O que é silicose doença dos mineiros?

Perguntado por: Gabriela Raquel Paiva Monteiro Alves  |  Última atualização: 7. Mai 2024
Pontuação: 4.4/5 (17 avaliações)

É uma doença profissional e geralmente afeta os mineiros que trabalham em túneis e galerias e todas as demais pessoas expostas ao pó de sílica. A sílica se deposita nos alvéolos pulmonares, causando graves danos a eles e levando a uma fibrose pulmonar nodular irreversível.

O que é a doença de silicose?

A silicose é uma doença pulmonar causada pela inalação contínua e constante da sílica cristalina. Ao longo do tempo, a sílica se deposita nos pulmões e enrijece as estruturas ali presentes, que precisam ser flexíveis facilitando a entrada e saída de ar.

Como saber se estou com silicose?

Sintomas de silicose

A silicose crônica em geral não causa sintomas durante anos, mas muitas pessoas acabam desenvolvendo dificuldade respiratória durante o esforço físico. Algumas vezes, a dificuldade respiratória progride para falta de ar até mesmo durante o repouso.

Qual órgão é afetado pela silicose?

A silicose é causada pela inalação de sílica cristalina respirável e caracteriza-se pela fibrose pulmonar nodular. A silicose crônica geralmente progride insidiosamente e pode progredir para fibrose maciça progressiva e comprometimento respiratório.

Em quais situações as pessoas podem estar expostas a sílica?

A exposição à sílica também pode aumentar o risco de doenças autoimunes, esclerose sistêmica, artrite reumatoide, lúpus, complicações na derme, anemia hemolítica, além de vários tipos de câncer, tais como de pulmão, estômago, fígado, esôfago, pâncreas, intestino, ósseo, faríngeo, pele, cérebro e rim (INCA, 2012).

SILICOSE - A DOENÇA DOS MINEIROS

39 questões relacionadas encontradas

Quais as consequências da silicose?

Inicialmente, a silicose crônica não causa qualquer sintoma ou provoca apenas leve dispneia, mas no decorrer de anos pode progredir para envolvimento da maior parte dos pulmões, provocando dispneia, hipoxemia, hipertensão pulmonar e comprometimento respiratório.

O que a sílica faz na pele?

Na cosmética, a sílica é um ingrediente versátil que, tal como as bolinhas dentro das malas, tem um poder importante: a sua capacidade de absorver a humidade e o óleo. Além disso, ajuda os cosméticos a aderir à pele e a melhorar a suavidade e o espalhamento das bases, dos cremes e dos pós.

Como pega silicose?

Ela é causada pela inalação geralmente crônica de partículas de sílica e leva alguns anos para manifestar sintomas, os quais são, no entanto, inevitáveis, a menos que a inalação seja precocemente interrompida.

Qual exame detecta silicose?

A espirometria é o exame recomendado na avaliação da função pulmonar de indivíduos portadores de silicose. Não existem padrões de disfunção típicos em silicose, sendo que a detecção de alterações funcionais precoces é tecnicamente muito difícil, pois a doença se inicia nas vias aéreas distais.

Onde se encontra a sílica na natureza?

A sílica é o mineral dióxido de silício que está presente nas rochas, areias, quartzo, quartzito e em outros materiais.

O que a poeira do cimento pode causar?

Pesquisa da UFSC mostra problemas causados pela sílica em trabalhadores da construção civil. A silicose, doença causada por partículas de sílica presentes no pó de cimento, é capaz de levar à morte em longo prazo.

Quem tem silicose pode se aposentar?

A silicose poderá ser incluída entre as doenças que dão direito à aposentadoria por invalidez, como já acontece com a tuberculose ativa, hanseníase, Aids e doença de Parkinson, entre outras.

Como exemplo de doença do trabalho podemos citar a silicose?

Podemos listar entre outros tipos de doença do trabalho: Asbestose: causada pela inalação de pó de amianto. Silicose: relacionada à inalação de sílica. Antracose: oriunda da inalação de partículas de carbono derivadas do carvão ou grafite.

Como limpar os pulmões de poeira?

Faça inalação de vapor para desprender a fleuma nos pulmões.

Às vezes, as técnicas para fazer com que a sujeira se solte e possa ser eliminada não vão funcionar, mas há estudos que indicam que a terapia de inalar vapor pode amolecer o catarro e melhorar a respiração.

Como evolui a silicose?

A silicose é a pneumoconiose mais freqüente e relevante uma vez que a poeira da sílica provoca uma reação inflamatória que geralmente evolui para uma fibrose do parênquima pulmonar e, conseqüentemente, insuficiência respiratória crônica, além de outras complicações.

Como é feita a lavagem de pulmão?

A lavagem pulmonar total é o tratamento mais utilizado na proteinose alveolar primária (autoimune), e é ainda considerado o tratamento padrão. O paciente é anestesiado e litros de soro são injetados e aspirados do pulmão (um de cada vez), o que retira o acúmulo do material depositado nos alvéolos.

Quais são as doenças causadas pela poeira?

Que danos podem causar as poeiras? As poeiras podem geralmente causar danos nos pulmões e nas vias respiratórias, mas alguns tipos específicos podem causar cancro. As doenças mais importantes associadas à inalação de poeiras perigosas são as seguintes: Pneumoconiose benigna.

Como evitar a silicose em contato com os materiais na construção civil?

Medidas de Controle de Risco contra a Silicose
  1. SUBSTITUIR os materiais que contenham a sílica por outros que não possuem este produto em sua composição;
  2. UMIDIFICAR (molhar) a perfuração das rochas, torneamento, lixamento e outras operações a seco, impedindo que a poeira fique no ar;

O que fazer depois de inalar poeira?

Dentre os remédios receitados pelos especialistas estão os anti-histamínicos (popularmente conhecidos como antialérgicos) e, dependendo do caso, os corticoides – potentes medicamentos anti-inflamatórios que podem ser ingeridos em comprimidos, inalados ou mesmo aplicados em spray nasal.

Como saber se o pulmão está limpo?

Chiado no peito

A respiração ideal de qualquer pessoa deve ser leve e silenciosa. Isso mostra que o processo adequado do pulmão está em plena ocorrência. No entanto, é comum que algumas pessoas passem a ouvir chiados ao inspirar ou expirar, tal como se houvesse algum tipo de bloqueio na saída ou entrada de ar.

Como saber se você está com problema no pulmão?

Quais os sintomas de problemas no pulmão?
  • Falta de ar. Esforços físicos costumam exigir mais dos pulmões, dificultando um pouco a respiração. ...
  • Tosse persistente. Está aí mais um sintoma popular entre os males respiratórios. ...
  • Sibilo ou chiado. ...
  • Dor no peito. ...
  • Tosse com sangue ou catarro. ...
  • Cianose. ...
  • Febre alta.

Qual máscara para sílica?

O respirador PFF3 (S) é indicado para proteção das vias respiratórias contra poeiras, tais como asbestos, sílica, processamento de minerais, arsênio, berílio, prata, platina, chumbo, cádmio, algodão e outras névoas não oleosas, fumos metálicos ou plásticos; fibras têxteis, cimento refinado (Portland), minério de ferro, ...

Quais os alimentos que contêm silício?

Altos níveis de silício são encontrados no refinamento de grãos como a cevada, aveia, farelo de arroz e farelo de trigo e até 50% do silício está presente nas cascas. Produtos como a farinha de grãos e cereais, pão, biscoito, arroz, bolo, massas e doces, ainda são altas fontes alimentares de silício.

O que o silício faz no cabelo?

O silício, quando em forma de ácido ortossilícico (solúvel em água), contribui para a manutenção das estruturas da pele, cabelo e unhas. Por isso, sua deficiência pode acarretar nos cabelos a perda da espessura do fio e volume, somada a maior queda e quebra.

Artigo anterior
Como é feita a escrituração contábil?
Artigo seguinte
O que é asma de esforço?