O que é siscal?

Perguntado por: Júlia Yasmin Neves Amorim Faria  |  Última atualização: 24. Februar 2025
Pontuação: 4.9/5 (72 avaliações)

O sistema intensivo de suínos criados ao ar livre (SISCAL) tem conquistado um grande número de criadores face ao bom desempenho técnico, baixo custo de implantação e manutenção, número reduzido de edificações, facilidade na implantação e na ampliação da produção, mobilidade das instalações e redução no uso de ...

Quais as vantagens do sistema siscal?

De acordo com Edwards & Zanella (1996) esse sistema apresenta bom desempenho técnico, baixo custo de implantação e manutenção, facilidade de ampliação da produção em comparação aos sistemas confinados.

Quais são os 3 tipos de criação de suínos?

Existem diferentes tipos de sistemas de produção suína, nesse post vamos explorar o sistema de criação intensivo de suínos confinados (Siscon). Normalmente esse sistema é divido em 3 segmentos: UPL (Unidade de Produção de Leitão), UC (Unidade de Creche) e UT (Unidade de Terminação).

O que é sistema intensivo na produção de suínos?

Sistema intensivo de suínos criados ao ar livre

Animais ficam separados por piquetes, produtores possuem nível tecnológico e conhecimento técnico evoluído. Faz o uso de rações para cada lote de desenvolvimento, objetivando um sistema com nível tecnológico satisfatório e a baixo custo.

O que é Destrompe?

O destrompe pode ser definido como sendo o ato de colocar uma argola metálica ou arame de cobre, em forma de anel, entre o tecido fibroso subcutâneo e a cartilagem do septo nasal, de maneira que a mesma fique móvel.

SUINOCULTURA: PROJETO SISCAL - Sistema Intensivo de Suínos Criados ao Ar Livre

35 questões relacionadas encontradas

Como funciona o sistema siscon?

O SISCON foi criado com o objetivo de aprimorar a gestão dos valores provenientes de aplicação de penalidades de prestação pecuniária ou como condição de suspensão ou transação penal.

O que é siscon suinocultura?

a Page 3 III.2 - Sistema Intensivo de suínos criados em confinamento (SISCON): Este sistema apresenta todas as fases de criação de suínos, sendo feita sobre piso e sob cobertura, onde pode estarem em uma única edificação, ou mesmo em varias.

O que é o sistema extensivo?

Por definição, o sistema extensivo é a produção de animais exclusivamente a campo, aproveitando ao máximo os recursos naturais, com o mínimo de equipamentos agrícolas, instalações e mão-de-obra.

Quais as 5 principais fases do ciclo de produção de suínos?

Fase de aleitamento: vai do nascimento ao desmame (21, 28 ou 35 dias); Fase de recria ou creche: vai do desmame aos 70 dias; Fase de crescimento e terminação: vai da creche até mais ou menos 150 dias; Fase de reprodução: esta fase inclui a pré-gestação, cobrição, gestação e lactação.

O que diferencia em suinocultura um sistema extensivo e intensivo?

Sistema Semi-Extensivo: animais presos em mangueirão recebendo algum tipo de alimentação (animais rústicos). Sistema Intensivo: confinado e semi-confinado. a) confinado: diminui a vida útil do animal. Os animais engordam e cai eficiência reprodutora, raças altamente especializadas.

O que é o Escamoteador?

O escamoteador é um equipamento que permite o aquecimento dos leitões na maternidade. Ele serve para manter uma temperatura que garanta o conforto térmico dos animais. Como todo animal no mundo, a fase do nascimento ao desmame é um período crítico.

Qual o tempo de engorda do porco?

O abate ocorre normalmente entre 130 a 140 dias (90 a 100 kg). Já o abate de suínos pesados ocorre em torno dos 115 a 130 kg, quando os animais têm de 163 a 170 dias de idade.

Qual o capim que é bom para porco?

Na categoria das rizomatosas, algumas das pastagens recomendadas são a grama batatais e a grama pensacola, as quais apresentam-se bastante tolerantes ao frio e a seca, assim como resistentes à cigarrinha-das-pastagens e com excelente resistência ao pisoteio.

Quais as desvantagens da suinocultura?

Desvantagens: • Alto capital inicial; • Controle rigoroso na reprodução; • Necessidade de seleção rigorosa de marrãs; • Grande volume de dejetos. Qual o melhor? Fundamental considerar fatores indispensáveis como: • Recursos ambientais; • Mão de obra; • Disponibilidade de tecnologias; • Avaliação de custos.

Quais os tipos de produção na suinocultura?

Sistemas de produção

Dentro da caída produtiva, é importante destacar as características do subsistema de produção da matéria-prima. Basicamente, a criação de suínos pode ser de dois tipos: intensiva ou extensiva.

Qual a diferença entre porcos e suínos?

Podemos definir então, como suínos, uma forma melhorada, tanto genética como nutricionalmente dos porcos. Está aí a diferença. Diferença esta, que transformou em muito o sabor da carne. Os porcos, possuem sabor exótico, e tudo o que é feito usando sua carne, é muito mais saboroso.

Qual o valor de um porco de 100 kg?

O suíno de granja chega ao abate com metade desse tempo, em 130 dias, mas custa, ao atingir os 100 kg, cerca de R$ 170,00, enquanto o porco verde alcança o custo máximo de R$ 50,00.

Quantos quilos de alimento um porco come por dia?

Desta forma, em qualquer lugar que se resolva tirar uma parte da mistura para fornecê-la aos animais, se encontre o milho, a soja e o núcleo. O porco de granja na fase de engorda consome diariamente de 2,5 a 3 kg de ração. Com alimentação de qualidade, cada animal pode engordar de 800 ou 900 g por dia.

Quais são as 7 formas de produção agrícola?

Existem 7 principais tipos de produção agrícola no Brasil e no mundo:
  • agricultura extensiva.
  • agricultura intensiva.
  • agricultura familiar.
  • agricultura patronal.
  • agricultura orgânica.
  • permacultura.
  • agricultura comercial.

Quais são os tipos de cultivo?

Quais são os principais tipos de agricultura?
  • Agricultura tradicional.
  • Agricultura moderna.
  • Agricultura familiar.
  • Agricultura patronal.
  • Agricultura orgânica.

Qual a diferença entre o sistema extensivo e intensivo?

A agricultura intensiva resulta em alta produção por unidade de terra, mas por pessoa é menor. Ao contrário, na agricultura extensiva são cultivadas grandes propriedades, e é por isso que a produção total é alta, mas a produção por unidade é baixa.

O que é CIO em suínos?

O cio em porcas caracteriza-se por alterações hormonais que determinam transformações gradativas nos órgãos genitais externos, internos e também no comportamento da fêmea. Sua duração é, normalmente, de 36 a 56 horas.

Qual é o nome da criação de porcos?

A suinocultura ou suinicultura é o ramo da Zootecnia que se dedica à criação racional de suínos.

Quantos porcos nascem na primeira cria?

O número total de nascimentos vivos por ninhada situa-se entre 14-16 leitões por parto e tem vindo a aumentar ao longo dos anos. O aumento do tamanho da ninhada leva a um risco acrescido de nascidos mortos.

Artigo anterior
Qual o lucro de um hortifruti?
Artigo seguinte
O que causa câncer no desodorante?