O que é ser um bom psicólogo?

Perguntado por: Eduardo Santos de Domingues  |  Última atualização: 17. Januar 2022
Pontuação: 4.2/5 (5 avaliações)

Dentre as principais características de um psicólogo, estão as habilidades de: manter sigilo profissional sobre os assuntos tratados em consultório; respeitar os limites da atuação; possuir e demonstrar capacidade de raciocínio abstrato; manter imparcialidade; ouvir ativamente; contornar situações adversas; e revelar ...

Qual deve ser o perfil de um psicólogo?

O psicólogo é aquele profissional que está absolutamente ligado aos mistérios da mente humana. Em sua prática, independentemente do local em que atua, dedica-se aos estudos de fenômenos comportamentais e psíquicos de outros indivíduos. Para tanto, observe seus ideais, valores e, principalmente, emoções.

Como agir como um psicólogo?

Segundo o Código de Ética Profissional dos Psicólogos, este profissional deve ser, em todos os momentos, respeitoso, responsável, honesto, sincero, prudente, competente e garantir a “solidez da fundamentação objetiva e científica das suas intervenções”.

Como é ser psicóloga?

O psicólogo trabalha o comportamento humano por meio da análise de emoções, pensamentos e expressões do paciente. Ele busca promover o bem estar, atuando na prevenção e no tratamento de transtornos mentais. A área de atuação desse profissional é variada e engana-se quem pensa que ela se resume ao consultório.

O que é preciso estudar para ser psicólogo?

Mas trouxemos as principais disciplinas que fazem parte da formação do psicólogo para que você tenha uma ideia do que verá durante a graduação.
  • História da Psicologia. ...
  • Psicologia do desenvolvimento humano. ...
  • Psicologia da personalidade. ...
  • Psicologia experimental. ...
  • Avaliação psicológica. ...
  • Psicopatologia. ...
  • Neuropsicologia.

DICAS PARA SER UM BOM PSICÓLOGO CLÍNICO

44 questões relacionadas encontradas

Quais são as perguntas de um psicólogo?

Nesse momento inicial, o profissional e o paciente devem se conhecer. Será uma conversa leve, em que o psicólogo pergunta informações básicas sobre a vida do paciente: quem ele é, o que faz, com o que trabalha etc. Além disso, também questionará sobre as razões que o levaram até à terapia.

O que o psicólogo não pode fazer?

O Psicólogo é proibido pelo Código de Ética de usar sua profissão para induzir a convicções políticas, filosóficas, morais, ideológicas, religiosas, de orientação sexual ou a qualquer tipo de preconceito.

Como saber qual área da Psicologia seguir?

Clínica, Hospitalar, Jurídica, Escolar: essas são somente algumas dentre tantas áreas da Psicologia em que o graduado pode construir carreira. É possível dizer que esse é um campo com amplas possibilidades de trabalho, ideal para quem busca versatilidade na vida profissional.

O que leva uma pessoa a estudar Psicologia?

Ao estudar Psicologia, você passa a entender as outras pessoas — e isso inclui você também. Ou seja, ao ingressar nessa graduação, você estuda o comportamento humano, entende-se de um jeito muito melhor e lida de forma mais satisfatória com as mais variadas situações do seu cotidiano.

Quais grandes áreas da Psicologia atualmente?

As 12 principais áreas de atuação da Psicologia
  1. Psicologia Educacional. ...
  2. Psicologia Organizacional ou Empresarial. ...
  3. Psicologia Esportiva. ...
  4. Psicologia do Trânsito. ...
  5. Psicologia Clínica e Hospitalar. ...
  6. Psicologia Social. ...
  7. Psicologia Ambiental. ...
  8. Neuropsicologia.

Quais casos o psicólogo não pode atender?

O Código de Ética dos Psicólogos não proíbe claramente que sejam atendidos familiares ou amigos, a decisão sobre atender ou não vai de acordo com o bom senso do profissional. ... E por parte do Psicólogo, também pode haver pré-concepções sobre o paciente (pois estes já se conhecem), que poderão afetar o processo.

Porque o psicólogo não pode ser amigo do paciente?

O relacionamento entre o psicólogo e o paciente e terapêutico é não amizade. Relações comerciais, amizades, ou de qualquer outro cunho, interferem diretamente no efeito terapêutico das consultas e podem indicar tanto déficit do paciente quanto do terapeuta.

O que um psicólogo não pode falar?

"Qualquer fala sobre si mesmo que não tenha um propósito terapêutico é uma fala em demasia", diz Banaco. Segundo ele, se o paciente tem o terapeuta como modelo e segue seus conselhos cegamente ou o imita, expor a vida pessoal é ainda mais danoso.

O que falar com um psicólogo?

Se você decidiu ir ao psicólogo por si só, então obviamente você quer falar ou resolver uma questão ou problema. Pense em informações específicas que você pode querer explicar ou dizer como “Isso realmente me irrita quando…”, “Eu me sinto com ansiedade ou medo em situações em que…”, “Alguns dias eu me sinto como…”.

Qual o tipo de pergunta que uma terapeuta faz?

Perguntas mais frequentes feitas na terapia
  • As pessoas mudam? ...
  • Como ser menos emocional e mais racional? ...
  • O egoísmo melhora ou piora com o tempo? ...
  • Existe forma de aumentar a concentração? ...
  • Ansiedade tem cura? ...
  • Existe alguém plenamente feliz? ...
  • Existem formas de prevenir depressão?

Tem matemática no curso de Psicologia?

O curso de Psicologia é um dos mais procurados nos vestibulares de todo o País. O aluno não terá aulas de matemática durante o curso, mas precisará se dedicar bastante à leitura e estudar diversas teorias sobre o comportamento, emoções e mente humana.

Qual o curso mais parecido com Psicologia?

Os cursos de Serviço Social e Psicologia
  • Antropologia.
  • Desenvolvimento Econômico.
  • Direitos Humanos.
  • Educação Inclusiva.
  • Ética Profissional.
  • Família e Sociedade.
  • Filosofia.
  • Psicologia.

Como deve ser a relação do psicólogo e paciente?

A relação psicólogo-paciente deve estar sob a luz da empatia, confiança, respeito e profissionalismo, e não é aconselhável que seja estendida para além do setting terapêutico.

Quando um psicólogo se envolve com paciente?

2º alínea J, ao psicólogo é vedado: 'Estabelecer com a pessoa atendida, familiar ou terceiro, que tenha vínculo com o atendido, relação que possa interferir negativamente nos objetivos do serviço prestado'.

O que acontece se o psicólogo se apaixona pelo paciente?

Isto é, a contratransferência ocorre quando o terapeuta responde à transferência do paciente. ... Agora, além da paciente se apaixonar pelo seu terapeuta, o inverso também ocorre. O analista se declara de amores por sua analisanda e os dois começam a viver as mais belas — ou tórridas — fantasias de amor.

Quantos pacientes um psicólogo pode atender?

Atenção! As abordagens trabalham esta situação de forma particular, porém todas estão sujeitas ao Código de Ética Profissional do Psicólogo. Essa sua dúvida é muito comum entre os pacientes e sim, os profissionais podem atender dois familiares, desde que ele tenha muito cuidado em manter o sigilo de informações.

Porque é Vedadado ao psicólogo estabelecer com a pessoa atendida familiar ou terceiro que tenha vínculo com o atendido algum tipo de relacionamento?

j) Estabelecer com a pessoa atendida, familiar ou terceiro, que tenha vínculo com o atendido, relação que possa interferir negativamente nos objetivos do serviço prestado; O fato é que não é proibido atender alguém em específico, porém, não pode haver relacionamento que afeta negativamente o tratamento do paciente.

Quais casos o psicólogo não pode atender online?

- Situações de violação de direitos ou violência: casos de agressão ou abuso também não podem passar por atendimento psicológico online. - Crianças menores de 12 anos sem autorização dos pais: é obrigatória a autorização dos responsáveis para a terapia online em crianças menores de 12 anos.

Quais são os tipos de psicologia?

Quais são as áreas da Psicologia:
  • Psicologia Clínica.
  • Psicologia do Esporte.
  • Psicologia do Trânsito.
  • Psicologia Escolar/Educacional.
  • Psicologia Hospitalar.
  • Psicologia Jurídica.
  • Psicologia Organizacional e do Trabalho.
  • Psicologia Social.

Artigo anterior
Qual o nome que se dá para o médico de intestino?
Artigo seguinte
Quantos disco vendeu o Teixeirinha?