O que é ser antipapa?

Perguntado por: Kevin Lisandro Tavares Oliveira Carvalho  |  Última atualização: 30. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (25 avaliações)

Antipapa é um indivíduo que reclama o posto máximo da Igreja Católica ocupado por alguém legitimamente eleito. O primeiro indivíduo a ser considerado como um Antipapa foi Hipólito de Roma, no ano 235. Nesta ocasião, ele protestou contra o papa eleito Calisto I e coordenou uma ala própria dos religiosos em Roma.

Quantos Antipapas existiram?

CIDADE DO VATICANO, 10 Mar 2013 (AFP) - Além dos 265 pontífices que se sentaram no trono de Pedro ao longo de 2.000 anos de história do catolicismo, existem outros 36 'antipapas' reconhecidos pela Igreja.

O que é o Antipapa?

Os “antipapas” eram escolhidos por cardeais e nobres contrários ao grupo que estava dominando o Vaticano. Eram empossados na cidade de Avignon, na França, e tentavam exercer o poder sobre regiões da Europa que não estavam contentes com o Papa.

Quem foi o segundo papa da Igreja?

Lino foi o segundo papa da história da Igreja Católica.

Quantos papa já teve a Igreja Católica?

Dentre os 265 Papas da história da Igreja Católica, apenas quatro renunciaram antes de Bento XVI. Foram 600 anos de pontificados interrompidos somente com a morte do titular.

OS ANTIPAPAS

44 questões relacionadas encontradas

Quais foram os papas até hoje?

Quantos papas existiram até hoje na Igreja Católica? De São Pedro a Papa Francisco, os pontífices eleitos desde o início do Cristianismo e da afirmação da Igreja Católica como mãe de todas as igrejas cristãs, são 266 papas.

Quem foram os papas até hoje?

  • São Pedro (33 a 67)
  • São Lino (67 a 76)
  • Santo Anacleto (76 a 88)
  • São Clemente I (88 a 97)
  • Santo Evaristo (97 a 105)
  • Santo Alexandre I (105 a 115)
  • São Sisto I (115 a 125)
  • São Telésforo (125 a 136)

Quais foram os anti papas?

  • Hipólito de Roma.
  • Novaciano.
  • Félix II.
  • Ursino.
  • Eulálio.
  • Lourenço.
  • Dióscoro.
  • Teodoro.

O que é o Sedevacantismo?

Sedevacantismo é uma posição teológica minoritária dentro do catolicismo tradicionalista que defende que a Santa Sé está vaga e que o Papa é, na realidade, um impostor.

Quem foi o primeiro papa da história?

Pela tradição católica, o primeiro papa foi o homem que tem sua imagem ali impressa: Pedro, um dos doze homens que foram escolhidos pelo próprio Jesus Cristo para acompanhá-lo e auxiliá-lo em suas andanças repletas de pregações e relatos de milagres.

Qual foi o papa que ficou mais tempo no cargo?

31 anos, 7 meses e 17 dias foi a duração do mais longo pontificado (não contando com São Pedro), o de Pio IX (21 de Junho de 1846 a 2 de Fevereiro de 1878); para o ultrapassar, João Paulo II teria que ser Papa até Junho de 2010. 13 dos 264 papas governaram a Igreja mais de 20 anos.

Qual foi o papa mais cruel da história?

Alexandre VI, ou Rodrigo Bórgia, é o nome do papa que esteve à frente da Igreja Católica de agosto de 1492 a agosto de 1503. É considerado até hoje como um dos papas mais corruptos da história da Igreja. Usou a sua influência durante o papado para perpetuar o poder da família Bórgia por meio de nepotismo.

Quantos papas até hoje a partir do Tratado de Latrão?

Papas depois do Tratado de Latrão

Desde o tratado, a Igreja Católica possuiu oito papas, incluindo o papa Pio XI: Pio XI (1922-1939) Pio XII (1939-1958) São João XXIII (1958-1963)

Desde quando existe o papa?

Cristianismo primitivo (c.

O primeiro documento fornecido por um papa, é de Clemente I no final do século I, em que interveio em uma disputa em Corinto, na Grécia, Clemente foi o primeiro Pai Apostólico da Igreja, fundando o período eclesiástico patrístico, que duraria até o século VIII.

Quem foi o terceiro papa da história?

Anacleto foi o terceiro papa da história da Igreja Católica. Cletus, nome grego que também identifica Anacleto, nasceu em Roma no ano 25.

Quem foi o segundo papa depois de São Pedro?

São Lino (10 — 76) é considerado pelo Anuário Pontifício o segundo Bispo de Roma, sucedendo ao apóstolo São Pedro, motivo pelo qual é identificado como o segundo Papa pela Igreja Católica.

Qual a ordem da hierarquia da Igreja Católica Romana?

O clero está disposto numa hierarquia ascendente, baseado nos 3 graus do Sacramento da Ordem (o Episcopado, o Presbiterado e o Diaconato), que vai desde do simples diácono, passando pelo presbítero, bispo, arcebispo, primaz, patriarca (em casos mais especiais) e cardeal, até chegar ao cargo supremo de Papa.

Como o primeiro papa morreu?

Segundo relatos aceitos pela Igreja Católica, Pedro viveu em Roma, onde, segundo a tradição, foi morto por ordem de Nero, no ano 67 da Era Cristã. Pedro foi crucificado de cabeça para baixo, segundo seu desejo, pois não considerava digno de morrer como seu mestre.

Como foi escolhido o primeiro papa?

Ou seja: Pedro teria sido apontado como primeiro e supremo chefe do cristianismo – e suas decisões deveriam ser consideradas infalíveis, já que têm o aval de Cristo. De acordo com a doutrina católica, as prerrogativas de Kepa foram herdadas por seus sucessores, os bispos de Roma – ou seja, os papas.

Por que existe o papa?

O Papa é o líder da Igreja Católica e, ao mesmo tempo, Chefe de Estado da cidade do Vaticano. Seu posto vitalício representa do legado de São Pedro, o qual teria sido designado pelo próprio Jesus Cristo para ser o pastor e a rocha da igreja.

Artigo anterior
Quanto tempo fica em cartaz o filme do Homem-aranha?
Artigo seguinte
Quem do BTS tem piercing?