O que é Sefip e como funciona?
Perguntado por: Mário Coelho de Gomes | Última atualização: 20. März 2025Pontuação: 4.3/5 (26 avaliações)
De maneira simples, SEFIP é o programa que permite a geração da GFIP. A GFIP (Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social) é a guia que comprova o pagamento do FGTS e das contribuições sociais dos trabalhadores. Ela é gerada pelo sistema após a transmissão do arquivo eletrônico.
Quem precisa fazer a sefip?
As empresas devem utilizar o SEFIP mensalmente para transmitir a GFIP, que representa uma das obrigações dos empregadores brasileiros. Portanto, através da GFIP, os empregadores declaram os vínculos empregatícios, as remunerações dos funcionários e o recolhimento do FGTS.
Qual a função da sefip?
O que é SEFIP
O Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (SEFIP) é um aplicativo desenvolvido pela Caixa para o empregador. Disponível gratuitamente, a ferramenta torna o processo de recolhimento do FGTS mais ágil e seguro.
Qual a diferença entre Sefip e GFIP?
A GFIP substituiu a Guia de Recolhimento do FGTS - GRE. Já a SEFIP é o Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social, aplicativo que permite ao empregador gerar a GFIP - Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social, e a GRPS - Guia de Recolhimento da Previdência Social.
O que deve ser informado no sefip?
Deverão ser informados os dados da empresa e dos trabalhadores, os fatos geradores de contribuições previdenciárias e valores devidos ao INSS, bem como as remunerações dos trabalhadores e valor a ser recolhido ao FGTS.
A diferença entre SEFIP e GFIP | Nith Treinamentos
Quando devo enviar sefip?
Prazo para entrega da GFIP
SFP gerado pelo SEFIP deve ser transmitido até o dia 7 (sete) do mês seguinte ao da competência, sendo antecipada caso não haja expediente bancário.
Quem envia DCTFWeb precisa enviar sefip?
Quem deve enviar a DCTFWeb 13° Salário? Apenas empresas com empregados devem enviar a DCTFWeb 13° Salário. Essas empresas não precisam enviar SEFIP referente ao 13°, pois possuem apenas informações previdenciárias, e conforme a IN 2005/2021, a DCTFWeb substitui a parte previdenciária da SEFIP.
Quem entrega eSocial tem que entregar GFIP?
Agora com a obrigatoriedade da DCTFWeb não há necessidade desse envio e todas as empresas dos grupos 1, 2 e 3 do eSocial estão dispensadas de transmitir a GFIP da competência 13, pois já apuram as contribuições previdenciárias por meio da DCTFWeb.
Precisa preencher a Sefip e gerar a GFIP independente se tem ou não funcionário com ou sem movimento?
Só é obrigatório o envio da GFIP sem movimento para a primeira competência da ausência de informações; e empresas que encerraram suas atividades, para que seja possível emitir o CRF (Certificado de Regularidade do FGTS);
Como saber se uma sefip foi entregue?
Quando a guia ainda não tenha sido paga, ela pode ser consultada por meio do SEFIP. Para isso, basta clicar em “Relatórios RE”. Em seguida, é necessário clicar em “Arquivo SEFIP”. Nesta etapa, será necessário informar o final do arquivo SFP que foi salvo quando o contador enviou os arquivos.
Quanto tempo demora para uma sefip ser processada?
SFP gerado pelo SEFIP deve ser transmitido até o dia 7 (sete) do mês seguinte ao da competência, sendo antecipada caso não haja expediente bancário.
Quem determina a GFIP?
O Código da GFIP é definido pelo Médico do Trabalho ou Engº de Segurança do Trabalho, que, ao elaborar o Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho – LTCAT, identifica se as medidas de controle estão sendo aplicadas pela empresa, identificando que as medidas adotadas pela empresa são insuficientes para controle ...
Como cadastrar um funcionário na sefip?
Clique em Opções ao lado do colaborador desejado e clique em Históricos contratuais. Acesse a guia Categoria Sefip e clique em Alterar para cadastrar um novo registro no histórico. Nesta guia você pode também consultar ou excluir registros do histórico de categorias atribuídas ao colaborador.
É obrigatório enviar sefip sem movimento?
Não. GFIP somente para fins do FGTS. A obrigatoriedade do envio da DCTFWEB sem movimento, em janeiro de cada ano, também foi extinta à partir de 2023. Salvo se esse for o primeiro mês nessa condição.
Onde gerar sefip?
- Acesse a aba Obrigações Acessórias - SEFIP/GRRF;
- Marque a opção GFIP e a opção Disco;
- Informe o Caminho que deseja salvar o arquivo;
- Marque se deseja que o responsável pelo arquivo seja o Bureau (Contador) ou a Empresa e clique em Avançar;
Precisa enviar sefip do MEI?
Isto significa que tanto para o MEI quanto para o Segurado Especial, o envio de informações da GFIP através do SEFIP está totalmente dispensado. A Resolução CGSN nº 140/2018 trouxe as regras a serem cumpridas para o MEI.
O que acontece se não entregar a GFIP?
A não entrega da GFIP/SEFIP implica a perda da redução legal da multa conforme previsto no artigo 35, § 4°, da Lei n° 8.212/91. A não transmissão sujeitará a empresa a auto-de-infração e impedimento de obtenção da Certidão Negativa de Débito - CND.
É possível transmitir GFIP sem certificado digital?
Não. O acesso ao Conectividade Social ICP se dá exclusivamente através da certificação digital emitida no modelo ICP -Brasil. No primeiro acesso, já com o certificado, o usuário realiza seu registro para identificar seu perfil e efetuar a atribuição da cesta de serviços correspondente.
Qual a diferença da modalidade 1 e 9 sefip?
Quando a GFIP contiver exclusivamente informações de interesse da Previdência Social a modalidade a ser utilizada deverá ser: “1”, para inclusão de trabalhador; “9”, para confirmar informações de trabalhador informado anteriormente.
Precisa enviar GFIP Sem movimento em 2024?
Então, até essa competência ainda será necessário enviar a GFIP sem movimento no mês da abertura da empresa, por conta da CRF. 📌E a partir de 01/2024 não será mais necessário, pois será utilizado as informações enviadas para o eSocial.
Qual documento substitui a GFIP no eSocial?
Já o GFIP é o recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social. E o GFIP pode ser substituído pelo DCTFWeb que é a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos, e esses dois serviços apesar de serem similares possuem diferenças.
Até quando usar a sefip?
FGTS mensal da competência fevereiro/2024: o recolhimento será realizado via SEFIP/CAIXA, com vencimento até o dia 07/03/2024. FGTS rescisório de um desligamento que ocorreu em 26/02/2024: o recolhimento será realizado via GRRF/CAIXA, com vencimento em 07/03/2024.
Quem está obrigado a fazer a DCTFWeb?
Quem é obrigado a entregar a DCTFWeb? A entrega da DCTFWeb é obrigatória para todas as pessoas jurídicas e equiparadas, inclusive as imunes e isentas, que estejam sujeitas à contribuição para o PIS/Pasep, Cofins, e também aquelas que estão sujeitas à contribuição para a Previdência Social.
Como fica a sefip com a DCTFWeb?
A partir da obrigatoriedade da DCTFWeb, os valores de INSS passarão a ser considerados apenas na DCTFWeb e não mais na SEFIP. Entretando, a SEFIP ainda será obrigatória para recolhimento do FGTS. Assim, as informações previdenciárias (INSS) exibidas no SEFIP serão desconsideradas.
O que acontece se não enviar a DCTFWeb?
MAED da DCTFWeb
A sigla significa multa por atraso no envio da declaração, sendo que todas as entregas originais em atraso estarão sujeitas a MAED. A aplicação da MAED considera o dia seguinte ao término do prazo originalmente fixado para a entrega da declaração.
Qual que é a função de um ronda de condomínio?
Quem expede alvará de soltura?