O que é ser uma pessoa borderline?

Perguntado por: António Ramos  |  Última atualização: 20. Juni 2025
Pontuação: 5/5 (3 avaliações)

O transtorno de personalidade borderline é caracterizado por um padrão generalizado de instabilidade e hipersensibilidade nos relacionamentos interpessoais, instabilidade na autoimagem, flutuações extremas de humor e impulsividade. O diagnóstico é por critérios clínicos.

Como se comporta uma pessoa que tem borderline?

Comportamentos impulsivos e muitas vezes perigosos, como gastar compulsivamente, praticar sexo sem proteção, abusar de álcool e drogas, conduzir de forma imprudente e compulsão. Comportamentos suicidas recorrentes ou ameaças ou comportamentos autodestrutivos, como a automutilação.

Quais são os 9 sintomas de borderline?

Embora os sinais se manifestem de formas diferentes para cada pessoa e em intensidades variadas, há sintomas comuns na síndrome.
  • Mudanças súbitas de humor. ...
  • Irritabilidade. ...
  • Sensação de solidão. ...
  • Medo do abandono. ...
  • Impulsividade. ...
  • Insegurança. ...
  • Pensamentos Suicidas. ...
  • Comportamentos de dependência.

Quais os 4 tipos de borderline?

TIPOS DE BORDERLINE:
  • Borderline Desencorajado. O paciente diagnosticado com o tipo Borderline Desencorajado é aquele que tem tendência ao isolamento e submissão. ...
  • Borderline Petulante. ...
  • Borderline Impulsivo. ...
  • Borderline Autodestrutivo.

Como saber se uma pessoa é borderline?

Quais são os sintomas do Transtorno de Personalidade Borderline e como identificá-los?
  1. Mudanças no humor e nos interesses. ...
  2. Sentimentos extremos. ...
  3. Instabilidade nos relacionamentos. ...
  4. Medo de abandono. ...
  5. Problemas de autoimagem. ...
  6. Impulsividade. ...
  7. Agressividade. ...
  8. Dificuldades para confiar.

Transtorno de Personalidade Borderline. Aprofundando sobre o tema com a Psiquiatra Maria Fernanda

31 questões relacionadas encontradas

O que irrita um borderline?

Raiva intensa e inapropriada ou dificuldade em controlá-la: a pessoa se irrita com muita facilidade, com reações desproporcionais ao estímulo, por isso é bem comum se envolver em agressões físicas com o parceiro amoroso, a mãe, o filho ou até um desconhecido.

O que pessoas com borderline fazem?

Uma pessoa que sofre com a síndrome de borderline pode vivenciar episódios intensos de raiva, depressão ou ansiedade com duração variável de horas a dias; podendo, inclusive, cometer tentativas de suicídio.

Quem tem borderline mente muito?

As pessoas com borderline têm dificuldade para compreender a si mesmas e seus laços afetivos. Dessa maneira, elas possuem comportamentos exacerbados que acabam tornando realidade os seus maiores medos. Em outras palavras, são atores ativos em seu próprio sofrimento emocional.

O que acontece no cérebro de uma pessoa com borderline?

Mudanças significativas na autoimagem, no afeto, na cognição e no comportamento podem ocorrer se o border tiver a percepção, real ou imaginária, de uma separação ou rejeição iminente. Vale ressaltar que, segundo o próprio DSM-V, o indivíduo borderline possui uma extrema sensibilidade ao ambiente externo.

O que fazer em uma crise de borderline?

6 dicas de como conviver com pessoas com Transtorno de Personalidade Borderline
  1. 1) Identificação Projetiva e a pessoa com Borderline. ...
  2. 2) Integrar as partes. ...
  3. 3) Faça a pessoa refletir sobre seus atos. ...
  4. 4) Não abandone a pessoa com Borderline. ...
  5. 5) Estabeleça limites claros. ...
  6. 6) Fique atento aos riscos.

Como saber se estou tendo uma crise de borderline?

Sentimentos de vazio e tédio. Tentativas ou ameaças de suicídio e automutilação. Relacionamentos instáveis e intensos, como o amor ou ódio, bom ou mau. É comum que eles sejam impulsivos e compulsivos também em áreas como por exemplo nos gastos financeiros, sexo, drogas, álcool, vícios, comida e cleptomania.

Quando suspeitar de borderline?

Como diagnosticar a síndrome? Pessoas com Borderline tendem a sofrer grande instabilidade emocional e afetiva, sentimentos intensos e extremos. Além disso, elas se relacionam de forma muito intensa, instável e até caótica. O convívio com esses indivíduos pode ser muito difícil.

Tem algum exame que detecta borderline?

O diagnóstico do Transtorno da Personalidade Borderline "emocionalmente instável" é clínico, realizado por médicos psiquiatras ou psicólogos por meio de anamnese e exame psíquico (entrevistas), em uma ou mais consultas (dependendo da necessidade e do caso).

O que é borderline nos olhos?

Sensações diferentes e extremas em um piscar de olhos. A instabilidade emocional elevada ao grau máximo é um sério problema de saúde mental denominado Transtorno de Personalidade Borderline (TPB). No Brasil, 3 milhões de pessoas sofrem com esse problema.

O que acontece quando um borderline se apaixona?

No caso de pacientes borderline, os sentimentos costumam ser intensos e o carinho pelo "objeto de amor" (pessoa a qual o indivíduo está apaixonado) pode oscilar entre amor e ódio.

Qual o medicamento mais indicado para borderline?

Tratamento da síndrome de borderline

Nesse sentido, os fármacos mais utilizados são os antidepressivos, estabilizadores de humor e antipsicóticos. Enquanto os antidepressivos tratam o característico sentimento de vazio dos pacientes, os estabilizadores visam reduzir as oscilações de humor.

O que acontece com um borderline sem tratamento?

Quando não é tratado corretamente, o Transtorno de Personalidade Borderline pode desencadear surtos psicóticos ou acentuar o risco de suicídio. O descontrole emocional pode gerar reações imprevisíveis, já que a pessoa com esse distúrbio tem fortes tendências a interpretações equivocadas em diversas situações.

Porque o borderline se machuca?

Automutilação: Não raramente, pacientes com transtorno de personalidade borderline se machucam propositalmente. Esse comportamento pode estar ligado a sentimentos negativos, assim como pode ser feito a fim de impedir que uma pessoa vá embora (vide “Esforços para evitar abandono”);

Por que o borderline se isola?

Além disso, a ausência desses estímulos externos pode levar à sensação de despersonalização. Com isso, a pessoa pode isolar-se, criando, desta maneira, um contexto para ser ela mesma, livre do controle dos outros.

Qual a diferença entre transtorno bipolar e personalidade borderline?

Borderline: Variam entre momentos de extrema euforia e de profunda melancolia e acontecem de modo irregular, sem avisos. Bipolar: Segue o ciclo circadiano do humor, ou seja, o indivíduo pode acordar sem energia e triste, mas ir melhorando ao longo do dia.

Quais os gatilhos do borderline?

O paciente Borderline tem mais gatilhos que as pessoas comuns; experimenta emoções intensas por motivos que outras pessoas não o fazem, vai aos extremos emocionais mais rápido, e demora mais para “voltar ao normal” que as outras pessoas.

Porque o borderline sente raiva?

A raiva e seu acesso pode ocorrer com indivíduos saudáveis , no caso do border isso ocorre com frequência e intensidade maiores e geralmente em situações de rejeição, além de outros sintomas que juntos formarão critérios para o diagnóstico.

Como é a vida de um borderline?

Elas apresentam alterações súbitas e expressivas de humor e as relações interpessoais são intensas e instáveis, sendo muito difícil o convívio próximo com elas. A situação é complicada para as pessoas próximas, porque uma só palavra mal colocada, pode levar do amor ao ódio em instantes.

O que leva uma pessoa a ter transtorno de personalidade?

As causas do transtorno de personalidade variam de acordo com a doença, mas geralmente são ocasionados pela interação dos genes com o ambiente. Ou seja, o paciente nasce com a predisposição genética da doença e os fatores ambientais aumentam a sua incidência.

Quantos dias dura uma crise borderline?

Na maioria das vezes, a crise dura poucas horas. É uma explosão. Outra característica importante é que o borderliner não sabe lidar com o êxito.

Artigo anterior
O que tomar para proteger o fígado?
Artigo seguinte
O que se deve comer antes de dormir?