O que é ser um estagiário?

Perguntado por: Rodrigo Lucas Leite  |  Última atualização: 26. Januar 2022
Pontuação: 4.2/5 (69 avaliações)

O que é ser um estagiário? Estagiário é alguém que trabalha em uma empresa para começar a desenvolver atividades relacionadas à sua área de formação. O estagiário tem responsabilidades e carga horária definidas em um termo de compromisso assinado entre ele, empresa e instituição de ensino.

Qual é o papel de um estagiário?

O estagiário é um profissional em começo de carreira. ... A função do estágio é oferecer, aos aprendizes, o conhecimento prático das funções profissionais. Ele possibilita, aos estudantes, um contato empírico com as matérias teóricas que lhes são passadas em sala de aula.

O que é o estágio?

O estágio é o momento no qual o estudante pode vivenciar e aplicar na prática, no cotidiano da área profissional na qual atuará, os conhecimentos teóricos que agregou em sala de aula, aprimorando suas habilidades e conhecimentos. ...

O que é que se espera de um estágio?

Os estágios são ótimos aliados para enriquecer seu currículo, já que te possibilitam uma vivência profissional antes mesmo da terminar a graduação. Você poderá aprender algumas habilidades fundamentais para atuar em sua área de interesse e chegará ao mercado mais bem preparado para enfrentar os desafios.

Quem pode ser um estagiário?

Pode ser estagiário aquele estudante que estiver frequentando o ensino regular nos seguintes tipos de instituições: Educação superior; Educação profissional; ... Anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos (EJA).

O QUE É O ESTÁGIO? QUEM PODE ESTAGIAR? OS TIPOS DE ESTÁGIO

17 questões relacionadas encontradas

O que é preciso para ser um bom estagiário?

11 dicas sobre como ser um bom estagiário
  1. Demonstre interesse pelas atividades.
  2. Cumpra os seus horários.
  3. Tenha Proatividade.
  4. Bom relacionamento interpessoal.
  5. Postura profissional.
  6. Encontre um funcionário modelo.
  7. Recicle os seus conhecimentos.
  8. Aprenda a ouvir mais.

Quais os requisitos para a realização do estágio?

Podem estagiar estudantes a partir dos 16 anos, que possuam CPF e RG, estejam matriculados e frequentando regularmente cursos de Ensino Médio, Educação Profissional, Educação Superior ou Educação Especial e nos anos finais do Ensino Fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.

Quais os benefícios de se fazer um estágio?

O estágio deve ser uma extensão do aprendizado e não deve configurar vínculo empregatício com a empresa que o oferece. O estagiário pode receber benefícios e tem direitos protegidos por lei!
...
Quais são os benefícios para estagiário que pode ser oferecido?
  • Bolsa-auxílio;
  • Vale-transporte e vale-refeição;
  • Seguro saúde.

O que significa setor de estágio?

O Setor de Estágios Profissionalizantes administra os processos relativos às atividades de estágio. Considera-se estágio profissionalizante as atividades educativas escolares supervisionadas, desenvolvidas em ambiente de trabalho, visando à preparação do estudante para a prática profissional.

O que um estagiário pode contribuir para a empresa?

Por não se tratar de um vínculo empregatício, na relação de estágio não incidem encargos trabalhistas como INSS, FGTS, 13º salário e outros. Trata-se de vantagens econômicas que funcionam como grandes incentivos e recompensas às organizações que oportunizam estágios aos estudantes.

Quais são os tipos de estágio?

Quais são os principais tipos de estágio e como escolher um?
  • Estágio remunerado. Como o nome já sugere, nesse tipo de estágio, o estudante recebe algo em troca pelo serviço prestado à empresa. ...
  • Estágio obrigatório ou curricular. ...
  • Estágio não obrigatório ou voluntário. ...
  • Jovem aprendiz.

O que acontece se eu não conseguir estágio?

O que fazer depois de formado? Se a oportunidade de estágio não apareceu durante o curso ou se o estudante não soube ou não pôde aproveitar as que tenham surgido, deve usar todas as atividades praticadas durante o período do curso para conseguir uma vaga no mercado de trabalho. ...

São benefícios de uma experiência de estágio exceto?

5) São benefícios de uma experiência de estágio, exceto: a) Desenvolvimento e aperfeiçoamento de habilidades, além de maior motivação.

Quem tem dp pode fazer estágio?

Dependência de uma disciplina não pode impedir estágio de estudante, decide TRF-1. O ato de instituição de ensino superior (IES) que indefere o requerimento de estágio a aluno regularmente matriculado por não ter completado uma disciplina fere o princípio da razoabilidade.

Qual a importância de um estágio em uma empresa?

Ainda de acordo com o mesmo autor, para a empresa, o estágio facilita o processo de recrutamento e seleção de futuros profissionais e ajuda na descoberta de novos talentos.

Quais são os direitos e deveres do estagiário?

DEVERES DO ESTAGIÁRIO:
  • Cumprir o estabelecido no Termo de Compromisso.
  • Comparecer na Oficina de Ingresso, quando convocado.
  • Obter freqüência mínima de 75% na Instituição de Ensino.
  • Ser responsável pelas atividades desempenhadas durante o estágio.

Quanto tempo tenho para fazer o estágio?

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou proposta que permite a prorrogação de estágios por até seis meses imediatamente após a conclusão de curso superior, desde que o contrato de estágio tenha sido celebrado antes da conclusão do curso.

Sou obrigado a fazer estágio na faculdade?

O estágio obrigatório é uma atividade que pode ser realizada em um ambiente de trabalho pelos alunos de cursos do ensino superior para que possam obter o diploma. Essa vivência prática de aprendizado é regulamentada pela Lei 11.788/08 (Lei do Estágio).

Quem não estuda pode fazer estágio?

A Lei do Estágio determina que somente alunos devidamente matriculados e que estejam frequentando uma instituição de ensino podem participar e se candidatar aos programas de estágio. Isso significa que não basta apenas fazer a matrícula, é preciso, de fato, participar do curso.

Quais são as modalidades do estágio supervisionado?

Segundo a lei 11.788, são duas as modalidades: a obrigatória e a não-obrigatória. Quer saber qual delas se aplica a você? Então leia esta matéria! A primeira diferença entre essas duas possibilidades é sobre a proposta pedagógica da faculdade.

Quais as modalidades de estágio existentes e quais as diferenças entre elas?

Estágio curricular obrigatório: é uma atividade prevista na matriz curricular do curso, que precisa ser realizada. Estágio curricular não-obrigatório: é compreendido como atividade complementar às atividades previstas na grade curricular do Curso e deve estar ligado à área de formação do aluno. ...

Qual a diferença de estágio supervisionado?

O estágio obrigatório também pode ser chamado de estágio curricular ou estágio supervisionado. Esse tipo se refere à prática que faz parte do currículo da graduação. ... Já um estágio na modalidade não obrigatória não tem a mediação da universidade e prevê vínculo trabalhista entre o estudante e a empresa.

Qual a diferença entre estágio remunerado e estágio supervisionado?

O Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório é aquele que está na matriz curricular e parte da carga horária do curso. Neste, não há nenhum tipo de remuneração e nenhuma relação trabalhista com a empresa ou instituição que concede o estágio.

Qual é o objetivo do estágio supervisionado?

O objetivo do Estágio Supervisionado é proporcionar ao aluno a oportunidade de aplicar seus conhecimentos acadêmicos em situações da prática profissional, criando a possibilidade do exercício de suas habilidades.

Como fazer um desenvolvimento de estágio supervisionado?

Para se formar, o aluno precisa cumprir uma carga horária específica de estágio obrigatório supervisionado. Para isso, é preciso imprimir um documento oferecido pela faculdade — termo de compromisso de estágio — e apresentá-lo à empresa que está concedendo o estágio.

Artigo anterior
Quais praias perto do aeroporto de Recife?
Artigo seguinte
Quantos chips claro posso ter no meu CPF?