O que é segurança do trabalho em altura?

Perguntado por: Fabiana Anna de Borges  |  Última atualização: 14. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (20 avaliações)

A NR 35 define trabalho em altura como qualquer atividade realizada a partir de dois metros do solo, podendo ser executada por qualquer profissional que esteja em suas plenas capacidades físicas, psíquicas e neurológicas.

O que é segurança no trabalho em altura?

A ideia é trabalhar com a previsão de situações relacionadas a influências externas, como chuva, descarga elétrica, ventos, trânsito e tráfego de pedestres, além de outros fatores que possam colocar em risco a segurança do canteiro de obras, ou da atividade que será realizada em altura.

O que é a APR?

APR: O que é a análise preliminar de riscos? A análise preliminar de risco é um levantamento que visa antecipar possíveis ameaças ao negócio e à saúde do trabalho, determinando as medidas de prevenção necessárias.

O que significa SPCQ?

O sistema de proteção adotado para determinado trabalho em altura poderá ser o sistema de proteção coletiva contra quedas (SPCQ) ou o sistema de proteção individual contra quedas (SPIQ).

Qual o objetivo do trabalho em altura?

A finalidade é garantir a segurança e a saúde de seus empregados quando realizarem trabalho em altura. Conforme for a situação, a NR 35 também exige o cumprimento das seguintes normas: NR 4 – Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho; NR 6 – Equipamento de Proteção Individual (EPI);

Projeto Série 100% Seguro | NR -- 35 Trabalho em Altura (Versão Completa)

20 questões relacionadas encontradas

Qual é o principal objetivo da NR 33?

A NR-33 estabelece requisitos mínimos para avaliação, monitoramento, reconhecimento dos espaços confinados para garantir a saúde e a segurança do trabalhador. ... Afinal, os espaços confinados oferecem riscos aos trabalhadores por não proporcionarem a circulação de ar adequada.

Qual o objetivo é a importância das NR 5 NR 6 NR-16?

NR 5 – regulamenta todo o funcionamento da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). ... NR 7 – determina a implementação, nas empresas e instituições, do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO). NR 16 – estabelece atividades e operações perigosas no meio de trabalho. Baixe agora!

O que significa SPCQ na NR 35?

NR35 – Gestão SPIQ (Sistema de Proteção Individual Contra Quedas)

O que é SPCQ NR 35?

O Sistema de Proteção Individual Contra Quedas (SPIQ) surge nas Normas Regulamentadoras (NRs) com a atualização da NR-35 (Trabalho em Altura) em 2016 e hoje é a maior representatividade do trabalho em altura com o Equipamento de Proteção Individual (EPI) cinturão.

Qual a diferença entre SPCQ e SPIQ?

Esse sistema é divido em dois tipos e sua utilização varia do local onde o colaborador está exercendo sua atividade, há o SPIQ ( Sistema de Proteção Individual Contra Quedas) que deve ser usado por um único trabalhador e o SPCQ (Sistema de Proteção Coletiva Contra Quedas) que é utilizado por todos os trabalhadores da ...

O que é APR para que serve?

A Análise Preliminar de Risco é um documento extremamente importante para prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. Por isso, a elaboração da APR é fundamental para proteger os trabalhadores e reduzir o número de incidentes que acontecem diariamente em diversas empresas do nosso país.

Quem faz a APR?

A APR pode ser assinada por qualquer profissional que tenha esse tipo de conhecimento na área de Segurança do Trabalho, como engenheiros de segurança ou técnicos. A emissão também pode ser realizada por qualquer colaborador, uma vez que não há nenhum impedimento legal relacionado a essa etapa.

Porque realizamos APR?

O objetivo principal da Análise Preliminar de Riscos é permitir a adoção de medidas prévias que controlem, neutralizem ou atenuem os riscos iminentes ao processo. Ela também é uma garantia legal para a empresa, pois aborda questões de segurança que a lei exige.

Quais os cuidados de segurança para quem trabalha com altura?

fornecer proteção contra a queda de objetos; certificar-se de que todos os profissionais são competentes para fazer o trabalho em altura, por meio do curso da NR-35 para trabalhos em altura; garantir que o equipamento certo usado para trabalho em altura esteja inspecionado regularmente e bem conservado.

Como funciona o segurança do trabalho?

Segurança do Trabalho (ST) é um conjunto de medidas de prevenção adotadas para proteger os colaboradores de uma empresa e reduzir riscos de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. A ST visa proporcionar um ambiente de trabalho saudável para que as tarefas laborais sejam realizadas da melhor forma possível.

O que é trabalho em altura e como prevenir quedas?

Assim, é considerado trabalho em altura toda atividade que é executa acima de 2 metros no nível inferior e onde haja o risco de queda do trabalhador. Portanto, quando o trabalhador exerce as suas atividades em locais que estão acima de 2 metros do nível inferior, seja o solo ou não, é considerado trabalho em altura.

Quais os 3 elementos do SPIQ?

Para implantação é necessário um bom conhecimento sobre todos os elementos que compõem o SPIQ: Sistema de ancoragem, elemento de ligação, Equipamento proteção individual. Cada um destes elementos apresenta uma grande diversidade de modelos e até mesmo funcionamento no momento da queda.

Quais os tipos de talabartes?

Os principais tipos de Talabarte são:
  • 1) Talabarte Simples. O Talabarte Simples é composto por apenas um ponto de ancoragem e deve ser utilizado em situações com menor nível de risco para a execução do Trabalho em Altura. ...
  • 2) Talabarte Duplo. ...
  • 3) Talabarte de Posicionamento.

Quais os tipos de trava quedas?

Existem basicamente dois tipos de Trava-Quedas: o retrátil e o deslizante. Cada um deles possui suas peculiaridades que precisam ser respeitadas para que haja realmente a segurança durante o trabalho.

Qual norma é do tipo SPQ?

A NBR 16.489/2017 é uma norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que estabelece uma série de orientações e recomendações acerca da seleção, manutenção e uso dos sistemas de proteção individual contra quedas (SPIQ) destinados, exclusivamente, ao uso no local de trabalho, com vistas à prevenção e/ou ...

Quando deve ser realizado a inspeção do SPIQ?

Na aquisição e periodicamente devem ser efetuadas inspeções do SPIQ (Sistema de Proteção Individual contra Quedas), recusando-se os elementos que apresentem defeitos ou deformações.

O que é um ponto de ancoragem?

O que são os pontos de ancoragem? São estruturas alicerçadas nas estruturas de edifícios, de forma estratégica. As mesmas permitem que cordas e cabos sejam acopladas servindo de sustentação para equipamentos de proteção coletiva e individual.

Qual a importância da NR-16?

A Segurança do Trabalho é importante para evitar Acidentes nas mais variadas atividades profissionais. Este é o intuito principal das Normas Regulamentadoras, e assim é com a NR 16 que versa sobre todas as Atividades e Operações consideradas perigosas.

Qual a importância da NR 5?

A NR 5 determina todas as regras do ponto de vista legal para a criação e gestão da CIPA. É ela quem diz qual deve ser o tamanho da comissão, qual é a duração dos mandatos, quem pode participar, como deve ser a composição, quais empresas são obrigadas a estabelecer e etc.

Qual a importância das normas de segurança do trabalho?

As Normas Regulamentadoras objetivam conferir segurança para o trabalhador em seu ambiente laboral, que deve ser adequado, salubre e seguro. Dessa forma, evita acidentes do trabalho e doenças ocupacionais. Este é o objetivo primordial delas! Há muitos outros benefícios que uma empresa pode usufruir ao cumprir as NRs.

Artigo anterior
Porque cirrose da água na barriga?
Artigo seguinte
Quantos tiros Tem a 380?