O que é sistema de produção contínua?

Perguntado por: João Mário Paiva de Sá  |  Última atualização: 27. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (75 avaliações)

Produção continua é um dos principais tipos de sistemas de produção, os quais consistem em um conjunto de operações e atividades para a produção de bens ou serviços, agindo de forma integrada para atingir o objetivo e os resultados esperados do sistema atuante.

O que é o sistema de produção contínua?

Sistemas de produção contínua

O sistema de produção contínua é utilizado por empresas que produ- zem o mesmo produto por um tem- po indeterminado, sem qualquer modificação. Nesse caso, é possível produzir em ritmo acelerado e sem interrup- ções.

O que é produção continua exemplos?

Sistema de produção contínua

Neste tipo de sistema é usual que as máquinas não sejam desligadas nunca, ou seja, que as máquinas trabalhem durante 24 horas seguidas. Como exemplo desses tipos de indústrias temos: produtos siderúrgicos, papel e celulose, cimento.

Quais são os tipos de sistemas de produção?

Tradicionalmente, classificam-se os sistemas de produção de acordo com três categorias: sistema de produção contínua, sistema de produção intermitente, e sistema de produção para grandes projetos.

Qual é a principal característica do sistema de produção contínua?

Sistema de produção contínua

Sua principal característica é a linha produção em um fluxo contínuo, que busca produzir o maior número de produtos no menor tempo possível, sem interrupções ou pausas. Nesse tipo de sistema a padronização dos processos de forma detalhada é fundamental para o seu bom desempenho.

04 Produção Contínua

45 questões relacionadas encontradas

Quais as características dos processos contínuos?

Os processos contínuos possuem as seguintes características:
  • alto volume e facilidade de ser movido entre um processo e outro;
  • baixíssima flexibilidade;
  • produtos padronizados;
  • baixa qualificação de mão de obra;
  • necessidade de controle de qualidade por meio de testes e indicadores percentuais;

Quais as características da produção em massa e da produção contínua?

São características típicas de um sistema de Produção em Massa: A fabricação intermitente realizada em lotes, com montagem seqüencial e em linha. Não há necessidade de mão de obra muito qualificada. Ela pode ser pouco habilidosa desde que treinada para praticar tarefas repetitivas.

Quais são os 5 tipos existentes de classificação dos sistemas de produção?

Classificações
  • produção em massa;
  • produção contínua ininterrupta;
  • produção intermitente; em lotes; jobbing; produção de projetos;

Quais são os quatro tipos de produção?

Aí temos os diferentes tipos de sistema de produção que, para a manufatura, são: projeto, jobbing, lotes ou bateladas, produção em massa e processos contínuos; e para os serviços são: serviços profissionais, loja de serviços e serviços de massa.

Quais são os sistemas de produção industrial?

O Taylorismo, o Fordismo, o Toyotismo e o Volvismo são modalidades de produção industrial.

São exemplos de atividades com sistema de produção contínua?

Como exemplo de processos onde a produção contínua normalmente é empregada, estão os de engarrafamento em uma empresa de bebidas, a linha de montagem de um carro e em indústrias alimentícias e químicas.

Quais são as empresas que se encaixam no sistema de produção contínua?

Podemos citar como os principais exemplos desses tipos de produção as refinarias e siderúrgicas, que não param de produzir. O conhecimento na área de Planejamento e Controle de Produção (PCP) é extremamente importante para qualquer organização que deseje alcançar o sucesso com esse tipo de produção.

O que é produção exemplos?

Produção é um substantivo feminino que se refere a todo tipo de atividade ou processo que dá origem a um determinado serviço, objeto ou produto. O termo tem sua origem do latim productĭo, que significa “fazer aparecer” e está relacionado com a ação de produzir, procriar, criar, originar, fabricar.

O que é produção continua ininterrupta?

Produção Contínua Ininterrupta

Geralmente funcionam por períodos de tempo longos, com alto volume e variedade de produtos baixíssima. São ditos “contínuos” pelo fato do processo ser em um fluxo ininterrupto. Os exemplos desse tipo de processo são refinarias e siderúrgicas.

Quais as etapas do sistema de produção?

Etapas do Planejamento e Controle da Produção
  • Previsão de demanda;
  • Planejamento da capacidade produtiva;
  • Planejamento Agregado da Produção (PAP);
  • Plano Mestre de Produção (PMP);
  • Programação Detalhada da Produção (PDP);
  • Controle da Produção.

Quais são os 4 V's?

O termo Big Data refere-se a uma quantidade muito grande de dados estruturados e não estruturados gerados a todo momento. Suas 4 principais características são: volume, variedade, velocidade e veracidade.

Quais os quatro aspectos que diferenciam as operações de produção?

Outro ponto de fundamental importância neste processo são as operações de produção, que se diferenciam em quatro variáveis: Volume, Variedade, Variabilidade e Visibilidade.

Quais são os cinco tipos de processos de produção de bens?

Tipos de processos de manufatura
  • 1- Manufatura Repetitiva. ...
  • 2- Manufatura Discreta (Processos de Projetos) ...
  • 3- Manufatura por Oficinas. ...
  • 4- Manufatura Contínua. ...
  • 5- Lote. ...
  • 6- Manufatura Aditiva. ...
  • Caraterísticas da Manufatura Aditiva.

Quais são os principais tipos de entrada do sistema da Função Produção?

1) Quais são os principais tipos de entrada do sistema da Função Produção? c) Capital, trabalho, informação e clientes. RESPOSTA CORRETA Esses são os principais tipos de entrada em um sistema. São eles que dão início ao processo de produção.

Como são classificados os sistemas produtivos discretos?

processos discretos;

Este tipo de processo se divide em: repetitivos em massa; são aqueles empregados na produção em grande escala de produtos altamente padronizados. ... exemplos: produtos têxteis em pequena escala, sapatos, alimentos industrializados, ferragens, restaurantes, etc.

Qual a principal diferença entre a classificação de sistema de produção tradicional e a classificação cruzada de Schroeder?

A Classificação Cruzada de Schroeder considera duas dimensões. De um lado, a dimensão tipo de fluxo de produto de maneira semelhante à classificação tradicional. ... - Sistemas orientados para estoque: produto é fabricado e estocado antes da demanda efetiva do consumidor.

Quais são os princípios da produção em massa?

- Máquinas Especializadas; Sistema Universal de Fabricação e Calibragem; Controle da Qualidade; Simplificação das Peças; Simplificação do Processo Produtivo.

O que é a produção em massa?

Conceito de produção em massa

A saber, a produção em massa é uma maneira de fabricar grandes quantidades de produtos com custo baixo, usando mão-de-obra pouco especializada e mantendo um padrão de qualidade.

Quais as características e especificidades dos sistemas produtivos?

Nos sistemas de produção temos algumas características definidas para cada processo, conforme apresentamos a seguir: – Produção contínua: apresentam uma produção contínua ou fluxo em linha, numa sequência única, podendo ser pura (produto único) ou com diferenciação, caracterizada pelas linhas de montagem.

O que é processo contínuo e processo descontínuo?

Em batelada ou descontínuo: O mosto é colocado de uma só vez com o inóculo. Atingido o máximo de produção é finalizado o processo. Contínuo: O substrato é adicionado continuamente de modo que a sua concentração fique constante. Ao mesmo tempo, retira-se o mosto fermentado.

Artigo anterior
Como representar a fórmula estrutural?
Artigo seguinte
Quem tem problema de depressão pode se aposentar?