O que é ser um estelionatário?

Perguntado por: Isabel Letícia de Gaspar  |  Última atualização: 17. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (72 avaliações)

Estelionato é uma palavra oriunda do termo em latim stellionatu, que significa uma prática criminosa, que ocorre quando alguém vende, hipoteca ou cede alguma coisa para mais de uma pessoa, enganando as duas. Um estelionatário obtém vantagens para ele próprio através da utilização de uma fraude.

Como um estelionatário age?

É considerado como um crime contra o patrimônio, mas, ao contrário de outros delitos da categoria, no estelionato não há uso de força. O criminoso utiliza lábia e influência para convencer a vítima a dar dinheiro, objetos pessoais, dentre outros.

Qual é a pena para um estelionatário?

§ 2º-A. A pena é de reclusão, de 4 (quatro) a 8 (oito) anos, e multa, se a fraude é cometida com a utilização de informações fornecidas pela vítima ou por terceiro induzido a erro por meio de redes sociais, contatos telefônicos ou envio de correio eletrônico fraudulento, ou por qualquer outro meio fraudulento análogo.

Quanto é a fiança para estelionato?

Crime de estelionato tem fiança? São afiançável todos os crimes que possuem previsto penas mínimas de 2 anos de reclusão assim como o crime de estelionato art. 171, que tem como pena mínima 1 ano de reclusão.

Qual o valor da multa para crime de estelionato?

171 - Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento: Pena - reclusão, de um a cinco anos, e multa, de quinhentos mil réis a dez contos de réis.

Estelionato (art. 171 do Código Penal)

43 questões relacionadas encontradas

Como agir com estelionatário?

No caso do boletim de ocorrência de estelionato, você pode procurar a Polícia Civil de sua localidade, ou a Delegacia do Consumidor, se o agente do estelionato for alguma empresa. O registro do BO pode ser feito presencialmente ou pela internet.

Como agem homens golpistas?

Paixão súbita, senso de urgência e comportamento dramático costumam compor o perfil dos golpistas que rapidamente fazem declarações de amor e promessas de futuro. Eles também procuram afastar as vítimas de amigos e familiares, pedindo para guardarem segredos.

O que é preciso para provar estelionato?

b) Para comprovar o prejuízo da vítima e obtenção da vantagem ilícita pelo autor dos fatos, a vítima deve ter em mãos os recibos de pagamentos, comprovantes de depósitos, nota promissória, cheques ou quaisquer meios que comprovem a quantia paga.

Tem como recuperar o dinheiro em caso de estelionato?

Vítima deve agir rápido para recuperar o dinheiro junto ao banco em caso de depósito e/ou transferência para conta de golpista.
  1. Dica 1 – Avisar o banco onde a transação foi realizada. ...
  2. Dica 2 – Comunicar o banco da conta do golpista. ...
  3. Dica 3 – Fazer um boletim de ocorrência (pode ser pela internet)

Qual a responsabilidade do banco em caso de estelionato?

As instituições financeiras respondem objetivamente pelos danos gerados por fortuito interno relativo a fraudes e delitos praticados por terceiros no âmbito de operações bancárias.

Quanto tempo demora um processo de estelionato?

Depois do oferecimento da denúncia pelo Ministério Público, o ofendido possui o prazo de 10 (dez) dias, a contar da sua intimação, para oferecer defesa prévia e escrita à acusação de estelionato.

Tem como recuperar o dinheiro que foi depositado?

  1. Primeiro comunique o banco no qual a transferência foi feita.
  2. Depois comunique o banco que recebeu a transferência.
  3. Registre um boletim de ocorrência.
  4. Caso o valor não seja devolvido procure um advogado e/ou a defensoria pública (caso não possa pagar por um advogado)
  5. Guarde todas as provas da transação.

Quem investiga estelionato?

Conforme assinalou o suscitante do conflito, o juiz natural é aquele com a competência prevista em lei anterior ao crime.

Porque estelionato não dá cadeia?

A legislação estabelece, no §1º, a forma privilegiada do estelionato ao estabelecer que, caso o criminoso seja réu primário e o prejuízo seja de pequeno valor, o Juiz poderá substituir a pena de reclusão pela de detenção, diminui-la de 1/3 (um terço) a 2/3 (dois terços), ou mesmo aplicar somente a pena de multa.

O que diz o artigo 33 do Código Penal?

Art. 33 - O sentenciado a que sobrevem doença mental deve ser recolhido a manicômio judiciário ou, à falta, a outro estabelecimento adequado, onde lhe seja assegurada a custódia. Tempo de prisão preventiva ou provisória ou de internação em hospital.]

Artigo anterior
Quais os diferentes tipos de processos?
Artigo seguinte
Qual a frequência em Hz do coração?