O que e sedacao?

Perguntado por: Carlota Margarida Rodrigues Neves Guerreiro  |  Última atualização: 13. März 2025
Pontuação: 4.6/5 (14 avaliações)

Sedar é induzir um estado de maior relaxamento usando medicamentos sedativos, que podem ser administrados por via intravenosa, oral ou por inalação. A sedação tem vários níveis, que estão relacionados com a quantidade de medicamentos administrada, e pode ser ajustada ao que se pretende realizar em cada procedimento.

O que é sedação e como funciona?

Sedação é quando são administrados medicamentos para o ajudar a sentir-se mais relaxado durante um procedimento.

Quanto tempo dura o efeito da sedação?

Isso pode levar entre 15 a 30 minutos.

Por que sedar um paciente?

Quando um paciente está numa situação de grande sofrimento porque apresenta sintomas graves para os quais as terapêuticas possíveis não surtem efeito, é lícito, ético e técnico oferecer a ele a sedação paliativa, que traz alívio ao adormecer e reduzir a consciência da pessoa enferma.

O que a sedação pode causar?

As mais comuns são: hipoventilação, hipertensão, hipotensão, hipóxia, taquicardia, bradicardia. Algumas podem ser potencializadas pela dor e desconforto dos pacientes, exigindo maiores doses de sedativos.

Voce sabe o que é sedação? Enfermagem Educacional

36 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo demora para o paciente acordar da sedação?

Quando a pessoa está em coma induzido, pode acordar após horas ou dias, quando o paciente estiver se recuperando ou o médico achar aconselhável. Desta forma, o coma induzido é diferente do coma provocado por doenças, pois este não pode ser previsível e não depende do controle do médico.

Como é a sensação de sedação?

A sedação é a depressão também controlada da consciência, que torna o paciente um pouco menos consciente de si mesmo e do ambiente. Nesse estado, os pacientes podem estar sonolentos, mas não inconscientes. Não sentirão a dor, mas estarão cientes, embora confusamente, do que está acontecendo ao seu redor.

Como a pessoa fica depois da sedação?

O medicamento sedativo ou anestésico pode deixar alguns pacientes ligeiramente confusos e instáveis após o tratamento. É importante salientar que pode afetar o seu discernimento, pelo que pode não ser capaz de pensar claramente. Pode durar até 24 horas, ou seja, até ao dia seguinte.

Quando tira a sedação e a pessoa não acorda?

"Quando se retira pouco a pouco a sedação e a pressão volta ao normal, o paciente sai do coma induzido, voltando ao seu estado clínico base. Pode acontecer de ele continuar em coma, ou acordar progressivamente", explica o médico. Ao sair do coma, os pacientes continuam sendo acompanhados com atenção pelos médicos.

Qual a diferença de sedação e coma induzido?

Existe uma grande diferença: o coma é um estado de redução da consciência com perda parcial ou completa da responsividade aos estímulos externos, enquanto o “coma induzido” não passa de sedação farmacológica profunda, uma inconsciência provocada por medicamentos controlados.

Qual a diferença de sedação e anestesia?

A distinção fundamental reside no nível de consciência mantido pelo paciente. Enquanto na sedação o paciente permanece consciente e capaz de responder a estímulos, na anestesia ele é levado a um estado de inconsciência mais profundo.

Quais são os tipos de sedação?

Na sedação ligeira não se adormece e é possível falar normalmente; Na sedação moderada, o relaxamento é mais importante, é possível falar e seguir instruções simples, há sonolência e é possível que se adormeça; A sedação profunda é um estado intermédio entre a sedação moderada e a anestesia geral.

Como funciona a sedação leve?

Sedação leve: estado de tranquilidade e calma induzido pela medicação e durante o qual o paciente responde ao estímulo de fala; Sedação moderada: estado de depressão da consciência induzido pela medicação.

Quem aplica a sedação?

Um anestesista é um médico formado e especializado na área de administração de substâncias no paciente, como a anestesia geral, regional, tipo a raqui e a peridural, entre outros.

Qual é o sedativo mais forte?

O fentanil é considerado o opióide mais forte disponível para uso médico em seres humanos, com cerca de 100 vezes a potência da morfina. É altamente valorizado pelos seus efeitos analgésicos e sedativos e amplamente utilizado no tratamento de dor e anestesia severas.

Porque a pessoa fica agitada quando tira a sedação?

“A retirada da sedação exige uma capacidade extra do hospital para monitorar adequadamente o paciente, que pode acordar agitado, confuso.

Quando o paciente está sedado ele escuta?

depende da sedação... tem hora que (o paciente) te responde, tem hora que não. Algumas enfermeiras relatam que não há comunicação com o paciente que se encontra em um grau de sedação profundo, uma vez que não existe resposta aos estímulos. Outras relatam que, nessa situação, a comunicação é dificultada.

Porque sedar um paciente com câncer?

No intuito de reduzir a consciência, oferecer conforto e aliviar a angústia intolerável do paciente, podem ser usadas medicações sedativas1,2. Há muito tempo, tem sido muito debatida a sedação do paciente terminal, tanto no campo dos cuidados paliativos, como fora dele.

O que a pessoa sente quando está em coma induzido?

Estudos científicos apontam que pacientes em coma induzido, devido à intubação, ao ouvirem gravações de familiares, apresentam recuperação mais rápida. Mesmo sedados, eles podem produzir respostas fisiológicas, como alterações na respiração e expressões faciais.

Quem fica na UTI fica sedado?

“Uma das orientações mais importantes é continuar mantendo a comunicação com o paciente, mesmo ele sedado.

Qual o nome da anestesia que faz dormir?

A anestesia raquidiana é um tipo de anestesia regional que torna insensível à dor apenas uma parte do corpo, fazendo com que o paciente mantenha a consciência durante o procedimento cirúrgico. Pode ou não ser associada a uma sedação, na qual o paciente fica sonolento, dormindo e, geralmente, não se lembra de nada.

Tem como ficar entubado sem sedação?

Já há relatos, inclusive, de médicos que tiveram que fazer o procedimento sem o uso dos sedativos. “Intubar um paciente acordado é quase impossível e desumano”, diz a anestesista e integrante do comitê de crise do Hospital de Caridade, em Florianópolis, Karin Elisa Chemes.

Qual é o calmante mais forte do mundo?

A oxicodona é considerada o remédio mais perigoso do mundo: além de o opioide ser altamente viciante, ele também é atraente por sua capacidade de anular qualquer dor física e promover uma sensação agradável de relaxamento e euforia. O medicamento já viciou mais de 2 milhões de pessoas somente nos Estados Unidos.

Quais os riscos da sedação consciente?

Existe contraindicação? Não há contraindicações para a inalação dessa substância, nem mesmo para gestantes, pessoas hipertensas, diabéticas ou com problemas cardíacos. Entretanto, pacientes em fase aguda de rinite ou sinusite podem não ter êxito na sedação, devido à obstrução das vias nasais.

Qual o melhor remédio sedativo?

O sedativo mais utilizado nessa classe é o Zolpidem, mas seu uso deve ser de curto prazo para evitar problemas com dependência e/ou tolerância ao medicamento. Um outro queridinho, que ganhou ainda mais força após a aprovação da Anvisa recentemente, é a Melatonina.

Artigo anterior
Como calcular metros por minuto?
Artigo seguinte
Como deve ser o ensino de História?