O que é ser quilombola hoje?

Perguntado por: Joana Vera Gaspar  |  Última atualização: 31. März 2025
Pontuação: 4.6/5 (27 avaliações)

Ser quilombola é se sentir pertencente a uma determinada comunidade, é se identificar com os valores, costumes e também ter a ligação com o território, viver próximo de outros indivíduos que compartilham de um mesmo laço identitário.

Por que são chamados de quilombolas?

Locais de resistência contra a escravidão

Os habitantes dessa comunidade, também denominada de mocambo, eram chamados de quilombolas. Em Angola, no continente africano, a palavra “quilombo” (kilombo) significa povoação ou fortaleza e era onde os guerreiros se preparavam para combate.

Quem são os quilombolas na atualidade?

Na atualidade, quilombolas são pessoas que vivem em comunidades remanescentes de quilombos e têm identificação histórica, com os costumes e com o território. Com base na Secretaria Especial do Desenvolvimento Social, a identificação de uma pessoa como quilombola é autodeclaratória.

O que é uma comunidade quilombola hoje em dia?

As comunidades remanescentes de quilombo ou os quilombos contemporâneos são grupos sociais cuja identidade étnica até hoje os distingue do restante da sociedade. A identidade étnica de um grupo é a base para sua forma de organização, de sua relação com os demais grupos e de sua ação política.

Quem é o povo quilombola?

As comunidades quilombolas são grupos com identidade cultural própria e se formaram por meio de um processo histórico que começou nos tempos da escravidão no Brasil. Elas simbolizam a resistência a diferentes formas de dominação.

O QUE É SER QUILOMBOLA HOJE?

18 questões relacionadas encontradas

O que é a cultura quilombola?

A cultura quilombola, por ser um espaço de trocas e compartilhamento de conteúdos simbólico-afetivos, e por se dar em relação a um contexto social, cultural e político específico, enfatiza as particularidades dos sujeitos que a constituem.

Como saber se eu sou quilombola?

Reconhecendo um Quilombo

A certificação obedece norma específica da FCP (Portaria nº 98, de 26/11/2007). Para a regularização de territórios quilombolas, as comunidades devem en- caminhar uma declaração à Fundação Cultural Palmares - FCP, na qual se identificam como comunidade quilombola.

Onde vivem os quilombolas no Brasil?

O Nordeste é a região do Brasil que concentra o maior número de localidades quilombolas, 3.171. Logo em seguida vem a região Sudeste com 1.359 quilombos. As demais regiões têm os menores números: Norte (873), Sul (319) e Centro-Oeste (250).

Qual é a religião dos povos quilombolas?

Nas comunidades quilombolas, hoje, existem três religiões predominantes: o catolicismo, o candomblé e o evangelismo. Algumas possuem apenas uma religião, porém, o mais comum é que, numa mesma comunidade, predominem duas ou três religiões diferentes.

Quais são as principais características de uma comunidade quilombola?

As comunidades quilombolas são grupos étnicos, predominantemente constituídos de população negra rural ou urbana, descendentes de ex-escravizados, que se autodefinem a partir das relações específicas com a terra, o parentesco, o território, a ancestralidade, as tradições e práticas culturais próprias.

Onde vivem os quilombolas?

Os quilombos espalharam-se em diversas regiões durante o Período Colonial, incluindo Bahia, Maranhão, Pernambuco, Goiás, Paraíba, São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro e a região amazônica, ou seja, cobriam uma extensa parte do território brasileiro daquele período.

Qual é a função dos quilombolas?

Os quilombos eram comunidades de africanos e seus descendentes que fugiam da escravidão. Nesses locais viviam em liberdade, produzindo o que necessitavam para viver. Eram locais onde tinham a possibilidade de resgatar suas tradições culturais e religiosas.

Qual a importância das comunidades quilombolas para o nosso país?

As comunidades quilombolas além de contar a história, mantêm tradições seculares como, por exemplo, o congado e rosário. Além das religiões de matriz africana. “Os quilombos fazem parte da manutenção da nossa história e da cultura brasileira.

Qual é a importância das comunidades quilombolas?

O território dos remanescentes de quilombo é utilizado para garantir a sua reprodução física, social, econômica e cultural, pois é nele que acontecem os conflitos, as relações sociais, as paixões humanas, além de ser um elemento base na formulação de políticas voltadas para estes atores sociais.

Qual é o nome do quilombo mais conhecido da história brasileira?

Quando pensamos em quilombo no Brasil vem à nossa mente o famoso Quilombo dos Palmares, sediado no Nordeste e que contemplou uma rede de 12 quilombos, chegando a contar com mais de 20 mil pessoas.

Qual foi o primeiro quilombo do Brasil?

O território Quilombo Kalunga foi reconhecido por um programa ambiental da ONU como o primeiro Território e Área Conservada por Comunidades Indígenas e Locais (Ticca) do Brasil.

Como os quilombolas costumam se vestir?

Os trajes das cirandeiras, como as saias rodadas, também são significativas da cultura no quilombo. Vestido de saia rodada, colorida, com babados em estilo Andaluz, colares e brincos dourados e maquiagem é como as mulheres ciganas, as calins, gostam de se vestir, explica a artesã Cristiane Cavalcante Viana.

Qual o órgão responsável pelos quilombolas?

Cabe ao Incra titular os territórios quilombolas localizados em terras públicas federais ou que incidem em áreas de particulares (Decreto 4887/2003).

Como declarar que é quilombola?

(a)_______________________________________________________________________, portador(a) do RG nº_________________________ Órgão Expedidor ________________, CPF nº _____________________, residente e domiciliado(a) no endereço: ...

Quais são os direitos dos quilombo?

Além disso, os Povos quilombolas têm direito ao acesso a serviços básicos, como saúde, educação e saneamento. É responsabilidade do Estado garantir que essas comunidades tenham acesso igualitário a esses serviços, levando em consideração suas necessidades específicas.

Como são as escolas nas comunidades quilombolas?

A escola nas comunidades quilombolas é uma garantia de educação para estudantes da educação básica que residem em comunidades quilombolas. Para isso, as escolas quilombolas devem ser garantidas pelo poder público e organizadas com as comunidades e movimentos sociais.

Quais são os principais problemas enfrentados pelas comunidades quilombolas?

Falta de água, de emprego e renda, de acesso às políticas públicas existentes. Esses elementos fazem parte das condições de vida das comunidades quilombolas no Brasil. Contudo, o maior “problema da comunidade é quando os meninos estão pedindo as coisas para comer e não tem.

Como é a moradia quilombola?

Em relação à espacialidade, a casa é composta por três blocos separados, sendo que o primeiro abriga a sala e os quartos; o segundo a cozinha e a despensa e o terceiro, o banheiro construído recentemente e localizado mais distante dos outros blocos.

Artigo anterior
Vai ter vestibular Cederj 2021?
Artigo seguinte
Com quantos meses bebe começa a andar?