O que é sentença suicida no processo penal?

Perguntado por: Telmo Renato Antunes Cruz Lourenço  |  Última atualização: 12. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (71 avaliações)

Conforme o aplaudido professor Fernando Capez, a sentença suicida é a denominação dada quando a parte dispositiva - ou seja, de conclusão - do provimento sentencial contraria as razões invocadas na fundamentação (CAPEZ, Fernando.

O que é uma sentença suicida?

Trata-se de denominação dada pela doutrina italiana à sentença que apresenta contradição entre a fundamentação e a parte dispositiva.

Quais os tipos de sentença no processo penal?

Destarte, temos os seguintes tipos de sentenças: a executável, não executável, sentença suicida, sentença vazia, sentença autofágica, a subjetivamente coletiva ou plúrimas e subjetivamente complexa, a sentença inexistente, a condenatória própria e imprória e a anômola.

O que é uma sentença autofágica?

Diz-se que seria a sentença que condena o réu, mas, ao mesmo tempo, reconhece a ocorrência da prescrição concreta e, logo, depois, extingue a punibilidade.

O que vem depois da sentença penal?

Após redigida a sentença, o acusado será intimado pessoalmente através de Oficial de Justiça, muitas das vezes nessa ocasião o Oficial pergunta se o condenado tem interesse em recorrer.

O QUE É UMA SENTENÇA SUICIDA? Prof. e Defensor Público Vinícius Reis

26 questões relacionadas encontradas

O que acontece depois que o juiz dá a sentença?

Quando recebemos uma sentença, sempre vamos para a última página, onde normalmente está o dispositivo, que é a parte onde o juiz, efetivamente, resolve o processo, atribui a procedência ou improcedência dos pedidos, condenando as partes, distribuindo as custas e a sucumbência (falaremos sobre isso n'outro momento).

Quando ocorre a publicação da sentença penal?

1. A publicação da sentença ocorre quando o escrivão a recebe do juiz (CPP, art. 389; CPPM, art. 125, § 5º, II), independentemente de qualquer outra formalidade.

O que são sentenças vazias e suicidas?

SENTENÇA VAZIA: Aquela nula por falta de fundamentação SENTENÇA SUICIDA: Aquela em que o dispositivo e fundamentação se contradizem.

O que é uma sentença inexistente?

A conceituação de ato inexistente perpassa a noção daquele que não reúne os mínimos requisitos de fato para a sua existência como ato jurídico perfeito, uma vez que a inexistência se situa no plano de validade do ato.

O que são decisões suicidas vazias e autofágicas?

São pronunciamentos absolutamente nulos, sem a possibilidade de correção ou saneamento.

Quais são os tipos de sentenças?

Há setores da doutrina que defendem a classificação da sentença em cinco espécies: declaratória, constitutiva, condenatória, executiva lato sensu e mandamental. Segundo a teoria quinária de Pontes de Miranda, as sentenças são classificados em cinco modalidades, segundo a sua eficácia.

O que é uma sentença penal quais são os seus tipos e elementos?

A sentença penal é um ato jurisdicional que determina a condenação ou a absolvição de um réu, finalizando um processo através da argumentação estruturada do juiz que acompanha o caso. É importante, porém, frisar que sentença penal não é a mesma coisa que sentença cível.

O que é sentença absolutória e condenatória?

A sentença absolutória é também conhecida como sentença declaratória e estabelece o tipo de proferimento que não estabelece função punitiva ao final de um processo. Ao declarar como improcedente o pedido de condenação, o juiz se baseia em argumentos como falta de provas ou atipicidade, por exemplo.

O que é uma decisão definitiva?

Sentença definitiva é a que resolve o mérito. Por meio desse ato, denominado sentença, o juiz aplica o Direito objetivo, de caráter geral, ao caso concreto. Em outras palavras, o juiz cria norma especial para dirimir o litígio entre as partes, baseada no Direito objetivo.

O que é uma sentença condenatória?

O que é uma sentença condenatória? É aquela na qual existe o reconhecimento da culpa ou dolo, ou seja, o julgamento da acusação é considerado procedente. A partir dessa decisão, é imputada uma pena prevista pelo Estado, que pode implicar na total restrição da liberdade do réu por tempo determinado.

O que é uma sentença mandamental?

No caso da sentença ou tutela mandamental, estamos falando da emissão de uma ordem por parte do juiz, que deve ser prontamente acatada pelo réu. Geralmente, atrelado a esse tipo de decisão, temos sanções a serem impostas caso haja seu descumprimento.

O que é um processo inexistente?

A mensagem "PROCESSO INEXISTENTE" significa que o número de processo digitado não foi encontrado na base de dados deste Tribunal (1º e 2º Grau). As causas mais prováveis para esta mensagem são: - Digitação incorreta do número do processo; - O processo não se encontra no banco de dados.

Quando uma sentença é nula?

Assim, se na fundamentação da sentença o julgador seguir determinada linha de raciocínio, conduzindo a uma determinada conclusão e, ao final, decidir de modo diverso, em manifesta contradição entre os fundamentos e a decisão, a sentença será nula.

Quando a sentença pode ser anulada?

Entre eles, estão a nulidade da convenção de arbitragem, decisão proferida fora dos limites da convenção de arbitragem, e sentença proferida por quem não podia ser árbitro. Os casos mais frequentes de pedido de anulação de sentença são ligados a uma possível parcialidade de um dos árbitros que compôs o tribunal.

O que é sentença vazia?

Aquela em que o dispositivo e fundamentação se contradizem.

Qual o conceito de sentença?

Sentença - Novo CPC (Lei nº 13.105/15)

Assim, a sentença é o ato do juiz que extingue o processo com ou sem resolução de mérito, ou que rejeita ou acolhe os pedidos do autor. Sentença é a decisão do juiz sobre os pedidos formulados na petição inicial, ainda que o processo prossiga.

Quais as características da sentença?

A sentença sempre confirmará ou negará a pretensão de uma das partes conforme se julgue o mérito da causa, mas, por vezes, também poderá negar resposta à questão trazida, sem que sejam analisadas as questões fáticas e de direito trazidas.

Qual a data da publicação da sentença?

389 do Código de Processo Penal , a sentença deve ser considerada publicada na data da prática do ato subsequente, que, de maneira inequívoca, demonstre a publicidade do decreto condenatório." (RHC 28.822/AL, Rel. Ministro SEBASTIÃO REIS JÚNIOR, SEXTA TURMA, julgado em 22/08/2011, DJe 13/10/2011).

O que quer dizer publicação da sentença?

A publicação é o lançamento da sentença no processo eletrônico. A intimação é feita pela própria parte tomando ciência da decisão ou mediante o transcurso do prazo de dez dias a contar da publicação. No processo eletrônico não há participação do escrivão na publicação da sentença.

Quanto tempo para receber depois da sentença?

Ela leva, em média, 1 ano e 7 meses. Já a fase da execução é a concretização do direito reconhecido na sentença. Em outras palavras, é quando a parte derrotada deve pagar o que deve ao vencedor do processo. Essa etapa pode se estender por cerca de 4 anos e 3 meses.

Artigo anterior
O que é autobiografia e exemplos?
Artigo seguinte
Qual empresa desenvolveu fortnite?