontece para adequar o atendimento prestado ao paciente à infraestrutura necessária e compatível à complexidade do caso.
O que é transferência positiva e negativa?
A transferência pode se apresentar de três maneiras A transferência positiva, conforme definiu Freud (1912, p. 31), é constituída de sentimentos amorosos que são admissíveis à consciência, e a negativa é composta de sentimentos hostis e agressivos em relação ao terapeuta.
O que é psicanálise segundo Freud?
A psicanálise é um método de investigação da mente humana e dos seus processos, que eleva a mente para além das suas relações biológicas e fisiológicas. Para tanto, ela toma como objeto os processos mentais (emoções, sentimentos, impulsos e pensamentos) que determinam os indivíduos.
Como manejar a demanda de amor do paciente no processo analítico?
Freud (1996f) destaca que o analista não deve responder ao amor do paciente, mas também não deve suprimi-lo. O analista deve saber que está diante de um fenômeno valioso e reconhecer que estes afetos são decorrentes do próprio processo analítico e não um encantamento em relação à pessoa do analista.
Qual é o valor de 0 0?
O que o diesel causa?