O que é ser fiador de uma pessoa?

Perguntado por: João Rui Jesus de Nascimento  |  Última atualização: 23. März 2025
Pontuação: 5/5 (64 avaliações)

É a pessoa que garante o pagamento da dívida, caso o devedor principal não pague ao credor. Portanto, o fiador também se torna devedor e, em caso de inadimplência, ele assume a dívida do devedor principal. Em razão disso, é requisitado que esse garantidor tenha patrimônio para garantir o cumprimento do contrato.

Qual é a responsabilidade do fiador?

O que é o fiador e qual a sua responsabilidade? Em um contrato de aluguel, o fiador é aquele que fica responsável por assumir as despesas do imóvel caso o inquilino não cumpra com o pagamento das dívidas. É importante ressaltarmos que essas dívidas incluem todos os gastos do apartamento, e não apenas o aluguel.

Quando vc é fiador o que acontece?

A fiança serve como uma garantia do pagamento, quando o devedor principal não pagar, sobrará para o fiador fazer o pagamento. Sendo assim, é direito do fiador pedir, até o momento da apresentação da contestação (defesa), que primeiro os bens do devedor principal sejam comprometidos para o pagamento da dívida.

Qual o risco de ser fiador de alguém?

Esta expressão popular reflete bem os perigos que corre quem aceita ser fiador. Com este ato de extrema generosidade, arrisca todo o seu património. E, se não cumprir a sua obrigação, pode ser alvo de uma penhora ou ver o seu nome na “lista negra” do Banco de Portugal.

Como funciona para alguém ser fiador?

Para que uma pessoa física possa ser o fiador em um contrato de locação de imóve, é necessário que ela:
  1. tenha mais de 21 anos;
  2. possua um imóvel quitado e livre de ônus, comprovando essa situação;
  3. não possua pendências financeiras junto ao SERASA ou SPC;
  4. possua renda três vezes maior do que o valor do aluguel.

Vai ser FIADOR? Cuidado! Esse risco oculto poucos conhecem

22 questões relacionadas encontradas

Quando o fiador é obrigado a pagar?

Afinal, o fiador tem de pagar a dívida? Sim. Quando assina o contrato, o fiador se compromete a pagar a dívida caso o devedor principal deixe de cumprir com o pagamento. Assumindo esse compromisso, o fiador pode sofrer as mesmas consequências do devedor principal se não pagar a conta.

Quanto tempo o fiador pode ser cobrado?

De acordo com a nova redação da Lei 8.245/91, o fiador fica obrigado por todos os efeitos da fiança durante 120 dias após a notificação do credor. Neste caso, o locador notifica o locatário para apresentar nova garantia locatícia no prazo de 30 dias, sob pena de desfazimento da locação.

O que acontece com o fiador se não pagar a dívida?

Caso o fiador não disponha de valores suficientes no momento para dar quitação a sua dívida, o locador terá o direito de exigir a penhora de seus bens particulares, como veículos, móveis e eletrodomésticos não essenciais, bens de luxo e ações em bolsa de valores, desde que sejam compatíveis com o descumprimento ...

Qual a desvantagem de ser um fiador?

Essa é uma situação que envolve inúmeras responsabilidades e riscos para quem se dispõe a ser fiador de alguém. Além disso, a recusa em ser ou a inadimplência de quem foi beneficiado pela fiança geralmente leva ao desmanche de amizades e ao azedamento de relações familiares.

Como o fiador pode se proteger?

O fiador tem como se defender, mas ele não pode se negar a uma obrigação que ele assumiu lá no princípio. O que acontece, na maioria dos casos de fiança, é que o fiador: “não se preocupa – na realidade, ele” não tem nem consciência do tamanho da obrigação que ele assumiu.

Quanto tempo dura a responsabilidade do fiador?

O fiador não pode invocar o fim do prazo da locação, para exonerar.se da fiança, desde que se comprometeu a garantir o senhorio até que restituísse o prédio ao locador. Enquanto isso não se der, a garantia subsiste. É comum nos contratos, o fiador se obrigar pelo prazo da locação e “até a entrega das chaves”.

Sou fiador posso perder meu imóvel?

A recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que foi notícia veiculada em vários meios de comunicação, colocou fim à discussão se seria possível penhorar o único imóvel do fiador em contrato de locação. E o STF decidiu que sim, pode haver o perdimento desse bem para que a dívida da locação seja paga.

É possível executar somente o fiador?

Proprietário que oferece imóvel em hipoteca para garantir dívida de outra pessoa, pode ser executado como devedor, individualmente. Foi o que decidiu a 4ª Turma do Superior Tribunal de Justiça ao analisar os Embargos à Execução interpostas na corte por dois fiadores.

O que a Bíblia fala sobre ser fiador?

Provérbios 22:26-27 Nova Almeida Atualizada (NAA)

Não esteja entre os que se comprometem e ficam por fiadores de dívidas, pois, se você não tiver com que pagar, vão acabar lhe tirando até mesmo a cama em que costuma se deitar!

Qual a garantia do fiador?

De acordo com a nova redação da Lei 8.245/91, o fiador fica obrigado por todos os efeitos da fiança durante 120 dias após a notificação do credor. Neste caso, o locador notifica o locatário para apresentar nova garantia locatícia no prazo de 30 dias, sob pena de desfazimento da locação.

O que a lei diz sobre fiador?

A figura do fiador está na Lei do Inquilinato (Lei n° 8.245, de 1991) e sua assinatura tem que estar no acordo de locação. Do término do prazo de aluguel até a desocupação da residência, ele será o responsável por arcar com as despesas e encargos no caso de falta por parte do inquilino.

Quais os riscos de ser fiador na compra de imóvel?

O risco de ser fiador é a possibilidade de ser responsabilizado pelo pagamento das obrigações do locatário em caso de inadimplência.

Quando o devedor morre o fiador tem que pagar?

Se o contrário não for expresso no contrato, a fiança irá atingir não apenas a dívida principal, mas também todas as outras acessórias, tais como juros, multas e até mesmo despesas judiciais pela cobrança. Além disso, no caso da morte do fiador, a obrigação de pagar a dívida passa aos herdeiros.

Pode sujar o nome do fiador?

Sim, o avalista ou fiador podem ser negativados pelo credor em caso de não pagamento da dívida. Isso acontece porque ao assumir ser garantidor do empréstimo, eles se comprometem com as obrigações de pagamento do devedor.

Pode ser fiador sem escritura?

Fiador. Uma das modalidades de garantia locatícia mais comuns é a apresentação de um fiador. Para ser fiador, a pessoa deve ter um imóvel quitado e sem irregularidades, localizado em qualquer cidade do território brasileiro.

Como limpar o nome do fiador?

Limpar o nome

Primeiro tem que pagar a dívida e depois procurar a loja e exigir que seja retirado o nome dentro do prazo de 48 horas. É importante que faça essa reclamação e solicitação por escrito, apresentando o comprovante de pagamento.

Como limpar nome de fiador?

Segundo ela, para limpar o nome é preciso pagar a dívida e depois solicitar à loja que seja retirado o nome dentro do prazo de 48 horas.

O que acontece se o fiador morrer?

Com a morte do fiador, a obrigação não se extingue e passa aos seus herdeiros. Mas a responsabilidade da fiança se limita ao tempo decorrido até a morte do fiador, e não pode ultrapassar as forças da herança. As dívidas posteriores ao óbito não irão atingir os sucessores.

Quais são os direitos e deveres de um fiador?

O fiador é responsável por todo o contrato

Quando o assunto é locação, o avalista será responsável por pagar o aluguel, na situação de inadimplência. Porém, o fiador possui o encargo de todas as cláusulas deste contrato. Então, tudo que foi convencionado entre o locatário e o locador agora é responsabilidade do fiador.

Quem é fiador pode vender o imóvel?

No caso do fiador, será a própria pessoa que garantirá os pagamentos dos aluguéis e demais encargos, caso o locatário não cumpra a sua obrigação. Não será o imóvel a garantia do pagamento. Desta forma, se ele quiser vendê-lo, é livre para isso!

Artigo anterior
Como fazer uma pasta privada no Google Fotos?
Artigo seguinte
Quais os benefícios de tomar soro na veia?