O que é silepse?

Perguntado por: Nicole Moura  |  Última atualização: 2. November 2021
Pontuação: 4.2/5 (68 avaliações)

Silepse é uma figura de construção ou sintática que trata da concordância que acontece não com o que está explícito na frase, mas com o que está mentalmente subentendido, com o que está oculto. É, portanto, uma concordância ideológica, irregular ou figurada, que ocorre com a ideia que o falante quer transmitir.

O que é silepse e exemplos?

A silepse é um recurso da escrita em que a concordância não ocorre de acordo com os termos da frase, mas com a ideia que se quer passar. Como em "a violenta São Paulo", em que a palavra violenta está no feminino por concordar com o termo oculto "a cidade de".

Como identificar silepse?

Classificação
  1. Silepse de Gênero: quando há discordância entre os gêneros (feminino e masculino);
  2. Silepse de Número: quando há discordância entre o singular e o plural;
  3. Silepse de Pessoa: quando há discordância entre o sujeito, que aparece na terceira pessoa, e o verbo, que surge na primeira pessoa do plural.

Qual o conceito de silepse?

A silepse, também conhecida como concordância ideológica, pode ser classificada em três tipos: silepse de gênero, número e pessoa. ... A silepse é uma palavra de origem grega, variante do latim syllepse, que significa “ação de compreender”.

Quando a gente é novo gosta de fazer bonito silepse?

“Quando a gente é novo, gosta de fazer bonito.” O desvio ocorrido neste caso está ligado a uma troca de gêneros, pois gente é um substantivo feminino, ao passo que o adjetivo novo é masculino. Ainda assim, há uma concordância de ideias na frase que sustenta o recurso siléptico.

?Figura de linguagem: silepse [Prof. Alda]

22 questões relacionadas encontradas

O que é silepse cite os três tipos de silepse?

A silepse é a concordância que se faz com o termo que não está expresso no texto, mas sim com a ideia que ele representa. É uma concordância anormal, psicológica, espiritual, latente, porque se faz com um termo oculto, facilmente subentendido. Há três tipos de silepse: de gênero, número e pessoa.

O que é pleonasmo é um exemplo?

É uma redundância, a repetição de palavras apenas para reforçar a ideia expressa. Por exemplo: “descer para baixo”, “subir para cima”, “sair para fora”.

O que é apóstrofe e exemplos?

Como vimos anteriormente, apóstrofe é uma figura de pensamento usada para dar mais destaque ao texto. Já o apóstrofo é um sinal gráfico (') usado para suprimir algumas letras e palavras. Exemplos: copo-d'água, pau-d'óleo, estrela d'alva, caixa d'água... Apóstrofe e o apóstrofo são exemplos de palavras parônimas.

O que é aliteração é um exemplo?

A aliteração é uma figura de linguagem que consiste na repetição de fonemas consonantais. Observe os exemplos abaixo: “A brisa do Brasil beija a balança.” Note a repetição do fonema /b/.

O que é antonomásia e exemplos?

Significado de Antonomásia

substantivo feminino Retórica Figura que consiste na substituição do nome próprio de uma pessoa, cidade, país, pelo de uma sua qualidade ou por uma perífrase que concentre um dos seus atributos: o príncipe dos poetas (por Camões), o Redentor (por Jesus Cristo).

São exemplos de sinestesia?

Sinestesia (figura de linguagem)
  • cor berrante (visão + audição)
  • perfume doce (olfato + paladar)
  • olhar penetrante (visão + tato)
  • risada gostosa (audição + paladar)
  • cheiro azedo (olfato + paladar)
  • resposta seca (audição + tato)

O que é perífrase e exemplos?

A perífrase é um exemplo de “fazer rodeios”, ou seja, não ser direto e objetivo. Normalmente, a perífrase é formada por uma expressão que reúne características ou qualidades que descrevem a palavra que o locutor deseja referir. Exemplo: “A cidade luz é bela”, neste caso, a chamada “cidade luz” é uma referência a Paris.

Quais são as figuras de síntese?

As Figuras de Sintaxe são recursos associados à organização e estrutura gramatical das frases. Elas são classificadas em assíndeto, polissíndeto, anacoluto, apóstrofe, elipse hipérbato, pleonasmo, silepse e zeugma.

O que é elipse e exemplos?

Consiste na omissão de um ou mais termos numa oração que podem ser facilmente identificados, tanto por elementos gramaticais presentes na própria oração, quanto pelo contexto. Exemplos: (Nesse exemplo, as desinências verbais de tenho e amo permitem-nos a identificação do sujeito em elipse "eu".) ...

O que é anáfora é um exemplo?

Enquanto figura de linguagem, a anáfora é caracterizada pela repetição de uma ou mais palavras no início de versos, orações ou períodos. ... Anáfora tem sua origem na palavra grega anaphorá, que indica o ato de trazer ou manter uma repetição. Exemplos de anáforas: Eu quero amor!

Quais são as modalidades das figuras de linguagem?

Para que todas as possibilidades sejam alcançadas, as figuras de linguagem abrangem diferentes modalidades:
  • Figuras de semântica.
  • Figuras de sintaxe.
  • Figuras de som/fonética.

Quais os exemplos de aliteração?

O que é Aliteração:

Um exemplo comum do uso da aliteração são os populares “trava-línguas”. A repetição de alguns fonemas numa determinada frase pode ser de difícil pronúncia. Exemplo: “O rato roeu a roupa do rei de Roma” ou “Três tigres tristes para três pratos de trigo. Três pratos de trigo para três tigres tristes”.

O que é assonância e exemplos?

São elas a aliteração e a assonância. Enquanto a assonância é a repetição de vogais, a aliteração é a repetição de consoantes. Para clarificar melhor, veja abaixo os exemplos: ... Assonância: “Minha foz do Iguaçu/Pólo sul, meu azul/Luz do sentimento nu (Djavan) – repetição da vogal “u”.

Que sentido cria a aliteração?

A aliteração produz um efeito sonoro interessante, marcando o ritmo e sugerindo alguns sons semelhantes às palavras que compõem o texto. Sendo assim, a aliteração é um recurso linguístico muito utilizado nos textos poéticos para enfatizar determinado som oferecendo maior expressividade ao texto.

Como identificar apóstrofe?

A apóstrofe equivale, sintaticamente, ao vocativo. É utilizada maioritariamente no discurso direto, apresentando frequentemente uma entonação apelativa e exclamativa. Deve ser destacada com vírgulas ou com outro sinal que pontuação que transmita esse destaque, como ponto de exclamação ou reticências.

O que é uma gradação exemplos?

Gradação é uma figura de linguagem, relacionada com a enumeração, onde são expostas determinadas ideias de forma crescente (em direção a um clímax) ou decrescente (anticlímax). ... Exemplos como figura de linguagem: Dei um passo, apressei-me, corri.

Para que serve o sinal apóstrofo dê exemplos?

O apóstrofo ( ' ) é um sinal de pontuação que tem como função indicar a supressão de letras numa palavra, como cobra-d'água (para cobra de água), pingo d'água (para pingo de água), pasta d'água, moto d'água, Vozes d'África ou Santa Bárbara d'Oeste. A esta supressão dá-se o nome de elisão.

Como identificar um pleonasmo?

Pleonasmo é o uso excessivo de palavras na transmissão de uma ideia, ocorrendo repetição e redundância.
...
Exemplos de pleonasmo vicioso
  1. entrar para dentro;
  2. sair para fora;
  3. subir para cima;
  4. descer para baixo;
  5. adiar para depois;
  6. surpresa inesperada;
  7. outra alternativa;
  8. ver com os olhos;

Como identificar pleonasmo em uma frase?

O pleonasmo vicioso é um vício de linguagem, é a repetição supérflua da palavra ou da ideia contida na frase.
...
Veja estes exemplos:
  1. Entrar para dentro.
  2. Sair para fora.
  3. A brisa matinal da manhã.
  4. É preciso repetir de novo.
  5. Foi dividido em duas metades iguais.
  6. Encare seus problemas de frente.

Quando ocorre um pleonasmo?

De origem grega, polys – pleon – pleonasein (muito), pleonasmo significa redundância. Esse vício de linguagem acontece quando palavras redundantes são utilizadas sem função, uma vez que o sentido da mensagem já foi alcançado antes com a apresentação de outras palavras.

Artigo anterior
O que são termoplásticos?
Artigo seguinte
Do quão?