O que é sepse neonatal?

Perguntado por: Erica Cláudia Simões Oliveira Faria  |  Última atualização: 16. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (75 avaliações)

A sepse neonatal é um conjunto de sinais e sintomas resultado de um quadro de infecção e/ou isolamento de um patógeno no sangue de um recém-nascido, com pelo menos até 28 dias de vida. A sepse neonatal é dividida em precoce e tardia.

O que causa sepse em recém-nascido?

Os tipos mais comuns de bactérias que causam sepse no recém-nascido por volta da época do nascimento são Escherichia coli e GBS, que são de fato em geral adquiridas durante a passagem através do canal de parto.

O que é sepse neonatal e qual são os sinais e sintomas?

(Sepsis neonatorum)

Os sinais são múltiplos, inespecíficos e incluem diminuição da atividade espontânea, ausência de sucção vigorosa, apneia, bradicardia, instabilidade térmica, disfunção respiratória, vômitos, diarreia, distensão abdominal, nervosismo, convulsões e icterícia.

Quais os dois tipos de sepse neonatal?

Classifica-se a sepse neonatal em sepse precoce, aquela que ocorre nas primeiras 48 a 72 horas de vida e sepse tardia, que ocorre após as primeiras 48 a 72 horas de vida4.

Quais os RN tem mais risco de desenvolver sepse neonatal?

A análise das idades gestacionais, quando classificadas em pré-termo (< 37semanas) e a termo (> 37 semanas), revelaram que os recém-nascidos pré-termo apresentaram probabilidade de 9,33 vezes maior de desenvolver sepse neonatal em comparação aos nascidos a termo (IC95% 4,06 – 21,94; p < 0,001).

Live 021 - Projeto Studium - Sepse Neonatal - Dra. Lilian Paula Ribeiro

36 questões relacionadas encontradas

O que causa sepse em criança?

Inúmeras causas de imunodeficiência em crianças podem predispor à sepse. São elas: Tumores malignos; Uso de medicamentos imunossupressores (como quimioterapia e condicionamento para transplante de células-tronco hematológicas);

Como a condição materna pode ser um fator de risco para sepse neonatal?

A prematuridade e o baixo peso ao nascer prevaleceram em todos os estudos como fator preditivo de maior evidência. A idade gestacional, infecção do trato geniturinário materno e ruptura prematura das membranas amnióticas foram os principais fatores de risco gestacionais intervenientes na sepse neonatal.

Quais são as infecções neonatais?

São infecções congênitas mais frequentes: citomegalovírus, herpes simples, rubéola, toxoplasmose, sífilis, hepatite B, vírus da imunodeficiência humana (HIV), Zika, Chikungunya e dengue (ANVISA, 2017). O citomegalovírus é transmitido em qualquer estágio da gravidez ou durante a passagem do feto pelo canal do parto.

Quais os tipos de choque que podem ocorrer devido à instabilidade neonatal?

O choque pode ser classificado como hipovolêmico, cardiogênico ou distributivo, sendo este último o mais comum no período neonatal. O choque hipovolêmico ocorre por diminuição do volume sanguíneo circulante, com redução da pré-carga, do volume sistólico e do débito cardíaco.

O que é taquipnéia transitória do recém-nascido?

A taquipneia transitória do recém-nascido (TTRN), também conhecida como síndrome do pulmão úmido, é a dificuldade do mesmo para respirar pelos baixos níveis de oxigênio no sangue pela grande quantidade de líquido nos pulmões por um determinado tempo.

Quanto tempo dura uma sepse?

Contudo, em alguns casos pode levar até 7 dias para identificação completa.

O que causa infecção neonatal?

Infecções neonatais pelo vírus do herpes simples, HIV hepatite B, estreptococos do grupo B, organismos gram-negativos enterais (principalmente Escherichia coli), Listeria monocytogenes, gonococos e clamídias geralmente ocorrem pela passagem por um canal de parto infectado.

Como evitar sepse neonatal?

A prevenção de sepse neonatal precoce por Streptococcus agalactiae exige a pesquisa do agente bacteriano em mulheres grávidas e a antibioticoprofilaxia durante o parto.

O que causa infecção no sangue do bebê?

O Estreptococo do grupo B (GBS) é uma bactéria que pode causar doenças graves, especialmente em recém-nascidos. É responsável por muitos casos de meningite (uma inflamação das membranas que envolvem o cérebro e medula espinal) em recém-nascidos, bem como alguns casos de infecções do sangue (sepses) e pneumonia.

O que causa infecção no sangue de bebê?

A bacteremia oculta (escondida) é a presença de bactérias na corrente sanguínea de uma criança que tem febre, mas que aparenta estar bem e não tem uma fonte de infecção evidente. A bacteremia oculta é mais comumente causada pela bactéria Streptococcus pneumoniae.

Quais as possíveis sequelas da sepse?

Uma das possíveis sequelas da sepse – também chamada de septicemia ou infecção generalizada – é bem conhecida de médicos e cientistas: o sistema imunológico fica comprometido por até cinco anos depois que a pessoa teve a doença.

Quais os 5 tipos de choque?

5 principais tipos de choque: sintomas e tratamento
  1. Choque séptico. ...
  2. Choque anafilático. ...
  3. Choque hipovolêmico. ...
  4. Choque cardiogênico. ...
  5. Choque neurogênico.

O que é choque Cardiogenico em Recém-nascido?

No choque cardiogênico existe basicamente uma diminuição da pressão arterial,um aumento da freqüência cardíaca, um quadro clínico de palidez, perfusão cutânea pobre, extremidades frias, diminuição da diurese e aumento da PVC.

Qual é a causa mais comum de choque cardiogênico?

A causa mais comum de choque cardiogênico é o IAM extenso que deprime a contratilidade miocárdica. Outras causas importantes de choque cardiogênico incluem miocardites, valvopatias e miocardiopatias e hipertensão arterial sistêmica (HAS) mal controlada.

Quais são as principais infecções associadas a alterações congênitas do recém-nascido?

Os principais são toxoplasmose, sífilis, rubéola, citomegalovírus, HIV. Existem outros menos comuns como vírus herpes simples, hepatite B, hepatite C, Zika, parvovírus B19, enterovírus, varicela zoster. Algumas destas doenças podem ser assintomáticas na mãe.

O que é uma infecção congênita?

A infecção congênita é quando uma doença é transmitida da mãe para o bebê durante a gravidez, via intrauterina ou via transplacentária, e pode causar consequências a criança após o nascimento.

Quais são as Torchs?

O acrónimo T.O.R.C.H. foi usado pela primeira vez em 1971 e surgiu da fusão de Toxoplasmose – Outras doenças – Rubéola – Citomegalovírus – Herpes. Indica uma série de infeções que podem afetar o decurso da gravidez e provocar malformações fetais, caso a mãe as contraia pela primeira vez durante a gravidez.

Quais as condições clínicas do RN podem indicar sepse?

Os sintomas da sepse neonatal podem ser muito diferentes para cada agente etiológico causador do quadro.
...
Eles podem e incluir:
  • Estase gástrica.
  • Instabilidade da temperatura,
  • Hipotermia.
  • Taquipnéia.
  • Apnéia.
  • Abaulamento de fontanela.
  • Convulsões.
  • Hipoatividade.

O que significa risco infeccioso?

Risco infeccioso: probabilidade de ocorrência de infeção bacteriana no recém-nascido. Adquirida no período periparto e dependente de condição materna. Sépsis neonatal: síndrome de resposta inflamatória sistémica na presença de infeção. Ocorre no primeiro mês de vida.

O que é sepse infantil?

A sepse (infecção generalizada) consiste na evolução de uma infecção não diagnosticada e não tratada. Entre crianças a principal doença que evolui para sepse é a pneumonia, de acordo com a pediatra Daniela Souza, do Instituto Latino Americano de Sepse (ILAS).

Artigo anterior
Como limpar prótese dentária com bicarbonato?
Artigo seguinte
Quem tem gastrite pode tomar café misturado com leite?