O que é sigilo terapêutico?

Perguntado por: Lucas Tomás Marques de Amaral  |  Última atualização: 19. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (44 avaliações)

De acordo com o código de ética do psicólogo, em seu Art. 9 — “É dever do psicólogo respeitar o sigilo profissional a fim de proteger, por meio da confidencialidade, a intimidade das pessoas, grupos ou organizações, a que tenha acesso no exercício profissional.”

Quando psicólogo pode quebrar sigilo?

A quebra do sigilo é prevista quando a(o) Psicóloga(o), de forma fundamentada, identificar a necessidade visando ao menor prejuízo, bem como observar os casos previstos em lei (Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, Estatuto do Idoso, Declaração Universal de Direitos Humanos, entre outros).

Quando o paciente falta a terapia?

Mesmo que falta e cancelamento se refiram a comportamentos diferentes, a maioria dos Psicólogos os trata da mesma maneira. Uma política de faltas e cancelamentos permite que o Psicólogo defina claramente sobre o que pode acontecer se um paciente faltar à sessão de terapia, ou cancelá-la em menos de 24h do seu início.

Quando o médico pode quebrar o sigilo?

O caso mais simples em que o sigilo médico pode ser quebrado é quando há o consentimento do paciente. Entretanto, isso não permite aos profissionais que publiquem informações ou prontuários a revelia nas redes sociais —, uma vez que isso também é vedado pelo Código de Ética Médica em sua seção sobre esse assunto.

Pode confessar crime para psicólogo?

Não pode, ele deve respeitar o sigilo terapêutico. Em alguns casos muito específicos, onde há um crime envolvido e alguém pode estar em perigo, o psicólogo pode quebrar o sigilo, sem que todo o conteúdo da sessão seja revelado. Mas isso precisa ser avaliado com muito cautela, mas, em geral, o sigilo deve ser mantido.

Sigilo Terapêutico. Eu não conto!

18 questões relacionadas encontradas

O que um psicólogo não pode fazer?

O Psicólogo é proibido pelo Código de Ética de usar sua profissão para induzir a convicções políticas, filosóficas, morais, ideológicas, religiosas, de orientação sexual ou a qualquer tipo de preconceito.

Quem o psicólogo não pode atender?

“A decisão pelo atendimento é do(a) psicólogo(a), que considerará se o atendimento interferirá negativamente nos objetivos do serviço prestado, uma vez que não há nada na regulamentação que proíba especificamente o atendimento de familiares e/ou conhecidos(as).”

Em quais circunstâncias é permitido a quebra do sigilo paciente técnico?

A primeira situação em que pode haver abertura dessas informações diz respeito ao interesse coletivo, explica Celso Murad, vice-corregedor do Conselho Federal de Medicina (CFM). “A Justiça pode determinar a quebra do sigilo médio quando houver uma situação que coloca em risco terceiros ou a sociedade.

Quais os limites do sigilo médico?

É vedado ao médico: - Artigo 73: Revelar fato de que tenha conhecimento em virtude do exercício de sua profissão, salvo por justa causa, dever legal ou autorização expressa do paciente. Parágrafo único: Permanece essa proibição: a. Mesmo que o fato seja de conhecimento público ou o paciente tenha falecido.

Qual a lei que protege o sigilo do paciente?

O Código de Ética Médica, no art. 73, apresenta disposição no mesmo sentido: é vedado ao médico revelar fato de que tenha conhecimento em virtude do exercício de sua profissão, salvo por motivo justo, dever legal ou consentimento, por escrito, do paciente.

Quando o paciente falta a terapia psicanálise?

Falta de propósito e não avisa de propósito, com intenção de ataque ao vínculo. O paciente não acredita que o analista tenha verdadeiro interesse por ele, acredita que o analista não dá a ele a menor importância, que é um peso para o analista e que este o atura por causa do valor que lhe paga.

Como cobrar a sessão de terapia?

O preço é quanto você vai cobrar pela sessão de terapia, na moeda corrente do seu interesse. Você pode cobrar R$100 para uma primeira sessão de terapia, por exemplo. Já o valor se refere a quanto você consegue oferecer para o seu cliente em uma consulta.

Como abordar os pacientes que faltam às consultas?

Pacientes que faltam em consultas médicas: como resolver?
  1. Use a tecnologia para criar uma agenda organizada. ...
  2. Seja atencioso ao marcar a consulta médica com o paciente. ...
  3. No dia anterior, relembre o paciente da consulta marcada. ...
  4. Estabeleça uma política de cancelamento no consultório. ...
  5. Incentive o pagamento antecipado.

Quando o psicólogo desiste do paciente?

Cada caso e cada paciente são diferentes, mas normalmente a desistência tem a ver com comportamentos e problemas comuns que levam a um rompimento. Veja alguns motivos: O paciente não acredita na ideia de terapia. Psicólogos rompem com pacientes que não acreditam que a terapia pode ajudar.

Quando o psicólogo deve acionar o Conselho Tutelar?

Quando ele atende em consultório particular e recebe um caso com suspeita de violência contra crianças e adolescentes, ou quando está na instituição e o caso em questão chega sem notificação, tanto numa situação quanto na outra, o psicólogo deve fazer a notificação do caso ao Conselho Tutelar ou à Vara da Infância e ...

O que diz o Código de Ética sobre a questão do sigilo?

O Código de Ética do Psicólogo aborda a questão do sigilo no seu artigo 9º - "É dever do psicólogo respeitar o sigilo profissional a fim de proteger, por meio da confidencialidade, a intimidade das pessoas, grupos ou organizações, a que tenha acesso no exercício profissional."

O que é sigilo profissional na saúde?

O sigilo profissional, chamado também de confidencialidade, é uma obrigação ética do médico e garantia do paciente de que as informações fornecidas no momento do atendimento de saúde sejam mantidas em sigilo, independentemente do teor, da área de atuação do profissional e da condição do paciente, incluindo informações ...

O que a ginecologista pode contar aos pais?

A verdade é que a ginecologista não pode contar nada do que você diz para os seus pais, salvo algumas poucas exceções, como em caso de risco de vida, deficiência intelectual ou suspeita de abuso. Pelo código de ética médica do Conselho Federal de Medicina, é vedado ao médico o seguinte: "Art. 74.

Em quais situações o profissional de enfermagem pode quebrar o sigilo profissional?

A quebra do sigilo profissional será amparada por lei quando em determinadas situações exista causas graves que necessite da informação para ser resolvida, citando como exemplo a necessidade de notificar as autoridades sobre a existência de doença que coloque em risco a saúde da comunidade, maus tratos em crianças ou ...

O que é vedado ao psicólogo?

2º – Ao psicólogo é vedado: a. Praticar ou ser conivente com quaisquer atos que caracterizem negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade ou opressão; b.

Por que psicólogo não pode ser amigo do paciente?

Não, não podem ser amigos, pois qualquer vínculo pessoal afeta diretamente a eficiência do processo terapêutico do paciente. Nós psicólogos devemos nos ater a posição de neutralidade diante da vida de nossos pacientes, sem qualquer tipo de interferência pessoal com sua vida.

Quantos pacientes um psicólogo pode atender por dia?

Pronto-Socorro/Pronto-Atendimento/Emergência: uma (1) psicóloga(o) para cada 30 pacientes/dia, com cobertura integral e jornada de trabalho de seis (6) horas/dia ou escala de 12h/60h. Durante uma jornada de trabalho de seis (6) horas, a(o) psicóloga(o) deverá realizar um máximo de dez (10) atendimentos.

Como eu sei se meu psicólogo é bom?

Valores pessoais: um bom psicólogo é honesto e acredita na sua capacidade de prosseguir ao longo da terapia. Ele também é flexível e tem a mente aberta para compreender diferentes realidades sem fazer julgamento.

Quando a terapia faz mal?

Sim. Terapia é um processo de mudança que, se conduzido de maneira inadequada, pode causar sérios danos. Exemplos extremos de consequências desastrosas que a terapia mal conduzida pode produzir são a piora dos transtornos psiquiátricos existentes e o aparecimento ou exacerbação da ideação suicida.

É normal chorar no psicólogo?

A sua terapia deve acompanhar o seu ritmo, ou seja, as vezes você não vai querer falar sobre alguns assunto, as vezes irá chorar e até mesmo rir, é normal que as demonstrações de emoções ocorram nas sessões.

Artigo anterior
Onde fica a memória interna do celular Samsung?
Artigo seguinte
O que é uma frase informal?