O que é SESMT e por quais profissionais é formado?

Perguntado por: Lorena Martins Ferreira  |  Última atualização: 6. Januar 2022
Pontuação: 4.6/5 (19 avaliações)

SESMT é a sigla para Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho. O SESMT é formado por profissionais do trabalho que têm como função principal proteger a integridade física dos trabalhadores dentro de uma empresa e reduzir custos com acidentes do trabalho e doenças ocupacionais.

Quais são os profissionais que podem fazer parte do SESMT?

Desse modo, uma equipe SESMT pode ser composta por:
  • auxiliares de enfermagem;
  • técnicos de enfermagem;
  • enfermeiros do trabalho;
  • técnicos em segurança do trabalho;
  • engenheiros de segurança do trabalho;
  • médicos do trabalho.

O que é o SESMT e quais são os profissionais que o compõem?

Além disso, é o SESMT que presta assistência aos trabalhadores vítimas de acidentes de trabalho ou com sintomas das doenças do trabalho.

Qual o profissional listado que podem integrar o SESMT e não possui formação superior?

O SESMT deve ser integrado por Médico do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Técnico de Segu- rança do Trabalho, Enfermeiro do Trabalho e Auxiliar de Enfermagem do Trabalho, registrados no Ministério do Trabalho e Emprego.

Qual profissional do SESMT que não precisa ter especialização na área?

Engenheiro de Segurança do Trabalho.

O que é SESMT - Conheça a Sua História

32 questões relacionadas encontradas

Que critérios são utilizados para dimensionar o grau de risco de uma empresa para fins de instalação de um SESMT *?

O dimensionamento do SESMT se faz com base no grau de risco da atividade principal e o número de funcionários no estabelecimento da empresa. O grau de risco é a informação que encontramos no Quadro I da NR 04, para então dimensionar o SESMT, com base no Quadro II da mesma Norma.

Como é composta a equipe do SESMT?

O SESMT é composto por profissionais de nível técnico e superior, com especialização em saúde e segurança do trabalho, no caso dos Médicos do Trabalho, Engenheiros de Segurança do Trabalho e Enfermeiros do Trabalho.

Qual a responsabilidade dos profissionais que fazem parte do SESMT?

Dentre as principais atribuições do SESMT tem-se:
  • colaborar nos projetos e na implantação de novas instalações físicas;
  • determinar os Equipamentos de Proteção Individual e Coletivo EPI e Equipamento de Proteção Coletiva e Equipamentos de Proteção Individua – EPC, de acordo com a Norma Regulamentadora – 6;

O que é a nr4?

Caracterizada como Norma Geral pela Portaria SIT nº 787, de 28 de novembro de 2018, a NR-4 estabelece a obrigatoriedade de contratação de profissionais da área de segurança e saúde do trabalho de acordo com o número de empregados e a natureza do risco da atividade econômica da empresa. ...

Quem é o responsável pela elaboração do Pcmat?

Conforme Nota Técnica do Ministério do Trabalho e Emprego, o PCMAT deve ser elaborado por um engenheiro de seguranças do trabalho, devidamente habilitado no CONFEA/CREA. O documento precisa estar sempre disponível no canteiro para consulta dos trabalhadores ou para o caso de uma fiscalização do MTE.

Onde se aplica a nr4?

Este serviço é aplicado, obrigatoriamente, às empresas privadas e públicas, aos órgãos públicos da administração direta e indireta e aos poderes legislativo e judiciário, que possuam empregados regidos pela CLT.

O que é Sesmt e qual NR em que é especificada?

Desse modo, cabe ao empregador garantir, através do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), especificado na NR 4, meios para eliminar ou reduzir riscos existentes à integridade física e saúde do trabalhador.

Quantos quadros tem a NR 4?

O preenchimento dos quadros 3, 4, 5 e 6 da NR 4 relativos as estatísticas de acidente de trabalho é obrigatório.

Quem é o responsável pelo cumprimento da nr4?

4.14.4.3 O SESMT organizado conforme o subitem 4.14.4 deve ter seu funcionamento avaliado semestralmente, por Comissão composta de representantes das empresas, dos sindicatos de trabalhadores e da Delegacia Regional do Trabalho, ou na forma e periodicidade previstas nas Convenções ou Acordos Coletivos de Trabalho.

Qual o papel do SESMT?

Qual a importância de investir no SESMT? A implementação do SESMT é a maior responsável por diminuir riscos de acidentes e doenças ocupacionais. Seu objetivo é tornar os locais de trabalho mais seguros, com avaliações periódicas em cada setor e projetos de melhorias no ambiente profissional.

Como sei a quantidade de profissionais que devem compor a equipe do SESMT de uma empresa?

Esse dimensionamento vai depender do Grau de Risco da empresa. Se o Grau de Risco for 1, deve-se usar a quantidade de funcionários do estabelecimento com maior número de funcionários, e somar este número com a média aritmética da quantidade dos demais estabelecimentos.

Como dimensionar o grau de risco de uma empresa?

Como calcular? Para encontrar o grau de risco de uma empresa, você precisa saber qual o código CNAE. Caso você não saiba o CNAE de sua empresa, basta entrar no site da Receita Federal, inserir o CNPJ e assim, obtê-lo. Após descobrir o código, faça uma simples busca pelo código correspondente no quadro I da NR-04.

Como é feito o dimensionamento?

O dimensionamento do SESMT é feito através da gradação do risco da atividade principal e o número mínimo de trabalhadores. Um grande tormento para os profissionais de segurança do trabalho é aprender o quadro II da NR 04, do dimensionamento do SESMT.

Como deverá ser feito o dimensionamento do SESMT para a situação proposta?

Para saber o dimensionamento do SESMT, então, deverá ser consultado o quadro anexo I da NR4, que faz o cruzamento do nível de risco das empresas com a quantidade de funcionários que ela possui. A tabela é muito simples e pode ser facilmente interpretada.

Como calcular o quadro 3 da NR 4?

Resultado da divisão do número de acidentes pelo número total de empregados do estabelecimento, multiplicado por 100. Será apurada pela aplicação da regra, a saber: Entenda: N = número de acidentes com lesão ou número absoluto do quadro.

Qual a relação da NR 4 com a estatística?

O preenchimento dos quadros 3, 4, 5 e 6 da NR 4 relativos as estatísticas de acidente de trabalho ainda está valendo. As empresas devem preencher os dados mês a mês e de forma anual conforme os quadros na NR 4. O que mudou é que não é mais obrigatório enviar os dados ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), veja.

Qual a importância da NR 4 SESMT?

Na Constituição Brasileira o SESMT, como outras iniciativas de Segurança do Trabalho, é regulamentado pela NR4 que criou o serviço para reduzir o número de acidentes sofridos no ambiente de trabalho. A Lei mostra que o serviço deve ser implementado nas empresas seguindo os graus de risco que elas oferecem.

Qual a importância da NR 04?

O SESMT é uma importante ferramenta para a Segurança do Trabalho nas empresas. Além de ser obrigatório, é fundamental para garantir a atenuação dos riscos presentes no dia a dia dos trabalhadores. Assim, diminui a incidência de acidentes e doenças ocupacionais.

Qual norma regulamenta o SESMT?

SESMT significa Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, sendo regulamentado pela norma regulamentadora Nº 04/2016 do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE.

Artigo anterior
Como fazer meia-risca no notebook?
Artigo seguinte
Como ver dispositivos Windows?