O que é sistema extensivo de produção animal?

Perguntado por: Bruna Neuza de Mendes  |  Última atualização: 10. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (44 avaliações)

O sistema extensivo caracteriza-se por: utilização dos recursos naturais (algumas vezes de forma extrativista); a maioria das propriedades rurais se encontra longe dos centros consumidores; animais mestiços(azebuados); produção e/ou produtividade baixa; sem ou com planejamento alimentar, profilático ou sanitário; ...

O que é sistema extensivo de produção?

Na pecuária, é usual chamar-se de extensivo todo sistema que tem como principal característica a exploração de grande extensão de terra com poucos insumos, equipamentos e mão de obra. O baixo nível tecnológico desse sistema implica em baixa produtividade da terra, no caso ocupada com pastagens.

O que é um sistema de produção animal?

Os sistemas de produção animal podem ser definidos pelo conjunto de tecnologias e práticas de maneio animal, tendo em conta a espécie, a finalidade de produção, a raça e o meio ambiente/região onde a atividade será desenvolvida.

O que é sistema de produção intensivo é extensivo?

Há dois sistemas, o intensivo e o extensivo. Para definir se o sistema agrícola é intensivo ou extensivo são considerados os pontos da produção em qualquer tamanho de propriedade. O sistema é revelado por resultados como a produtividade por hectare e o investimento na produção.

Quais os sistemas de produção de bovinocultura extensivo?

O sistema extensivo consiste na criação de animais a pasto , sem um padrão de raça definido. A pastagem é à base da alimentação, já que a criação do gado é inteiramente no campo. As instalações são simples e limita-se a um curral onde as vacas são ordenhadas.

Sistema Intensivo e Extensivo de produção, Você Sabe a Diferença?

32 questões relacionadas encontradas

Quais os sistemas de produção de bovinocultura?

A produção da pecuária de corte pode ser dividida em três Sistemas: - Sistema Extensivo. - Sistema Semi-Intensivo. - Sistema Intensivo.

Quais são as características da pecuária extensiva?

O que é a pecuária extensiva? A pecuária extensiva, por sua vez, consiste na criação do gado a pasto em grandes áreas, ocupando latifúndios e propriedades familiares. De modo geral, não há tantos investimentos quanto na pecuária intensiva. A dieta, portanto, é majoritariamente pasto e suplemento mineral.

Qual a diferença entre sistema extensivo e intensivo?

Características da agricultura extensiva

Esse sistema de produção agrícola, ao contrário da agricultura intensiva, é realizado de forma tradicional e trabalha com grande número de trabalhadores; O uso de tecnologia é reduzido ou inexistente.

O que é extensivo e intensivo?

O diferencial, basicamente, está na duração dos cursos e no tempo diário de dedicação diária que cada um demanda: Intensivo: seis meses de preparação, indicado para quem possui cinco ou mais horas por dia para estudar; Extensivo: doze meses de preparação, indicado para quem possui quatro horas por dia para estudar.

Qual a diferença entre a produção extensiva e intensiva?

A agricultura intensiva resulta em alta produção por unidade de terra, mas por pessoa é menor. Ao contrário, na agricultura extensiva são cultivadas grandes propriedades, e é por isso que a produção total é alta, mas a produção por unidade é baixa.

Quais são os tipos de sistema de produção?

3 tipos de sistemas de produção
  • Produção contínua. É o tipo de sistema de produção mais comum de ser encontrado em uma indústria. ...
  • Produção intermitente. ...
  • Produção para grandes projetos.

Quais seriam os principais componentes que caracterizam um sistema de produção animal?

Esses sistemas caracterizam-se pela integração de árvores (nativas ou exóticas), pastagens mistas ou solteiras e componente animal, com intuito de obter produtos ou serviços dos componentes presentes. E destacam-se pela conservação de solo e recursos hídricos, sequestro de carbono e aumento da biodiversidade.

Quais são os sistemas de criação de animais que existem?

Sistemas de criação de animais
  1. Extensivo. • animais criados soltos, exclusivamente a pastos. ...
  2. Semiextensivo. • animais permanecem a pasto apenas parte do dia, recebendo suplementação alimentar em cochos. ...
  3. Intensivo. • sistema mais característico de pequenas e médias propriedades.

O que é sistema de criação extensivo?

Já sistema Intensivo é baseado na criação dos animais em uma pequena área chamada de “confinamento”, o uso de técnicas modernas como melhoramento genético, inseminação artificial e monta natural com touros selecionados, são aplicadas ao rebanho com o objetivo de aumentar a produtividade.

O que é a criação extensiva?

A pecuária intensiva é considerada o oposto da pecuária extensiva. A primeira característica que difere os dois sistemas é a criação feita em áreas menores, em sistema de confinamento. Nele, o gado é separado em lotes e criado em área restrita, que pode ser um piquete, um curral ou uma baia.

Quando deve ser usado o sistema extensivo de criação?

O sistema extensivo de criação deve ser usado quando o valor da terra for considerado baixo, como resultado das condições de solo e de pastagens. Deve ser usado para produção de lã e de animais para consumo, para limpeza de campo, ou para a produção de animais destinados ao abate, com idade mais avançada.

O que é um extensivo?

Significado de Extensivo

Que pode ser aplicado ou desenvolvido para um grande número de pessoas (coisas, objetos, casos etc); extensível: o lucro é extensivo aos funcionários. Que é muito amplo; extenso: teoria utilizada com valor extensivo. Etimologia (origem da palavra extensivo). Do latim extensivus.a.um.

O que é turma extensivo?

O cursinho extensivo é aquele que tem maior tempo de duração. E, por ser mais longo, o estudante tem mais contato com os conteúdos e pode aprender com menos pressão. Esse tipo de cursinho é bastante indicado para quem terminou a escola há mais tempo e precisa rever vários conteúdos.

O que é um sistema intensivo?

A agricultura intensiva é o método mais comum de cultivo do solo e a principal fonte de alimentos em todo o mundo. Baseia-se na obtenção de altos rendimentos e apresenta uma exploração agressiva da terra com o uso sobrante de insumos.

Onde se encontra a pecuária extensiva?

A região Centro-Oeste é a que mais cresce no Brasil, sua principal atividade econômica é a pecuária, embora nos últimos anos a agricultura tenha se intensificado, assim como o setor industrial.

O que é pecuária extensiva Brasil escola?

Pecuária extensiva: a criação é feita em extensas áreas, por isso o seu nome, nas quais os animais ficam soltos para circularem e para se alimentarem da pastagem disponível.

Quais são os tipos de produção agrícola?

No Brasil, existem diferentes tipos de produção agrícola, as quais se adequam às características do ambiente no qual são realizadas, como a agricultura de subsistência, agricultura familiar, agricultura orgânica (biológica), agricultura comercial e permacultura.

Qual sistema de produção é mais utilizado no cenário da pecuária nacional?

Na pecuária brasileira ainda predomina a pecuária extensiva que depende basicamente das pastagens, restringindo a suplementação alimentar ao fornecimento de sais minerais. Nesse subsistema, não há investimento em melhoria das pastagens, que em grande parte, encontram-se em estágios de degradação.

Qual o sistema de produção bovinocultura de corte e leite que aumenta a produção?

Sistema intensivo

As principais vantagens da implementação dessa técnica estão relacionadas ao controle da produção. Uma vez que os animais se encontram em uma área menor, é possível monitorar os aspectos do rebanho de maneira mais eficiente, além de garantir o bem-estar dos animais.

Quais os métodos de criação de animais e suas características?

Pecuária de Corte – criação de animais focada na produção e fornecimento de carne. Pecuária Leiteira – criação de animais focada na produção e fornecimento de leite. Pecuária de Lã – criação de caprinos e ovinos focada na produção e fornecimento de lã.

Artigo anterior
Como cumprimentar uma pessoa formalmente?
Artigo seguinte
Porque a naftalina diminui com o passar do tempo?